Bitcoin substituirá todas as moedas em dez anos

O bitcoin já é usado como reserva de valor e investimento especulativo não é de hoje. Em breve, pode se tornar um meio de pagamento viável.

Conforme observado pelo professor William Knottenbelt, do Imperial College London:

O mundo das cryptomoedas está evoluindo tão rapidamente quanto a coleção considerável de terminologia confusa que o acompanha. Essas tecnologias descentralizadas têm o potencial de superar tudo o que pensávamos saber sobre a natureza dos sistemas financeiros e dos ativos financeiros.”

Para que o Bitcoin se torne um meio de pagamento diário, claro, que seus problemas com sua escalabilidade, precisam ser resolvidos o quanto antes. Mesmo com a adoção da Lightining Network e com a queda das taxas por sua vez. Como está agora, as transações com Bitcoin podem levar horas para serem processadas, e o valor do ativo pode aumentar ou diminuir significativamente durante esse período. Essa excessiva variação, embora  seja suportada por especuladores, não pode ser tolerada para quem administra uma empresa, pois altera a perspectiva de receita, fluxo de caixa e pagamento de impostos.

Novos sistemas de pagamento – ou classes de ativos – não surgem da noite para o dia, mas vale notar que o conceito de dinheiro evoluiu – mesmo em nossa vida – praticamente não usamos mais dinheiro físico para pagamentos, somente meios digitais e gradualmente a adoção de meios móveis. Nesse aspecto que prevemos que haverá um canal de desenvolvimento acelerado às cryptomoedas. O uso mais amplo de cryptomoedas é o próximo passo natural se elas superarem com sucesso os seis desafios: escalabilidade, usabilidade, regulamentação, volatilidade, incentivos e privacidade.

Para Iqbal Gandham, diretor administrativo da eToro no Reino Unido, afirma:

A história do dinheiro é uma história da evolução da sociedade, da nova tecnologia substituindo a antiga para melhorar a transferência de valor de uma pessoa para outra. Cryptomoedas representam um próximo passo nesta jornada. Dada a velocidade de adoção, acreditamos que poderíamos ver Bitcoin e outras cryptomoedas na rua dentro de uma década.

Para nós aqui do Cryptowatch, o primeiro passo para que o Bitcoin ou qualquer outro cryptoativo se torne meio corrente de pagamento, é preciso que a especulação em torno de sua cotação diminua e seu preço estabilize em patamares civilizados. Pois é inadmissível para o fluxo de caixa de um negócio, perder seu valor acumulado em 30% em um dia. Como falamos acima.

Claro que qualquer moeda desvaloriza-se e há casos extremos, como os de países com hiperinflação. Porém, em condições normais, uma desvalorização de 30 a 50% em um dia ou sua valorização na mesma medida não colabora para sua adesão em massa.

 

Siga-nos no Telegram   no WhatsApp   no Twitter

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]