Análises
Precisamos falar sobre Tether part III
Uma grande parte do setor de cryptomoedas expressou uma posição negativa sobre a stablecoin, citando a falta de auditorias regulares que foram prometidas no whitepaper do Tether. Alguns, incluindo o investidor bilionário Mike Novogratz, que questionou a falta de transparência e de auditoria sobre as contas da empresa que controla a stablecoin.
Tether ou não Tether – eis a questão
No ano passado, uma auditoria parcial do USDT revelou que a Tether LLC, empresa que supervisiona o desenvolvimento e a operação do USDT, detinha mais de US$ 2 bilhões em sua conta bancária em dólares.
Se Tether possui fundos para sustentar sua oferta de USDT ou não? Só pode ser descoberto com uma auditoria clara e transparente. Mas, mesmo nessa frente, o projeto não chegou razoavelmente bem. Contra as promessas feitas em seu informe oficial original, a equipe de Tether não conduziu uma auditoria financeira adequada. No entanto, contratou uma empresa jurídica, que já mantinha relações comerciais com o Tether e Noble Bank, para realizar uma inspeção.
A grande maioria dos investidores continua certa de que o USDT é totalmente garantido por dólares norte-americanos, e provavelmente é apoiado com lastro em dólares. A questão é que, por mais de quatro anos, os investidores tiveram que assumir o USDT tem paridade com o dólar, mesmo havendo dúvidas o lastro.
Simplificando, enquanto a probabilidade do Tether ser totalmente garantido pelo dólar é alta, não é possível comprová-lo até que as auditorias sejam liberadas.
A opacidade na operação da Tether LLC e a falta de clareza sobre o banco americano usado pela Tether para armazenar suas participações em dólares norte-americanos levaram os investidores a especular sobre a solvência da stablecoin.
Em 18 de outubro, quando questionado sobre a possibilidade de resgatar o USDT com base no seu 1: 1 com o dólar, o CEO da Kraken, Jesse Powell, afirmou que não tem certeza se a Tether LLC pode processar resgates do USDT quando o spread entre as bolsas é alto.
1/ if a stablecoin falls in value and no one is there to audit it, are the reserves actually there? nobody knows.
all jokes aside, i’ve been ignoring stablecoins but threw together this little chart on the current crop of stablecoins. turns out $1 does not always equal $1. pic.twitter.com/3kxece09jW
— Meltem Demirors (@Melt_Dem) 17 de outubro de 2018
Com stablecoins que são apoiadas por moedas fiduciárias, os investidores devem ser capazes de resgatar moedas fiduciárias com stablecoins das empresas emissoras. No entanto, com o Tether, devido à falta de transparência de seu parceiro bancário, permanece incerto se os investidores podem simplesmente solicitar à Tether LLC para processar conversões de dólar em um período de tempo imediato.
A incerteza deve ser eliminada
O Tether pode ser solvente, e provavelmente é apoiada pelo dólar americano, como sugerido pelo investidor bilionário Mike Novogratz. Mas, a incerteza em torno do USDT tem que ser eliminada e nesta fase, semelhante ao que a Gemini Dollar, PAX e TrueUSD fizeram, provaram sua solvência iniciando auditorias regulares.
Sem auditorias conduzidas por empresas de contabilidade reconhecidas, ao longo dos próximos anos, espera-se que a especulação em torno da legitimidade do Tether continue.
Os investidores já estão trocando suas participações de Tether por Bitcoin e outras moedas, o que ocasionou também uma impressionante recuperação nas últimas semanas.
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.