Precisamos falar sobre as exchanges parte II: Volumes falsos – Uma boa estratégia de marketing?

Toda a comunidade recentemente se surpreendeu com o tremendo sucesso de alguns recém-chegados ao mercado de exchanges. BitForex, FCoin e CoinEx conseguiram entrar na lista CoinMarketCap das TOP-10 pelo volume de negócios diários. Embora tenham entrado em cena a tão pouco tempo, elas quase superaram os famosos titãs, como Binance, OKex e Huobi. Além disso, eles já superaram KuCoin, Kraken e Upbit. As questões relevantes são “por quê?” e “como?”.

A questão dos volumes falsos nas exchanges é como um OVNI: algumas pessoas afirmam testemunhar, mas não há evidências e métricas para provar sua existência.

VOLUME DE NEGÓCIOS – A premissa básica

Nós tivemos que começar do básico: identificar o volume de negociação da BitForex. O CoinMarketCap e o Crypto Compare Data  são as primeiras fontes consultadas. Para receber dados mais objetivos, decidimos comparar os dados de Kraken, KuCoin e a BitForex. Durante os últimos dois meses, a DTV(daily trading volume) da BitForex aumentou de poucos milhões para US$ 208 milhões. Consequentemente, a exchange passou de TOP70 para TOP7 no ranking do Coinmarketcap.
Por sua vez, a DTV da Kraken é de US$ 75 milhões, e a de KuCoin é de US$ 27 milhões.

Vejamos o DTV da Kraken:

Vejamos o DTV da Kucoin:

 

Analisando o marketshare e o tráfego de rede

Para esse fim, utilizamos o site SimilarWeb. Usando a versão paga da plataforma, analisamos a quantidade de tráfego mensal, visitantes únicos (UV) e usuários únicos (UU) no site da BitForex.
A imprecisão das estimativas ocorreu em duas semanas, mas ainda podemos tirar conclusões sobre o número aproximado de usuários: consideramos visitas únicas e a porcentagem de taxa de rejeição e determinamos o número de usuários únicos que passaram mais de três segundos no site.
A fórmula é UU = UV * (1 – Taxa de rejeição)

Em junho, o número de visitantes únicos da BitForex foi de 68 mil, com uma taxa de rejeição de 57,5%. Por sua vez, o UV da Kucoin foi de 1.937.000 com uma taxa de rejeição de 54,1%. O número de UV de Kraken foi de um milhão e vinte sete mil com uma taxa de rejeição de 36,7%. (fig. 5)

Vamos comparar a BitForex com KuCoin e Kraken

Número de usuários únicos

UU da BitForex: 29 mil.

UU da Kucoin: 889 mil. 

UU da Kraken: 666 mil.

O número de UU do KuCoin é 30 vezes maior do que o da BitForex, o número de UU do Kraken é maior em 23 vezes.

Número de visitantes únicos vs volume de negociação

Apesar do fato de que Kraken e Kucoin tenha muito mais visitantes do que BitForex, entretanto o DTV por dia na BitForex é várias vezes maior. Especificamente, o volume de negociações da BitForex (198 mil visitas mensais) é 2,36 vezes maior do que a da Kraken (visitas mensais de 20,4 milhões) e 7,7 vezes maior do que o da Kucoin (31milhões de  visitas mensais).

ANÁLISE DO TRÁFEGO BITFOREX POR CANAIS

  • 47% são visitas diretas ao site (esse canal provavelmente exibe as visitas de usuários da exchange, pois é improvável que eles usem links de referência).
  • 29% é o tráfego de referência que vem do CoinMarketCap (cerca de 90%). Obviamente, como a exchange está no topo.
  • 16% de pesquisa orgânica. A mistura de usuários e novos visitantes.
  • 3% de tráfego social. A exchange possui uma pequena comunidade.
  • 3% de publicidade paga + 0,28% de anúncios do Google. A Bitforex não gasta dinheiro em promoções pagas e não gera tráfego através do PPC (Pay Per Click).
  • 2% de newsletter. O rendimento do tráfego baseado em newsletter não é grande. Considerando o fato de que, normalmente, uma base de e-mail de uma empresa contém seus usuários mais ativos, podemos presumir que a base de e-mail da BitForex ainda não é tão grande quanto o seu número de UU (29 mil).

 

As visitas diretas, o tráfego de referência do Coinmarketcap e a pesquisa orgânica (92% no total) são as principais fontes de tráfego da BitForex. Tráfego pago e social, bem como a newsletter, são pouco utilizados (8% no total). Portanto, é evidente que a empresa não gasta dinheiro em Marketing pago e construção de comunidade orgânica por meio do Marketing de mídia social e da Base de assinatura de e-mail.

A pergunta é quanto custa afinal o CAC(custo de aquisição de usuários)da Bitforex?

COMUNIDADE

O número de assinantes nas redes sociais é um fator importante que determina o número de usuários. Esse número deve ser pelo menos duas vezes maior que o número de usuários.

