De quase 5 mil tokens, somente 40 possuem liquidez

Não é novidade para quem atua em trading de criptoativos que o principal desafio para se mover nesse mercado é a questão da liquidez de alguns ativos. Na maioria das vezes o que mais provoca prejuízo em um momento de queda e consequente panic sell é sua ordem de venda ficar “empoçada” no book de ordens de venda de uma bolsa com pouca liquidez. Fenômeno muito comum nas bolsas nacionais. O trader iniciante procura pela menor cotação entra e não atenta para as ordens de venda, um belo dia ele descobre que não há liquidez para execução da sua ordem e acaba amargando um prejuízo.

Das quase 5 mil moedas listadas, para sermos exatos: 4.938 tokens, – somente 40 delas possuem liquidez suficiente para sustentar operações longas e curtas de trading. É o que nos revela o grande analista de mercado Willy Woo em seu Twitter.

Diante desse quadro desolador para quem possui pouco conhecimento sobre alocação de recursos, sobre assimetria da informação e teoria dos jogos lidar com ativos tão voláteis e manipuláveis é a receita certeira para se perder dinheiro. Em resumo, é o tipo de cenário que só fortalece os Bitcoiners Maximalists, que são os criptoinvestidores que consideram somente o Bitcoin como ativo passível de investimento e que preconizam que as demais criptomoedas devam ser literalmente esquecidas.

A posição de Woo não é exatamente clara, embora ele em posts anteriores mostre alguma atenção ao Ethereum também como um ativo a se prestar a atenção. Assim como outros grandes analistas, como Su Zhou ou Dave the Wave. Claro que a posição de Woo causou uma acalorada discussão entre os internautas. Que se manifestaram sobre conceitos entre volume e liquidez.

Mas a questão central e que não foi exatamente abordada diretamente por Woo, trata-se dos grandes males do mercado de criptoativos: o falseamento de volume nas bolsas, a manipulação de mercado por parte das baleia e o washing trading (uma forma de manipulação de mercado na qual um investidor vende e compra simultaneamente os mesmos ativos financeiros para criar atividade artificial enganosa).

Grandes players do mercado como a Coinmarketcap estão lutando para trazer mais segurança ao mercado. Evitando que as bolsas utilizem-se do falseamento de volume como um instrumento de marketing. Leia mais aqui. Contudo, através do site Coincodecap é possível acompanhar o grau de interação dos desenvolvedores de um projeto. Ora, mas qual a finalidade disso para os negócios? Toda, senhores.

Estamos falando de ativos programáveis e em rede, logo acompanhar seu desenvolvimento nos dá um norte sobre seu futuro e presente. Projetos que estejam há meses sem desenvolvimento, sem interação com seus desenvolvedores, devem ser vistos como ativos de alto risco e por conseguinte baixa liquidez. 

Portanto, projetos que tenham pouca liquidez, pouco volume, baixa atividade de rede e de interação da equipe de desenvolvimento devem ser evitados.

Opere na exchange que te deixa fora do alcance da Receita
%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]