Connect with us

Bitcoin

Especial CryptoWatch: Glossário de termos de trade

No ano passado, a atenção do público em cryptomoedas reuniu um grupo diversificado de pessoas: todos, desde entusiastas da tecnologia até instituições financeiras, tentando entender como será o futuro das cryptomoedas e como se pode lucrar com isso.

Isso atraiu muita gente interessada em negociar pela primeira vez. Se você não tem experiência em comprar e vender algo como títulos e ações, tentar negociar cryptomoedas pode parecer uma aventura quase insólita. É por isso que criamos este glossário de conceitos fundamentais de negociação para ajudá-lo a se orientar ao começar a comprar e vender Bitcoin, Ether e qualquer outra cryptomoeda.

As exhanges não são iguais. Diferentes exchanges permitem que você compre e venda diferentes tipos de cryptomoedas ou tokens – há diferenças básicas entre estes ativos, embora pareçam ser sinônimos. Leia mais sobre essas diferenças aqui.  Diferentes exchanges estabelecem preços diferentes para suas cryptomoedas listadas; e diferentes exchanges possuem volumes diferentes de negócios acontecendo com eles, o que muda a facilidade de comprar ou vender cryptomoedas com eficiência. Leia mais sobre as taxas das exchanges aqui.

Há muita desinformação no mercado, para os novos investidores. Investir em cryptomoedas, é mais fácil que investir em ações, por exemplo. Contudo, há muita informação e termos que foram trazidos do mercado tradicional para dentro do universo das cryptos que não fazem muito sentido, para o jovem investidor. Por isso, produzimos esse especial para você, caro leitor. Embora não pareça e este não tenha sido planejado para ser uma linha auxiliar do mercado financeiro tradicional, há muita interdependência entre o cryptoativos e o mercado de ações, como já publicamos aqui nesse portal.

Preço de oferta

O preço de oferta de um determinado recurso é o preço máximo que alguém está disposto a pagar por esse ativo. Você pode pensar nisso como o lado da “oferta”.

Pedir preço

O preço pedido para um determinado recurso é o preço mínimo pelo qual alguém está disposto a vender esse ativo. Você pode pensar nisso como o lado da “demanda”.

Spread Bid-Ask

O spread bid-ask é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda para um determinado ativo. Esse spread é o lucro que os criadores de mercado(market makers) ganham comprando e vendendo o ativo em nome dos investidores. À medida que a liquidez de um ativo aumenta, esse spread diminui correspondentemente.

Volatilidade

Volatilidade é o tamanho das alterações no valor de um ativo ao longo do tempo. Se o valor de um ativo frequentemente flutua em grande medida – ou seja, se ele é altamente volátil -, normalmente é considerado um investimento proporcionalmente de alto risco. A historicamente alta volatilidade do Bitcoin é uma das razões pelas quais alguns têm duvidado da capacidade do Bitcoin de atuar como uma reserva de valor. A volatilidade é também o que dá aos operadores a oportunidade de lucrarem através do comércio diário e do swing (ver abaixo).

Carteiras

Quando se trata de gerenciar seus ativos em cryptomoedas seja uma carteira de hardware, uma carteira de software ou uma carteira de papel, você controla sua chave privada é portanto dessa forma que se mantém a custódia desses ativos. Por outro lado, quando se compra e detém moedas na maioria das exchanges, elas armazenam essas moedas em suas próprias carteiras. É por isso que algumas pessoas se preocupam com as exchanges centralizadas de cryptomoedas: se elas são hackeadas, o dinheiro de seus investidores pode desaparecer da noite para o dia. Recomendamos a todos o uso de uma hardware wallet, como a Ledger Nano S para custodiar seus cryptoativos.

FOMO

O medo de perder (“FOMO”) é uma gíria moderna para um comportamento atemporal e irracional: a preocupação de que se está perdendo uma ótima oportunidade e, portanto, perdendo um investimento. Um exemplo clássico disso, foi no final do ano passado a quantidade colossal de investidores que entraram no mercado como compradores. Todos querendo lucrar da noite para o dia com a alta do Bitcoin.

