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Análises

Especial CryptoWatch – ICO: Mercados, Análises e custos

O ecossistema de startups mudou drasticamente nos últimos anos, com as Initial Coin Offerings (ICOs) provando ser uma ótima maneira de não apenas levantar capital, mas também de testar premissas e interesses de mercado.

Em comparação com as rotas convencionais de financiamento, tais como capital de risco e empréstimos, o financiamento coletivo deste tipo é relativamente fácil de configurar. Mas quanto dinheiro você precisa para lançar sua ICO e por que é uma boa ideia ter seu orçamento de marketing mapeado? Nesse especial sobre o mercado secundário(fornecimento, estruturação, consultoria e desenvolvimento)de ICO do Cryptowatch, vamos dar uma olhada no que mais importa depois da tecnologia que será vendida aos investidores; quanto custa montar uma campanha assim?

Já não se trata mais de um ato somente de vontade ou voluntarismo, trata-se de um mercado que vem crescendo à reboque à imensa disseminação dessa ferramenta de levantamento de recurso e portanto, movimentou ano passado nada menos que US$1,252,676,352, número que foi alcançado até julho, o número final foi de US$5,6 bilhões de acordo com Washington Post. Todavia, a CoinSchedule apresentou os dados até abril de 2018 e os números são superlativos.

A capitalização total do mercado em 2017 foi de US$100 bilhões. Sim, estamos falando de um mercado super alavancado e os projetos que mais angariaram recursos em 2018 foram os seguintes:

 

Somente o ICO do Telegram, levantou em dois dias US$850 milhões de dólares com 850 cotas de US$10 milhões vendidas somente em 2h! Como já noticiado aqui nesse portal. Mas se você está surpreso com o tempo recorde de venda do TON o ICO do Telegram. Saiba que o ICO do Basic Attention Token (BAT), projeto capitaneado pelo co-fundador da fundação Mozilla, Brendan Eich, arrecadou US$35 milhões em 30 segundos!

Abaixo segue os projetos com os ICO mais rentáveis e bem sucedidos até essa data.

Os ICO se tornaram mais importantes que os IPO(instrumento similar do mercado financeiro tradicional, mas que segue regras mais rígidas de emissão e auditoria). A título de comparação de custos, um lançamento de uma IPOs podem facilmente custar US$ 1 milhão em taxas, entre advogados, custos de conformidade, contadores e outros custos diversos – não apenas taxas iniciais para as bolsas de valores.

A maioria das empresas que fazem ICOs nem sequer tem um produto para apresentar ao público, algumas delas têm prova de conceito, outras têm prova de interesse. O Produto Mínimo Viável (MVP) é reduzido a documentos como white papers – goldpapers e blackpapers -, parcerias e relações com a mídia.

Em termos de retornos, os IPOs oferecem dividendos do lucro da empresa. As ICOs oferecem tokens a um preço que aumentará graças à confiança depositada no projeto pelo público. É uma promessa feita pela equipe, é difícil garantir e prever o futuro.

Analisando um projeto que anda em voga atualmente, EOS, que se intitula “ethereum killer”, como noticiamos em primeira mão aqui nesse portal. Hoje vale cerca de US$17 bilhões de valorização de mercado e não lançou nem a mainnet de sua rede ou seja: estamos falando de um vaporware?

Comparando com a Space X, a empresa de foguetes de Elon Musk, que desenvolveu foguetes reutilizáveis que possui contratos de quase US$ 100 bilhões com NASA, Agência Espacial Europeia e Pentágono. A título de comparação, conforme o NY Times noticiou, a Space X vale cerca de US$21 bilhões. Como um projeto sem nenhum produto real, utilizável, possa valer US$ 17 bilhões, frente à uma empresa que coloca satélites em órbita e ainda os recebe de volta na Terra?. Um paradoxo interessante, não é mesmo? Estamos falando de especulação puramente ou o EOS é um projeto vindo do futuro?

Vamos às ICO finalmente

O custo de se lançar um ICO não é facilmente definível, tudo depende do que o produto é e com quem você escolhe se associar. A terceirização para eficiência máxima também afetará seu gasto geral, mas, como regra geral, cerca de € 500.000 é recomendado para um lançamento bem-sucedido da ICO, com cerca de metade desse valor direcionado para o marketing. Deve-se ter em mente que a maioria das empresas de marketing cobram de 5% a 10% do ICO Target.

Análise do orçamento de marketing do ICO

Da criação de um token facilmente negociável à distribuição deste a investidores, há muitos custos relacionados à tecnologia a serem levados em conta ao se lançar uma ICO – mas, para os fins deste artigo, o foco é apenas do ponto de vista do marketing.

