Análises

Bitcoin é um excelente instrumento diante de uma sociedade sem dinheiro vivo

Published on


Em uma sociedade sem dinheiro, o governo procura desencorajar ou até mesmo criminalizar a posse e o uso do próprio dinheiro. Na Suécia, isso aconteceu em grande parte sem coerção. Na Índia, o governo retirou do mercado as notas de 500 e 1.000 rupias.

Diferentes países podem ter diferentes incentivos para pressionar por uma sociedade sem dinheiro. Na China, os pagamentos digitais são principalmente uma ferramenta de controle social e servem como uma espinha dorsal para o sistema de crédito social da China. E estão progredindo: 96% dos pagamentos em dinheiro em 2012 se transformaram em apenas 15% em 2019.

Na Europa, os bancos centrais se encantam com a ideia de taxas de juros negativas. Um recente relatório do FMI afirma que:

“Recessões severas historicamente exigiram de 3 a 6 pontos percentuais de corte nas taxas de juros. Se outra crise acontecer, poucos países teriam esse tipo de espaço para a política monetária responder ”.

As taxas de juros negativas eram tradicionalmente difíceis de implementar porque o dinheiro servia como limite inferior. Em uma sociedade sem dinheiro, esse limite inferior desapareceria. Em uma recessão severa, o BC poderia reduzir a taxa de juros para, digamos, -4%, para tornar o consumo e o investimento mais atraentes em relação à poupança.

Recentemente, os bancos centrais começaram a rever a questão, pois segundo relatório da Interpol, já divulgado aqui nesse portal, o crime organizado prefere dinheiro vivo, para suas transações.

Aqueles envolvidos em evasão fiscal, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, e aqueles que desejam armazenar o produto do crime e os meios para cometer outros crimes preferem dinheiro vivo, pois este é mais fácil de ser movido e não deixa rastro.

De fato, o uso de dinheiro em espécie tornou-se tão estigmatizado nos EUA e na Europa que a retirada ou o transporte acima de uma determinada quantia requer permissão explícita do governo.

Problemas da sociedade sem dinheiro


Uma sociedade sem dinheiro não tem capacidade de transacionar valor sem a onipresença de atores do governo.

Se todo pagamento é intermediado, torna-se impossível pagar alguém por qualquer coisa sem que haja um registro em algum lugar. Elimina a privacidade e coloca o governo como terceiro em todos os eventos financeiros.

Os governos afirmam que uma sociedade sem dinheiro lhes permite proteger os cidadãos dos criminosos. Os espectros do terrorismo e do crime organizado são frequentemente citados neste momento. Mas isso faz a suposição ingênua de que os próprios governos nunca podem se tornar maus. Como se algum governo fosse flor que se cheire, como dizia minha avó.

Como todas as transações exigem o consentimento de um intermediário, elas podem ser facilmente censuradas e os fundos confiscados. Pode não estar acontecendo agora, mas um bom sistema monetário deve ser robusto para mudanças no clima político. Um sistema monetário sem dinheiro é menos resistente tanto à tirania da maioria quanto ao autoritarismo. Vide a China que é a precursora da eliminação do dinheiro vivo. Até para se receber esmola é preciso ter uma carteira virtual, como é o caso do Wechat por lá. A omnipresença do app de mensagens e sua adoção, acelerou o descarte de dinheiro vivo entre a população, inclusive a mais pobre.

O dinheiro pode não ser a ferramenta certa para a maioria das transações, mas a eliminação do mesmo remove uma escolha importante e protege contra o abuso do governo frente às pessoas.

Bitcoin como um hedge contra a sociedade sem dinheiro


Quando o dinheiro acabar, para onde você vai transacionar com um nível básico de privacidade? Que dinheiro você tem quando as taxas de juros negativas começam a se deteriorar na sua conta bancária?

Tradicionalmente, tem sido impossível para o mercado privado encontrar soluções para essas demandas humanas básicas. O estado não gosta de competir com sua própria moeda fiduciária e faz questão de fechar o caminho de iniciativas como as das cryptomoedas.

O Bitcoin poderia mudar isso. De natureza descentralizada e digital, já não tem o ponto central de falha que tornou vulneráveis ​​os “fundos privados”. E é modelado para casar as duas formas de dinheiro – dinheiro físico e pagamentos digitais – em uma modalidade inteiramente nova: dinheiro digital. Ele pode ser transacionado ponto a ponto, não tem permissão, não censura pessoas ou transações e tem um nível razoável de privacidade (se alguém souber como usá-lo).

Ainda estamos no início do experimento do Bitcoin, mas com a sociedade sem dinheiro surgindo no horizonte, mais do que nunca precisamos dele para ter sucesso. Sua política monetária fixa já faz uma proteção contra a inflação alta (que é cada vez mais usada em lugares com colapso de moedas fiduciárias como a Venezuela). Como já relatamos aqui nesse portal. Mas, igualmente importante, o Bitcoin é uma proteção contra a desmonetização do dinheiro e a ascensão da sociedade sem dinheiro.

Invista em Bitcoin e Ethereum na melhor corretora do Brasil: Bitcointrade

Siga-nos no Telegram   no Instagram  no Twitter

direito autoral © 2021 Crypto Watch.