Análises
Mesmo sob correção nos últimos dois dias, o Bitcoin foi impulsionado pelo fluxo de capital institucional
O Bitcoin continua a superar os mercados tradicionais. Em 1º de dezembro, atingiu um novo recorde histórico de mais de $ 19.800 com base nos dados da maioria das bolsas. Mesmo que muitos não considerem isso uma alta de todos os tempos até que ultrapasse a barreira de $ 20.000, o Bitcoin conseguiu sustentar mais de $ 18.000 por mais tempo do que em dezembro de 2017.
O rali Bitcoin em 2020 foi alimentado por players institucionais entrando, juntamente com a narrativa do ouro digital. Isso foi evidenciado pelo apoio de grandes empresas financeiras tradicionais, como Blackrock, JPMorgan e Fidelity, empresas de fintech como Square e PayPal, e macro investidores de renome, como Paul Tudor Jones e Stanley Druckenmiller. Mais recentemente, até mesmo a S&P Dow Jones anunciou que lançará índices de criptomoedas em 2021, que devem continuar alimentando a participação de mercado de instituições financeiras.
Por meio de indicadores on-chain, podemos confirmar que o interesse institucional realmente tem crescido ao longo de 2020. Grandes transações, que o Cryptowatch a partir de dados compilados pelo IntoTheBlock categoriza como acima de US$ 100.000, atingiram um novo recorde anual em 1º de dezembro. Dado o tamanho dessas transações, o indicadores de grandes transações fornecem um proxy para a atividade de atores institucionais e baleias.
O número de transações de mais de $ 100.000 registradas no blockchain Bitcoin diariamente mais que dobrou em relação ao ano anterior. Além disso, o volume total transferido nestes tem experimentado um crescimento ainda maior.
Em 2 de dezembro de 2019, o Bitcoin tinha um grande volume de transações agregado de US $ 4,9 bilhões. Um ano depois, o grande volume de transações cresceu para mais de US $ 29 bilhões, representando um aumento de quase seis vezes o volume. Junto com o alto nível de atividade da participação institucional, o Bitcoin teve uma valorização notável.
A nova seção do CoinMarketCap rastreia o desempenho do Bitcoin versus índices financeiros tradicionais e ouro. Como pode ser visto no gráfico abaixo, o retorno de 169% do Bitcoin ofuscou o desempenho dos instrumentos tradicionais em 2020.
Embora ainda seja incerto quando o Bitcoin conseguirá ultrapassar a cobiçada marca dos US$ 20 mil, é evidente que desta vez o suporte para a criptomoeda está vindo de grandes players e não apenas de especuladores de varejo. Em última análise, os próximos meses provavelmente desempenharão um papel fundamental na definição do caminho de médio a longo prazo do Bitcoin em meio ao ambiente macroeconômico.
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.