Connect with us

Análises

Especial Cryptowatch: ICO – Análise técnica sobre este mercado

O Cryptomercado tem evoluído em uma velocidade estonteante desde seu surgimento em 2008 e não demonstra perda de força, mesmo estando em baixa desde dezembro passado e esse crescimento tem se mostrado ainda mais flagrante então no ecossistema de blockchain que tem atraído fortunas em investimentos ao redor do mundo. Os projetos estão inovando no nível do protocolo, permitindo transações imutáveis, transparentes e resistentes à censura, ao mesmo tempo em que elimina a necessidade de intermediários confiáveis. In Blockchain we trust.

Essa poderosa combinação de tecnologias deu aos idealistas e defensores da liberdade uma nova esperança em todo o mundo. No entanto, a proliferação do hype das ICO (oferta de moeda inicial) permitiu que alguns fundadores de startups escrevessem rápido um white paper definindo os detalhes de sua arrecadação de fundos afim de se obter uma grana sem muito esforço e investidores loucos para encontrar o próximo flip. Afinal as pessoas querem ganhar dinheiro. Contudo, o mercado de ICO é composto por quase 100% de projetos inúteis que certamente virarão pó em algum momento. A panaceia da vez é o termo blockchain. Onde há escrito blockchain, é o suficiente para se lançar um whitepaper e tentar fazer fortuna. Há muitos que fazem uma correlação com os idos anos 2000 e seu frenesi, em torno das ponto com e o estouro de sua bolha em seguida. Bem, amigos, eu fui um dos que estourou com a bolha em 2000. Realmente há um paralelo entre o atual hype em torno do blockchain/ICO e não acho que essa história terminará muito bem. Pois se há algum risco de bolha, certamente, não está no Bitcoin e sim no mercado de ICO, como já escrevemos aqui nesse portal e aqui.

O fato real e concreto que mais de 90% dos projetos lançados por milhares de ICO ao redor do mundo são apenas vaporware. Não há um produto mínimo desenvolvido(MVP)e seu lançamento estará sempre para o futuro, em média 2 anos de desenvolvimento.

O que acontecerá quando os investidores perceberem que o produto que eles esperaram por tanto tempo não foi desenvolvido, e a maioria das notícias eram falsas (às vezes até mesmo o whitepaper)? Só é preciso um mercado em bear prolongado, um panic sell somente e as mãos de alface em ação, para detonar uma bomba que levará todos esses valores para zero. A maioria das altcoins se depreciará para sempre, e somente as mais fortes sobreviverão, as que tiverem altos indicadores fundamentais.

O gráfico acima retrata o crescimento exponencial das ICO. A queda apresentada em fevereiro, tem a ver com o banimento dos anúncios sobre ICO no Facebook, em primeiro momento e depois seguido por Google, Twitter, Mailchimp e outros. Como já anunciamos aqui nesse portal.

Em março de 2018, vimos, pela primeira vez desde dezembro, um crescimento no número de ICOs sendo conduzidas. O número de Ofertas Iniciais de Moedas cresceu 28% para 168 ICOs. Isso inclui apenas tokensales concluídas, excluindo vendas canceladas ou malsucedidas. Como muitos investidores de ICO provavelmente já experimentaram, o crescente número de projetos, torna mais difícil identificar o sinal no ruído quando ele surge, justamente devido a proliferação desses.

Uma due diligence adequada e uma estratégia / foco de investimento estão se tornando cada vez mais importantes para evitar a perda de fundos devido a projetos super avaliados, superestimados  ​​ou fraudulentos.
Acreditamos que essas circunstâncias combinadas com uma mudança crescente para ofertas regulamentadas de token de segurança estão criando uma forte barreira de entrada para investidores varejistas não sofisticados, que só será reforçado em 2018. Investidores sofisticados e institucionais provavelmente terão que trabalhar mais para identificar os projetos mais lucrativos e oportunidades melhor de investimento, tendo cada vez mais investidores procurando âncoras de confiança e indicações de qualidade.

Percebe-se claramente que a partir de dezembro com a queda dos valores dos tokens, a arrecadações de fundos caíram na mesma intensidade, voltando para patamares vistos em junho de 2017. Mas ainda assim, o nível de arrecadação continua muito alto.

Como visto acima, no início de janeiro até o final de fevereiro houve uma diminuição no número de ICOs sendo lançadas. No entanto, esses projetos mostraram um aumento na média dos recursos captados até o momento. Essencialmente, isso indica que poucos ICOs roubaram o show e fecharam tamanhos maiores de negócios, enquanto o número de ICOs menores diminuíram por sua vez.

 

 

Em março, vimos mais ICOs que, em média, tiveram um aumento tímido. O montante total de recursos captados em março também diminuiu significativamente. A explicação mais provável é devido às condições adversas do mercado (sentimento de baixa do mercado), já que o mercado da ICO está fortemente correlacionado com o mercado global de cryptomoedas, representado pelo preço do Bitcoin no gráfico abaixo.

Retorno sobre o investimento

Vejamos como é lucrativo investir em ICOs e como isso mudou nos últimos 15 meses.

