Altcoins
Bitcoin Cash passará por atualização do seu protocolo dia 15
O Bitcoin Cash passará por uma a atualização de rede e do seu protocolo de assinaturas criptográficas. A partir desse momento, o conjunto de regras de consenso atuais será atualizado para adicionar suporte abrangente às assinaturas Schnorr. Tudo isso representa os esforços dos desenvolvedores com a ideia de apresentar melhorias na infraestrutura de rede, uma das tarefas pendentes desde o seu lançamento, há dois anos.
Don’t wait, upgrade today!#BitcoinCash planned network upgrade takes place on Noverber 15th 2019
If you run a full node check https://t.co/9geb4qR5JT to see if your software version is upgrade ready. Bitcoin ABC 0.20.0 and higher, BCHD 0.15.0, BUCASH 1.17.0.0#BCH pic.twitter.com/D9QY2SfIGn— Bitcoin Cash (@BitcoinCash) October 30, 2019
Esta atualização alterará as regras de consenso atuais, adicionará dois novos recursos, conforme mostrado nas especificações técnicas descritas no Github do projeto. O primeiro deles incorpora suporte para OP_CHECKMULTISIG (Verify), que complementa o suporte anunciado anteriormente às empresas Schnorr.
Isso significa que, após essa atualização, todas as operações de verificação de assinaturas oferecerão suporte às assinaturas Schnorr. Dessa forma, permitirá uma mecânica mais complexa para transações de várias empresas que se beneficiarão desse mecanismo. As assinaturas Schnorr foram incorporadas na atualização de maio passado, embora só pudessem ser usadas com CHECKSIG e OP_CHECKDATASIG. Agora com OP_CHECKMULTISIG, o suporte será estendido.
O novo recurso facilita para os usuários do BCH o uso de mecânicas de trajetória mais sofisticadas com várias assinaturas. As assinaturas agregadas da Schnorr (com OP_CHECKMULTISIG) são uma das maneiras de criar várias assinaturas de uma maneira mais sofisticada.
Em 9 de agosto, o engenheiro de software Mark Lundeberg explicou através de um tópico em sua conta do Twitter que os desenvolvedores fizeram um teste preliminar bem-sucedido para levar as assinaturas de Schnorr ao OP_CHECKDATASIG. Além disso, ele detalhou como foi que um erro levou a uma feliz descoberta.
«Para fazer isso funcionar com elegância, usamos uma verruga estranha da linguagem Bitcoin Script, onde OP_CHECKDATASIG puxa um elemento adicional não utilizado da pilha. Esse elemento fictício finalmente encontrou utilidade. Sem o elemento fictício, teríamos que fazer algo tecnicamente mais perturbador e desconfortável. O elemento dummy multigrade sempre foi entendido como um erro. Mas, às vezes, esse erro é apenas um acidente feliz ».
Mark Lundeberg, engenheiro de software do Bitcoin Cash.
Today, we did a successful preliminary test of bringing Schnorr signatures to OP_CHECKMULTISIG, per this spec: https://t.co/ZUZBwIAkkD
— Mark Lundeberg (@MarkLundeberg) August 9, 2019
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.