Criação e otimização de web

Em um mundo onde muitas pessoas buscam informações on-line e insights sobre um projeto ou proposta de negócios, um site totalmente otimizado é obrigatório. Se você não está na web de forma apresentável e rica, seu projeto corre seriamente o risco de nem ser visto ou levado a sério pelos pretensos investidores.

Quando se trata da fase de desenvolvimento web, Search Engine Optimization (mais comumente conhecido como SEO) é de suma importância. Um conteúdo relevante e atualizado regularmente e rico em palavras-chave que irão melhorar seu ranking durante uma pesquisa no Google e, por fim, facilitará sua localização. Isso, por sua vez, deve contribuir para o sucesso de sua campanha de ICO e afastar-se organicamente da concorrência.

ORÇAMENTO: O custo de criação de um website pode variar, mas vale a pena gastar de € 5.000 a € 30.000 (dependendo das especificações), porque nessa faixa de preço, a qualidade é a mais alta. Lembre-se de que sites construídos do zero podem ser personalizados em um grau mais alto do que aqueles construídos usando um modelo existente.

Whitepapers

Todo lançamento de uma ICO requer um white paper detalhado, informativo e bem escrito. O objetivo principal deste conteúdo é descrever o produto com clareza, explicar o uso do token e discutir o processo de distribuição. Em suma, um whitepaper é a espinha dorsal de uma proposta de ICO e é o que os investidores vão analisar primeiro para ver se o seu projeto vale o seu tempo e seu dinheiro. Portanto, apresentar-se de forma clara e com uma apresentação bem delineada é essencial para fisgar a primeira atenção dos investidores.

ORÇAMENTO: Os documentos técnicos precisam ser profissionais e técnicos, além de claros e concisos. Simplesmente não há espaço para erro, e é por isso que muitas empresas optam por terceirizar, gastando cerca de €15.000 + por material de alta qualidade, factual e livre de erros.

 

Criação de conteúdo

Além dos whitepapers, uma ICO bem-sucedida precisa de conteúdo excepcional não apenas em curto prazo, mas também nas diversas fases da campanha, que podem durar até 90 dias. Para cada fase haverá conteúdo específico. Embora um blog possa gerar buzz e atrair para o pré-lançamento os investidores, é importante manter os investidores atualizados depois de se liberar os tokens. Tudo, desde envios de e-mail, a vídeos explicativos e artigos patrocinados, há todo um leque de opções para se lançar mão na hora de manter o buzz em torno do projeto alto e assim, manter a mídia ativada e os investidores interessados no projeto.

ORÇAMENTO: O marketing de conteúdo não deve ser subestimado, por isso vale a pena separar entre €35.000 – €50.000 para cobrir a criação de conteúdo durante a fase de lançamento.

 

PR

Conectar-se com influenciadores da indústria, analistas financeiros e jornalistas de blockchain leva tempo e esforço, e não é menos importante e barato. Encontrar um bom PR para ser a voz do projeto, envolve vários fatores: a capacidade de disseminação de informação desse PR, suas rede de relacionamento, os sites nos quais ele tem influência, seu canal no Youtube se ele o tiver, a qualidade de suas publicações e audiência que o segue. Quanto mais superlativos forem esses itens, mas valorizado e caro será o trabalho deste PR.

Lembre-se de que muitos sites e publicações também cobram taxas pesadas para os guest posts, portanto, você precisará esclarecer esses custos antecipadamente.

ORÇAMENTO: Os custos estimados para o lançamento de um PR estão em torno da marca de €50.000. Mais uma vez, os custos não são imutáveis ​​e dependerão de quão agressivamente você precisa direcionar os investidores e sua escala de tempo para fazê-lo.

 

Mídia social

Enquanto muitos desenvolvedores de ICO estão usando plataformas de mídia social para lançar suas ideias, uma estratégia de mídia social completa e bem planejada garantirá que sua atividade on-line seja simplificada, bem cronometrada e direcionada ao público certo. Já não há mais espaço para amadorismo nesse setor.

As plataformas que merecem atenção são o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o YouTube, além do Telegram, que é uma excelente ferramenta para o setor financeiro, graças aos seus recursos de segurança ultra-rígidos. O Telegram é de fato um aplicativo líder para discussão e diálogo sobre ICOs, com grupos de discussão sobre cryptomoeda com milhares de membros cada. Apesar da proibição a anúncios sobre ICO no Facebook, Twitter, Google e Mailchimp, como já noticíamos aqui nesse portal, essa dificuldade de exposição tem sido difícil de se contornar facilmente. Esse evento de proibição, concedeu aos portais de notícias muito poder de fogo e fortaleceu fóruns como Bitcointalk e Reddit.