TWITTER

BitForex – pouco mais de 2 mil

Kraken – 315 mil

KuCoin – 295 mil

Hacken – 10 mil

Telegram

O número de mensagens no grupo do Bitforex no Telegram é oito vezes maior do que a da Hacken, mas a velocidade das mensagens é quase a mesma (a diferença de 26 mensagens). Ao mesmo tempo, o grupo Kucoin no Telegram tem mais 5.3 mil membros, mas o número de mensagens por período é 4,5 vezes maior. A atividade dos grupos no Telegram nos faz pensar que a BitForex usa bots e contas falsas com o objetivo de aumentar o número total de membros.

Nós só podemos supor que a BitForex tem no máximo de 4-5 mil de usuários reais, e as contas restantes são falsas / bots. A quantidade de pessoas no grupo não é surpreendente: devido ao avanço dela no ranking da Coinmarketcap, o grupo tem um influxo constante de pessoas. Ainda assim, devido ao longo tempo de resposta e às contas falsas, as pessoas o deixam imediatamente ou ficam inativas. Em conclusão, a Bitforex não se concentra em construir a comunidade para aumentar seu volume de negócios organicamente. É tudo para inglês ver, como se constata.

Outros canais de mídias sociais

Não há novas campanhas da BitForex rodando no YouTube e ou no Facebook.

Conclusão sobre as mídias sociais

A explicação: criar e implementar estratégias de marketing, comunicação e construir uma comunidade de maneira orgânica é mais caro do que forjar volumes de comércio.

A BitForex forja volumes de negociação para ficar no topo da classificação e chamar a atenção de investidores e novos usuários. No entanto, eles têm certos problemas com o processamento e a conversão de tráfego em usuários, pois não há uma política clara quanto à interação com o público. Como resultado, a exchange não tem um grande número de apoiadores reais e uma comunidade leal nas mídias sociais, no Telegram ou no e-mail.

Análise comparativa sobre volume de usuários

Para exibir a inconsistência de tal estratégia de “sucesso”, optamos por comparar a métrica Volume Total de Comércio por Usuário (Total Trading Volume Per User – TTVPU) ao par de moedas com maior liquidez – BTC/USDT para a seguinte lista de exchanges: Binance , Okex, HuobiPro, HitBTC, Bittrex, Poloniex, KuCoin e BitForex.

Para calcular o Volume Total, nós pegamos dados históricos de negociação para o par BTC/USDT negociado até junho de 2018. O gráfico abaixo exibe visualmente a distribuição do valor de TTVPU para cada exchange. Um número aproximado de usuários foi estimado usando a métrica de visitantes únicos mensais com relação à taxa de rejeição média deles. Em seguida, criamos uma proporção simples dividindo o Volume mensal total de negociação pela métrica UU, que determinamos em análise na parte de fontes abertas deste artigo. Recebemos os seguintes resultados:

Exchange Volume total em dólar Usuários únicos mensal Volume total por usuário
Binance 6.334.579.027 7.357.768 US$861
Okex 1.278.212.196 495.681 US$2.579
Huobipro 2.779.017.113 462.728 US$6.006
HitBTC 1.680.309.710 810.157 US$2.074
Bittrex 220.116.558 1.090.202 US$202
Poloniex 216.611.619 777.301 US$279
Kucoin 11.750.079 888.696 U$13
Bitforex 372.601.824 29.054 US$12.824

 

Conclusão

Considerando os resultados da nossa análise, fica evidente que a BitForex provavelmente está exagerando seu volume comercial utilizando-se do processo conhecido como Wash Trading, – refere-se a comprar ações através de um corretor e vender as ações através de outro corretor. A wash trading não é legal, pois é realizada para manipular o mercado e encorajar outros investidores a se moverem para uma posição de compra. Embora possa ser realizado de maneiras diferentes, wash trading normalmente usa grandes transações/ordens de negociação para reduzir o risco de perda. Essa prática é consistente com os resultados da análise e serviu como prova adicional da atividade de manipulação de volumes da BitForex.

Em 2017, as chinesas OKCoin e Huobi também supostamente rodaram bots ações de wash trading e inflacionar seus volumes diários de negociação para propositadamente engrandecer o tamanho do mercado chinês de cryptos.

 

AS INFERÊNCIAS DA PESQUISA

Como provamos acima, a BitForex não possui uma comunidade ampla, ativa e leal nas redes sociais que possa garantir um volume de negociação tão alto. Portanto, é lógico que aumentar os volumes de negociação falsos em 24 horas é uma técnica de marketing mais eficaz do que a justa criação da base de usuários por meio de uma ampla presença de mídia e gerenciamento da comunidade. Essa abordagem concede a uma plataforma um influxo constante de tráfego de referência de alta qualidade da Coinmarketcap e evita o gasto com orçamentos em publicidade e relações públicas, construção de comunidades e manutenção destas. Por isso não se sabe qual o custo de CAC da Bitforex.

Esse estudo se assemelha a outro que publicamos aqui relacionando-se a Kraken e seus estranhos de volumes de negociação com a Tether.

O que se sabe é que quanto mais alto uma exchange permanece entre as primeiras na lista da Coinmarketcap, permite a uma exchange bem posicionada, cobrar até 30 BTC por listagem de novos tokens em sua plataforma.

É ou não é um bom negócio?

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