Connect with us

Análise Gráfica

Arweave (AR): criptomoeda de armazenamento que subiu 500%

O projeto da criptomoeda Arweave (AR) surge com um objetivo de armazenamento de dados descentralizado.

Apesar de ser um projeto que ainda está no início, o Arweave vem despertando o interesse de investidores em criptomoedas por ter um potencial de uso muito interessante. Mesmo com a recente queda generalizada nas criptomoedas, o Arweave segue no radar dos investidores.

Vamos olhar um pouco mais para os fundamentos desse projeto e perspectivas de valorização desta criptomoeda.

Arweave (AR): o valor dos seus dados

Existem serviços de armazenamento de dados, como Apple, Amazon, Google e outros, que armazenam dados em nuvem, por um determinado período de tempo. 

É cobrada uma taxa do usuário, que se quiser manter os dados na nuvem ao longo do tempo, deve continuar pagando a assinatura. Do contrário, ele perde o acesso aos dados. 

O projeto da Arweave vem para mudar isso: utilizando os princípios do blockchain, esse protocolo consegue armazenar dados de forma permanente, imutável e incorruptível, sendo cobrada do usuário apenas a taxa cobrada no token nativo da rede “AR” no ato da transação para que a informação seja adicionada ao blockchain, sem a necessidade de uma assinatura contínua.

Esses dados ficam guardados no “BlockWeave”, que fica dentro da “PermaWeb”, uma aplicação que usa o algoritmo de validação chamado de Proof of Access (PoA).

Utilizando uma distribuição extensa de nós num sistema totalmente descentralizado. Os reais casos de uso variam: algumas pessoas podem decidir guardar informações pessoais, como certidões de casamento ou óbito, fotos, e lembranças mas a equipe defende outra visão:

Hoje em dia, a quantidade de informações advindas da internet que são descartadas é impressionante, e muitas delas podem vir a ser importantes, como eventuais escândalos governamentais ou econômicos. 

A tecnologia da Arweave blinda essas informações de serem totalmente destruídas ou alteradas, tendo em vista que os dados estão em um sistema descentralizado, ou seja, não estão em único lugar.

Tendo em vista que informação é um bem que as pessoas só estão descobrindo seu valor agora, podemos considerar que o projeto ainda está no seu início.

Movimentações recentes de preço do Arweave (AR)

Analisando o preço do Arweave (AR) desde seu último fundo, podemos perceber como esse tipo de inovação no mundo cripto é bem vista.

A partir de um rompimento de linha de tendência de baixa (LTB) de curto prazo – linha verde – no dia 27/07 deste ano, o token AR saltou de aproximadamente 8.50 USD para impressionantes 65 USD. Isso contabiliza uma valorização de aproximadamente 740% em apenas 45 dias.

Gráfico indicando rompimento de LTB e valorização do token AR

Gráfico indicando rompimento de LTB e valorização do token AR

Mesmo formando um padrão de topo duplo após a alta explosiva, podemos ver um candle de rejeição se formando no gráfico diário, correspondente ao dia de hoje (22/09), que por enquanto parece animador para o mercado.

Utilizando o topo do movimento de alta em 65 dólares, podemos traçar uma retração de Fibonacci para encontrarmos possíveis alvos de correção, ou zonas de suporte para que o preço continue subindo.

      • alvo 0.5 de Fibonacci, cotado em 41.31 USD
      • alvo 0.618 de Fibonacci, cotado em 32.33 USD (melhor entrada)
Gráfico com retração de Fibonacci traçada e alvos indicados para Arweave (AR)

Gráfico com retração de Fibonacci traçada e alvos indicados para Arweave (AR)

Olhando mais de longe, conseguimos enxergar um canal traçado pela linha roxa onde o preço tende a batalhar para entrar e/ou sair, que futuramente pode ser usado como um suporte majoritário para consolidar uma tendência de alta.

Gráfico indicando canal principal de preços para Arweave (AR)

Gráfico indicando canal principal de preços para Arweave (AR)

Pressupondo que a banda superior deste canal seja o futuro suporte (34 USD), podemos tomá-lo como base para traçar uma Extensão de Fibonacci baseada em tendências a fim de especularmos futuros alvos numa nova explosão de preços;

      • alvo 0.382 de Fibonacci, cotado em 55.54 USD
      • alvo 0.5 de Fibonacci, cotado em 62.31 USD
      • alvo 0.618 de Fibonacci, cotado em 69.08 USD
      • alvo 0.786 de Fibonacci, cotado em 78.71 USD
      • alvo 1.0 de Fibonacci, cotado em 90.99 USD (alvo final da projeção)
Gráfico indicando extensão de Fibonacci traçada sobre suporte com alvos indicados para Arweave (AR)

Gráfico indicando extensão de Fibonacci traçada sobre suporte com alvos indicados para Arweave (AR)

Mesmo com o BTC dando sinais de inconsistência, podemos perceber que a Arweave se mostra firme acima de seu suporte, consolidando sua tendência de alta com um fundo maior que o anterior. 

Com a crescente adoção das pessoas comuns a esse tipo de serviço, esse projeto já tem uma grande vantagem. O diferencial de uma solução inédita para um problema que provavelmente vai afetar a todos num futuro cada vez mais tecnológico: o espaço de armazenamento, além do pioneirismo nessa área de atuação. 

Continue Reading
You may also like...
Click to comment

More in Análise Gráfica

To Top