ORÇAMENTO: O melhor das mídias sociais é que, quando usado corretamente, pode gerar muita atenção orgânica. Portanto, seus gastos com marketing devem ser de apenas €5.000 por mês. Claro, isso é para a gerência, mas você vai querer investir mais em publicidade.

Você também deve considerar a contratação de um community manager em tempo integral para responder seus tópicos e postagens. Manter as comunidades ativas é essencial.

 

Compra de mídia e publicidade

Quando se trata de um lançamento de uma ICO, a publicidade paga é uma parte essencial do processo de marketing. Em primeiro lugar, é importante decidir o seu público-alvo, pois uma campanha de ICO precisa sempre de muito foco.

Em segundo lugar, você deve usar análises para descobrir onde seu público-alvo gasta seu tempo – seja Telegram, LinkedIn ou fóruns de cryptomoedas. Em seguida, você pode criar anúncios personalizados que conversem com as pessoas certas e promovam seu lançamento.

ORÇAMENTO: Isso varia consideravelmente dependendo de quais canais de marketing e espaços publicitários você opta, mas vale a pena orçamentar tudo em torno de €100.000. Tenha em mente que as redes de notícias sobre cryptomoedas estão aproveitando a recente onda da ICO e, portanto, deve-se tentar negociar pacotes de anúncios mensais e lançamentos de conteúdo. Como já falamos acima, com o banimento dos anúncios sobre ICO das grandes plataformas de mídia, os portais de notícias, tornaram-se verdadeiras plataformas de lançamento de campanhas de ICO. Ignorará-los é perder bons nacos de mercado e audiência. Um artigo patrocinado na Coindesk, não custa menos que US$30 mil.

 

Gestão comunitária

Durante os estágios de pré-lançamento e os primeiros dias da venda de tokens, o gerenciamento da comunidade é essencial. Redes, desenvolvimento de relacionamentos e conversas com compradores em potencial atraem a atenção. Por isso, você precisa de uma sala de bate-papo no Slack ou no Telegram. Muitas vendas de tokens são impulsionadas pelo hype inicial e isso pode ser reforçado pelo envolvimento da comunidade e pela interação imediata.

O objetivo final é criar uma comunidade que suporte o que você está tentando alcançar, e não apenas seu token. Ganhar a confiança de apoiadores leais ajudará a levar sua ICO a novos patamares e garantir que seus tokens permaneçam valiosos e úteis. Os ICOs de melhor desempenho têm uma equipe dedicada respondendo a perguntas nos canais sociais, Reddit, Bitcointalk e em qualquer outro lugar onde os investidores estão se reunindo para discutir sua ICO.

ORÇAMENTO: Com base num salário mensal de € 2000 durante um período de cinco meses (o lançamento inicial), o seu orçamento deverá ser de cerca de € 10.000.

 

Quanto custa uma equipe especializada?

Vamos ao tópico mais nevrálgico de uma campanha de ICO e lançamento de um token, – a equipe técnica. É simplesmente impossível se lançar em um mercado, onde se está vendendo soluções tecnológicas, que se pretendam disruptivas(todo projeto de ICO e token, se pretende disruptar algum setor)e não ter uma equipe técnica de peso que possa tocar seu projeto até o produto final. Esse é um dos custos mais elevados da campanha/projeto, pois mesmo que no primeiro momento estejamos falando somente do lançamento de um MVP(quase 100% dos lançamentos), o desenvolvimento é peça fundamental em todas as fases do projeto. Após o ICO, espera-se que a equipe de desenvolvimento cresça em função da demanda em se entregar um produto finalizado, portanto os custos fixos se deslocam para essa demanda.

 

Cargo Remuneração média valor por hora trabalhada
Desenvolvedor Frontend $ 43,552 – $ 105,151 $ 15 – $ 57
Desenvolvedor backend $ 27.040 – $ 92.432 $ 27 – $ 60
Full stack developer $42,860 – $122,193 $55 – $75
Analista de blockchain $39,746 – $174,244 $35 – $80
Cripto-economista $45,495 – $150,000 $20 – $70
Gerente de Relações Públicas $37,382 – $101,853 $42 – $56

Uma campanha que se queira ser bem sucedida e que pretenda arrecadar pelo menos US$20 milhões, não gastará menos de US$1 milhão nos seus primeiros 90 dias de campanha.

A listagem dos tokens nas exchanges

As exchanges estão cobrando até US$1 milhão para listar as ofertas iniciais de moedas em suas plataformas, de acordo com várias fontes do setor.

