Notícias

NASA pesquisa o uso aplicado do Blockchain da Ethereum para exploração espacial profunda

Published on

Um projeto de pesquisa financiado e co-administrado pela NASA busca alavancar a tecnologia de contratos inteligentes do blockchain da Ethereum para automatizar as manobras de espaçonaves, evitando os detritos espaciais.

A NASA está investindo recursos em um projeto de pesquisa que prevê o uso da tecnologia blockchain para melhorar e tornar as comunicações e navegação espaciais mais eficientes e seguras.

O projeto de pesquisa, chamado de “Resiliente Networking and Computing Paradigm”, será liderado pela Drª. Jin Wei Kocsis, professor assistente de engenharia elétrica e de computação da Universidade de Akron (UA).

Recebendo uma doação de US$ 330.000 por três anos,  Kocsis buscará desenvolver uma arquitetura cognitiva em que as espaçonaves não precisarão mais depender de informações cruciais oriundas de cientistas na Terra.

Em vez disso, os contratos inteligentes baseados ajudarão as espaçonaves a “pensarem por conta própria” para detectar e escapar de detritos espaciais flutuantes que poderiam ser significativamente prejudiciais no caso de uma colisão, segundo um anúncio da UA.

A Dr. Kocsis acrescentou:

Neste projeto, a tecnologia blockchain da Ethereum será explorada para desenvolver uma infra-estrutura computacional e de rede descentralizada, segura e cognitiva para a exploração do espaço profundo. Os protocolos de consenso blockchain serão mais explorados para melhorar a resiliência da infraestrutura.

Kocsis espera que a arquitetura descentralizada ajude a espaçonave a automatizar a coleta de dados juntamente com outras tarefas, liberando cientistas para analisar os dados, em vez de gastar tempo estudando os cálculos de rotas de voo de sondas espaciais para antecipar os riscos ambientais.

“Espero desenvolver uma tecnologia que reconheça as ameaças ambientais e as evite, além de concluir várias tarefas automaticamente”, acrescentou ela.

Os detalhes permanecem escassos sobre que tipo de blockchain – público ou privado –  está sendo considerado para o projeto de pesquisa.

Ainda assim, a aplicação da tecnologia descentralizada poderia levar a “redes espaciais de próxima geração”, de acordo com o gerente de programa de comunicações avançado da NASA, Thomas Kacpura, no Glenn Research Center. O projeto de pesquisa pode levar a um “processamento descentralizado entre os nós de rede espacial da NASA de maneira segura”, ou seja, uma rede mais responsiva e resiliente, escalável, que também possa integrar as redes atuais, acrescentou o funcionário da NASA.

 

Siga-nos no Telegram   no WhatsApp   no Twitter

direito autoral © 2021 Crypto Watch.