Bitcoin terá suporte a contratos inteligentes – Finalmente

O cofundador da Blockstream, Pieter Wuille, postou na lista de discussão do bitcoin-dev na segunda-feira um projeto que ele e o colega de pesquisa Andrew Poelstra e o ex-estagiário Sanket Sanjalkar vinham trabalhando no ano passado: Miniscript, uma linguagem para escrever (um subconjunto de) scripts auto executáveis para o Bitcoin.

A linguagem Miniscript tem como objetivo tornar mais fácil para os programadores escreverem contratos inteligentes ou condições para gastar bitcoins em tarefas pré definidas; tarefas que se mostraram relativamente difíceis de realizar ao usar a linguagem nativa do do Bitcoin. Wuille, Poelstra e Sanjalkar já construíram implementações de trabalho do Miniscript nas linguagens de programação C ++ e Rust.  

Com Miniscript, é possível:

  • Escrever descritores para endereços de scripts que implementam as coisas mais complicadas do que multisig.
  • Crie softwares que possam lidar com a composição de políticas (por exemplo, ter fundos em uma configuração 2-de-3, onde uma das três “chaves” é uma política que envolve talvez vários dispositivos e tempos limite).
  • Compilar políticas de gastos complexos para scripts eficientes.
  • Realizar a análise estática para ver se alguma das limitações de recursos do Script (limite de ops, tamanho da pilha, …) poder interferir na capacidade de gastar.

A criação de uma linguagem mais fácil de se implementar contratos inteligentes sempre foi um fator que afastava o Bitcoin de inovações como as que trouxe o Ethereum, por exemplo.

Repositório em linguagem C++ no Github: (https://github.com/sipa/miniscript)
Repositório em Rust: (https://github.com/apoelstra/rust-miniscript)
%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]