Análises
Transacionar Bitcoin nunca esteve tão barato: Salve o Lightning Network
Se você anteriormente recusou transações com bitcoin porque as taxas eram muito altas, finalmente as taxas atingiram o nível mais baixo nos últimos 12 meses.
De acordo com a conta do Bitcoin Core Fee no Twitter, em 25 de março, a comissão foi recorde. A taxa para fazer uma transação de um determinado volume foi recebida no próximo bloco foi de 1 satoshi por byte. Além disso, o processamento da transação agora leva menos de 10 minutos.
Next block fee: 1.0 sat/byte
Hour fee: 1.0 sat/byte
Day fee: 1.0 sat/byte
Half-week fee: 1.0 sat/byte
Week fee: 1.0 sat/byte
…— Bitcoin Core Fee (@CoreFeeHelper) 26 de março de 2018
Por sua vez a Bitinfocharts, argumenta que a comissão média atingiu um mínimo no ano passado. Quando o bitcoin em dezembro de 2017 custava cerca de US$ 20.000, a taxa média era de US$ 55.
Uma das muitas razões que podem explicar esse declínio é que as grandes organizações usam o pacote de transações para reduzir as comissões.
Seu papel é desempenhado pela decisão de escalar o Segwit, lançado na rede bitcoin em agosto de 2017. O Segwit otimiza o tamanho dos blocos, reduz as comissões e acelera o processamento das transações.
Bitfinex ou Bitstamp são apenas algumas das exchanges que começaram a suportar esta solução. No momento, 31% das transações em bitcoin são processadas usando endereços SegWit, e esse compartilhamento está crescendo.
A comunidade de bitcoins está aguardando a implementação de outra solução de escalonamento – a Lightning Network, com a qual o bitcoin pode processar milhões de transações por segundo. Teoricamente, a implementação da Rede Lightning envolve comissões próximas de zero, bem como transações quase instantâneas.
Com o advento das taxas mais baixas e de seu barateamento, podemos enfim começar a esperar uma certa adoção do bitcoin como meio corrente de pagamento. O que até pouco tempo, era inviável devido ao alto custo de sua transação.
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.