FUD

Medo, incerteza e dúvida (“FUD”) é uma gíria moderna para o “oposto” do FOMO: irracionalmente preocupante que um determinado investimento ou setor possa entrar em colapso. No espaço das cryptomoedas, os sell-offs de outra maneira inexplicáveis ​​foram atribuídos ao FUD.

HODL

O termo “HODL” surgiu quando o usuário do fórum Bitcointalk, GameKyuubi, digitou bêbado que ele estava segurando o Bitcoin em dezembro de 2013, apesar do preço ter caído. O HODL tornou-se sinônimo da filosofia de “negociação” de comprar Bitcoin (ou outras cryptomoedas) e mantê-lo indefinidamente. A lógica por trás dessa filosofia varia. Muitos que estão entrando no espaço com pouca experiência comercial acreditam que ganharão mais dinheiro a longo prazo, do que se tentassem lucrar com os altos e baixos do mercado. Outros – verdadeiros maximalistas do Bitcoin, por exemplo – acreditam que as cryptomoedas acabarão substituindo as moedas fiduciárias, caso em que seria irracional vender qualquer moeda.

Piada pronta. Se você nunca assistiu Game Of Thrones, vai ficar mais difícil de explicar. Recomendamos que você assista todas as temporadas logo, antes de 2019. 😉

 

Média de custo do dólar

A média do custo do dólar é a estratégia de comprar uma quantia em dólar específica de um ativo em uma programação regular, por exemplo, o valor de X a cada hora ou o valor de X todos os dias. A ideia por trás dessa estratégia, que funciona bem com o HODLing, é gradualmente assumir uma posição em um ativo como o Bitcoin de uma forma que resista às oscilações de curto prazo do mercado.

Diversificação

De modo geral, a diversificação é um método de gerenciar o nível geral de risco em seu portfólio, investindo em uma variedade de ativos que não são perfeitamente correlacionados entre si, garantindo melhores lucros (em média) e minimizando o risco de perdas. Pode ser difícil diversificar dentro do setor das cryptomoedas neste estágio inicial de sua existência, mas existem algumas regras que são boas para seguir:

  1. Use o Bitcoin como a base do seu portfólio. Como a cryptomoeda com o maior valor de mercado, o Bitcoin é quase como um fundo de índice para todo o cryptoespaço: se o Bitcoin for bem-sucedido, em média, todas as outras cryptomoedas também são.
  2. Holding Ether é uma boa maneira de apostar que o blockchain terá aplicações além de ser uma mera reserva de valor, uma vez que a maioria dos outros casos de uso estão sendo construídos com Ethereum de uma forma ou de outra.
  3. Holding Bitcoin Cash é uma boa maneira de investir no uso de cryptomoedas no comércio.

Arbitragem

Arbitragem é a estratégia de lucrar, simultaneamente, comprando e vendendo um ativo, a fim de aproveitar as ineficiências do mercado pelo mesmo ativo sendo precificado de forma diferente em diferentes locais. O que chamamos de Assimetria da Informação. Especialmente nesta fase inicial da história das cryptomoedas, em que a liquidez varia muito de uma bolsa para outra, existem inúmeras oportunidades de explorar as diferenças de preços entre as bolsas para lucrar com a arbitragem.

Swing Trading

Swing trading é a estratégia de comprar um ativo a um preço baixo e vendê-lo a um preço alto a uma frequência relativamente alta – normalmente uma vez por dia ou uma vez a cada poucos dias. A alta volatilidade de muitas cryptomoedas levou muitos traders a se concentrarem nesse tipo de estratégia, apesar de que a alta volatilidade também pode tornar a estratégia dispendiosa se você mantiver os seus negócios mal. Um dado que impacta violentamente o swing trading são as taxas de operação das exchanges. Leve isso em consideração quando for operar nessa frequência. Não ignore as taxas. Leia mais sobre aqui.

Day Trading

Day Trading é como o swing trading, mas com uma maior frequência de negociação. Como o nome sugere, os day traders negociam várias vezes por dia, geralmente tentando lucrar rotineiramente com pequenas flutuações em um mercado.

Margin Trading

Negociação de margem, em português bem rasteiro, seria a prática de comprar um ativo usando fundos emprestados de um corretor. Esse é um método arriscado de negociação porque, se os ativos acabarem diminuindo de valor, o trader(você, jovem negociador) pode ficar com dívidas significativas – é possível perder mais dinheiro do que investido inicialmente. Use com moderação.