 

O gráfico acima dá a impressão de que investir em ICOs está ficando cada vez menos lucrativo. No entanto, este gráfico deve ser tomado como um indicativo de cenário. Isso ocorre principalmente porque os investimentos, como garrafas de vinho, melhoram com o tempo por sua própria natureza. (Um investimento de 10 anos produz, em média, retornos maiores do que um investimento de um mês.) Portanto, mesmo que o US$1 investido em uma ICO em janeiro de 2018 possa valer hoje apenas US$1,05, isso pode mudar de um ano para o outro . Portanto, o gráfico acima é basicamente comparando maçãs e laranjas.

Para obter uma visão mais clara do desempenho histórico médio dos investimentos em ICO, precisamos incluir o fator tempo na equação. O gráfico acima mostra a definição clássica de retornos sobre investimentos, que é:

Agora ajustamos essa equação tomando a enésima raiz quadrada do ROI, sendo n o tempo médio desde o término da ICO. Em nosso cálculo, usamos meses desde o fechamento do tokensale.

Isso resulta em uma imagem ligeiramente diferente.

 

Enquanto a curva ainda está inclinada para baixo e os ROIs mensais médios dos investimentos em ICO conduzidos em 2018 ainda são significativamente menores do que costumavam ser em 2017, a diferença não é tão drástica quanto com os ROIs não ajustados.

Custos de oportunidade

O desempenho de um investimento é sempre relativo à decisões de investimento alternativas. Portanto, precisamos definir as estratégias de investimento relevantes para comparar os desenvolvimentos acima com. Embora o ROI médio das Ofertas Iniciais de Moedas tenha se tornado negativo nos últimos meses, poderíamos também ter obtido resultados semelhantes ao investir em ações, ouro ou qualquer outro ativo.

Indiscutivelmente, os custos de oportunidade mais relevantes que afetam os investimentos em ICO são (i) manter o dinheiro em moedas fiduciárias e (II) investir em cryptomoedas existentes.

O primeiro é bastante simples; o “retorno sobre o investimento” de manter o dinheiro é sempre 1x (ou 0%). Para simplificar, escolhemos o Bitcoin como representante para a segunda alternativa de investimento, pois os dados mostram que todas as principais cryptomoedas estão fortemente correlacionadas umas com as outras e especialmente com o Bitcoin.

 

Nos gráficos abaixo nós plotamos o retorno do investimento em Bitcoin calculando o preço médio mensal do BTC (baseado nos preços diários de fechamento) e comparando-os com o preço médio em março de 2018.

 

 

Os gráficos acima nos permitem definir para cada mês em 2017/2018 se

  • investimento em ICOs,
  • investimento em Bitcoin,

 

Em 10 de 15 meses, investir em ICOs foi, em média, sua melhor aposta. Durante dois meses, você deveria ter comprado Bitcoin. E desde janeiro de 2018, a estratégia ideal seria até agora não fazer nada e manter hold.

No entanto, a médio e longo prazo, isso não significa que fosse necessariamente a melhor decisão de não investir no mercado de cryptomoedas durante os primeiros meses de 2018. Embora os retornos dos investimentos em Bitcoin e ICO sejam afetados em curto prazo pela correção atual do mercado, olhando para as três últimas grandes correções em Julho, Setembro e Novembro mostra que os investimentos da ICO especificamente ainda se revelaram muito lucrativos ao longo do tempo. De fato, esses meses são tops em termos de lucratividade hoje, indicando que os mercados em baixa podem até ser o melhor momento para os investidores de médio e longo prazo investirem em Ofertas Iniciais de Moedas.

 

Dados anteriores mostraram que quanto menor o preço médio mensal do Bitcoin, maior o retorno médio mensal dos investimentos da ICO.

 

Embora seja atraente investir quando tudo está subindo, pode ser mais lucrativo investir em ICOs quando o mercado está em baixa.
No entanto, ainda estamos apenas há um ano no boom das Ofertas Iniciais de Moedas e, portanto, os dados historiciais que apoiam essa hipótese ainda são limitados.

Top ICOs em março

Esses tokensales que fecharam em março levantaram a maior parte dos fundos e juntos representaram cerca de metade de todos os investimentos da ICO durante este mês:

 

A Celsius é uma startup de fintech baseada em Nova York que espera se tornar o futuro do crédito ao consumidor. A tecnologia proprietária desenvolvida pela empresa é baseada no blockchain da Ethereum e estende o crédito instantâneo às partes interessadas por meio de uma rede peer-to-peer (p2p) descentralizada.

A LeadCoin permite que as empresas vendam seus leads não utilizados e comprem leads de outras empresas. Os vendedores compartilham automaticamente seus leads não utilizados em tempo real. O algoritmo de correspondência da LeadCoin analisa e corresponde aos compradores. Os leads que não correspondiam a um negócio agora são a combinação perfeita para outro.

YGGDRASH também conhecido como uma árvore do mundo, é um canal que conecta todos os blockchains. O objetivo do projeto YGGDRASH é conectar todos os blockchains usando um blockchain multidimensional baseado em confiança. Espera redesenhar todos os serviços na internet em uma plataforma blockchain.

 

Siga-nos no Telegram   no WhatsApp   no Twitter

 

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.

Click to comment

More in Análises

Bombando

Cultura

To Top