Bitcoin

Bitcoin não tem valor, diz executivo da Allianz Global

Published on

O executivo de Allianz, Stefan Hofrichter, disse que o “valor intrínseco de Bitcoin deve ser zero” e a falta de regulamentos financeiros para manter a cryptomoeda sob controle pode levar à sua extinção.

Stefan Hofrichter, diretor de economia e estratégia global da Allianz Global Investors, escreveu um post onde descreve o Bitcoin como uma bolha que estourará a qualquer momento. Ele também acredita que nenhuma cryptomoeda não tenha valor intrínseco.

Depois do aumento de Bitcoin até US$ 20.000 no final de dezembro de 2017 e sua queda subsequente, ele especula que o hype que envolve a cryptomoeda ainda não está pronto para desaparecer.

“Então, esse é o fim do hype sobre Bitcoin como o futuro das moedas globais? Provavelmente ainda não, uma vez que a especulação em Bitcoin e instrumentos similares parece continuar por algum tempo “. Hofrichter escreve.

Ele também menciona que Bitcoin preenche todos os requisitos de uma bolha, enfatizando a ideia de que “ultrapassa em muito a bolha de TI da década de 1990”.

Entre esses “requisitos” estão o fato de que o Bitcoin é preferido por criminosos, seu preço está muito inflado e os volumes de negociação aumentaram rapidamente.

De acordo com Hofrichter, o fato de que a cryptomoeda não esteja sujeita a regulamentos financeiros também pode desempenhar um papel na categorização como uma bolha.

“Isso nos leva a uma questão-chave: qual é o valor justo de um Bitcoin? Em nossa opinião, seu valor intrínseco deve ser zero: um Bitcoin é uma reivindicação sobre ninguém – em contraste com, por exemplo, títulos soberanos, ações ou papel-moeda – e não gera fluxo de renda “, acrescenta Hofrichter.

Ele continua a admitir que o mesmo poderia ser dito sobre o ouro, mas observa que o metal precioso foi “amplamente aceito” como um indicador de riqueza por vários séculos.

A peça de Hofrichter detalhando o ponto de vista da Allianz Global termina com uma nota de rodapé sobre os méritos da tecnologia do blockchain – o biombo que os bancos utilizam para se aproximar do Bitcoin, não é mesmo? -. Ele elogia os benefícios da tecnologia e seu potencial para tornar o setor financeiro mais eficiente.

Este sentimento não é nada novo vindo de Allianz. Em novembro de 2017, seu principal assessor econômico disse à CNBC que a Bitcoin é “mais uma mercadoria que uma moeda”.

Essa falação de Hofrichter e o estudo feito pela Allianz, podem ser acessados aqui.

 

                             Conheça nosso canal no Telegram.

 

direito autoral © 2021 Crypto Watch.