Cerca de meia dúzia de participantes do mercado, de investidores a CEOs de empresas com suas próprias moedas, afirmam que as maiores exchanges, estão cobrando algo entre US$50 mil e US$1milhão para se listar os tokens. Como exemplo disso, podemos citar o caso da tentativa da Ripple em listar seu token XRP na Coinbase e na Gemini, como já noticiado em primeira mão aqui nesse portal.

Uma listagem no valor de US$1 milhão é maior dos custos que uma campanha de ICO irá se defrontar em sua caminhada. Os custos refletem o atual desequilíbrio de poder entre as exchanges e os projetos de tokens.

As exchanges exercem grande poder no mercado de cryptomoedas, pois o acesso às maiores significa a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer projeto.

“Basicamente, há muitas pessoas que querem suas moedas listadas, pois é nas exchanges onde está a liquidez – é onde o dinheiro está – então é aí que a energia está no momento.” – disse Michael Jackson, sócio da firma de capital de risco Mangrove Partners.

As ICOs oferecem uma alternativa mais rápida e barata para se acessar investimentos de risco ou abertura de capital. Para os investidores, esses tokens oferecem exposição a um setor em alta energia, bem como a capacidade de negociar de maneira rápida, fácil e de se obter lucros exorbitantes com ativos recém lançados e que podem valorizar-se absurdamente da noite para o dia – algo que não é tradicionalmente possível com investimentos em estágio inicial.

Mas, para obter essa liquidez, as empresas que emitem tokens precisam listá-las em pelo menos uma grande exchange, afim de acessar essa liquidez e poder criar seus pumps, que tanto atrai mídia e mais investimentos. Essa promessa de liquidez – que muitos investidores veem como um ingresso ao cryptomercado, que embora seja extremamente volátil, porém oferece possibilidade de ganhos instantâneos – enriquece rapidamente a todo o ecossistema, contudo o poder está nas mãos dos provedores de liquidez: as exchanges.

Oliver Bussmann, ex-CIO do UBS, que agora dirige sua própria empresa de consultoria financeira a Bussmann Advisory AG, também aconselha seus clientes a prepararem uma boa quantia para a listagem nas exchanges:

“Se você se preparar para uma ICO, precisa se preparar também para uma listagem. É importante ter acesso à liquidez. Isso significa que a exchange demandará também, mais esforço e mais custo para ser listado. Uma listagem mínima custa US$50 mil e vai até US$1 milhão – já ouvi isso. Isso depende do tamanho da exchange.”

Bussmann aconselhou uma série de projetos de cryptomoedas, como Ripple e IOTA, e é o presidente da Associação do Cryptovale, uma parceria público-privada que promove a região de Zug, na Suíça como um centro para negócios de cryptomoedas e centro mundial de lançamento de campanhas de ICO. Como já noticiamos aqui nesse portal.

As 10 principais exchanges estão gerando US$ 3 milhões em taxas por dia, cerca de US$ 1 bilhão por ano, segundo estimativas compiladas pela Bloomberg, a partir de dados coletados pela CoinMarketCap e informações sobre taxas nos sites das próprias exchanges.

Portanto, quantos mais listagens forem feitas nas exchanges, mas orçamento disponível para esse tipo de ação, o projeto de ICO terá que disponibilizar.

 

Listagem nas ICO List – mais gastos

Por fim, não podemos esquecer do peso e influência que os agregadores de listas sobre ICO têm sobre esse mercado. Para que seu ICO seja listado nesses agregadores, os valores variam em média em 0.05BTC. Como é o caso do CryptoRated.

Há pelo menos 30 grandes agregadores de ICO List. Tais como:

CoinSchedule

ICO Rating

ICO Watchlist

Conclusão

Um projeto de ICO é só mais um instrumento financeiro e que requer uma enorme capacidade de organização, com equipe multidisciplinar, profissional e com capacidade de investimento. Não pode haver margem de erro em uma campanha de ICO, afim de que não se perca dinheiro e interesse dos investidores sobre o projeto.

Os ICO são um instrumento financeiro de grande valia e que dinamizam o levantamento de recursos, numa velocidade sem igual. Por isso mesmo, tem sido alvo de escrutínio e regulação por muitos países, tais como EUA, China e Brasil(Nota da CVM sobre ICO), que não aconselham e até baniram esses lançamentos em suas fronteiras. Como foi o caso da China, em particular. Há discussões em muitos círculos econômicos que garantem que se há uma bolha nos cryptomercados, essa bolha está nos ICO. Como já noticiamos aqui nesse portal.

Os valores aferidos nesse artigo, foram-nos revelado pela associação do CryptoValley do Cantão de Zug. Por fim, destacamos que os projetos para serem bem sucedidos, precisam atingir cerca de 100.000 pessoas para obter os necessários 5.000 ou 10.000 compradores de tokens.

 

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