Alavancagem

Alavancagem é o poder de compra adicional criado pela negociação de margem, permitindo que você efetivamente pague menos do que o preço total por um ativo usando fundos emprestados. Alavancagem é tipicamente representada como uma razão: por exemplo, se você tem US$ 10.000 em uma conta de negociação e pega emprestado outros US$ 10.000, então você tem uma alavancagem de 2:1. Use com moderação.

Ordem de mercado

Uma ordem de mercado é o que acontece quando você faz um acordo com uma corretora para comprar ou vender uma certa quantia de um ativo imediatamente ao melhor preço disponível. Dependendo do tamanho do seu pedido e do volume de negociação na bolsa, isso pode acabar dando a você um preço extremamente baixo, embora permita que você execute sua negociação rapidamente.

Ordem Limitada

Uma ordem de limite é um contrato que você faz com uma corretora para executar uma negociação apenas em um determinado ponto de preço ou o que seria o melhor preço. Se esse preço acabar nunca sendo alcançado, o seu pedido nunca poderá ser executado. As ordens limitadas também permitem que você defina um limite de tempo para o pedido, após o qual o negócio não será executado.

Ordem de stop-loss

Uma ordem de stop-loss é uma negociação que você coloca em prática para que uma negociação seja executada imediatamente se um ativo atingir um determinado ponto de preço. Como o nome sugere, esse tipo de pedido é projetado para limitar suas perdas: se você investiu em Bitcoin e quer ter certeza de que não perderá muito dinheiro em caso de uma queda, você pode fazer um stop-loss a fim de garantir que o seu Bitcoin será vendido imediatamente se o preço cair abaixo de um certo ponto.

Pedido de Take-Profit

Uma ordem de take-profit é a “outra metade” de uma ordem de stop-loss: enquanto uma ordem stop-loss é colocada em vigor para limitar as perdas, uma ordem de take-profit é colocada em prática para garantir os lucros de uma pessoa. Quando esse tipo de ordem de limite é colocada em vigor, você automaticamente venderá o ativo em questão, imediatamente, se seu valor atingir um determinado preço.

OTC Trades

São transações especialmente grandes: eles usam um corretor que os conecta diretamente com uma entidade disposta a comprar ou vender o ativo em questão. A um preço particular. Isso tem o objetivo de evitar a perda de dinheiro com a realização de uma negociação tão grande que mova o mercado – as assimetrias de informações peculiares envolvidas em tal negociação evitam que se cometa erros comuns, que são típicos no mercado de varejo – como sofrer uma volatilidade maior por um ativo, por conta até mesmo da própria negociação, que acaba inundando(floodando) o book, visto que estamos falando de negociações em escala de milhões.

Gorilla Trades

Gorilla trades são algoritmos de negociação projetados para executar grandes negociações sem mover inadvertidamente o mercado. Esse método de negociação encontra a melhor maneira de executar uma ordem grande mostrando apenas partes menores dela no livro de pedidos, evitando que ele fique profundamente empoçado no book. Outro problema que o trader deve se ater. Trata-se de ordens tão grandes que não há liquidez para ser executado, mantendo assim sua ordem presa no book por horas. É melhor usado quando há níveis médios de atividade no mercado.

Trade com sabedoria

É fácil ser sugado pelo hype das cryptomoedas e mergulhar em negociação sem uma compreensão sólida do que você realmente está fazendo. Se você está atirando no escuro, quaisquer acertos serão raros e puramente acidentais. Contudo, errar ou acertar nesse mercado, significa perder ou ganhar dinheiro. Acredite, perde-se mais que se ganha, se não se souber o que está fazendo. Portanto, estude, estude, estude, estude, todos os dias e depois estude ainda mais.

O aprendizado sobre os mercados é uma oportunidade para aprender sobre os conceitos e estratégias que sustentam o investimento sólido. Com mais conhecimento, você poderá aproveitar as oportunidades desse novo setor sem correr riscos exagerados.

Siga-nos no Telegram   no WhatsApp   no Twitter

 

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.

Click to comment

More in Bitcoin

Bombando

Cultura

To Top