Connect with us

Notícias

Bill Gates: Cryptomoedas “causam mortes de forma bastante direta”

Gates afirma que as cryptomoedas são ruins e causam óbitos, permitindo o comércio on-line anônimo de drogas perigosas.

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, novamente criticou o entusiasmo do mundo tecnológico pelas cryptomoedas para comunicações e transações anônimas, alertando que as cryptomoedas contribuem diretamente para mortes e ilícitos.

Gates foi solicitado a dar sua opinião sobre cryptomoedas em um bate-papo no Reddit – Ask Me Anything – na terça-feira para promover a 10ª carta anual da Fundação Bill e Melinda Gates.

“A principal característica das cryptomoedas é o seu anonimato. Não acho que isso seja bom. Os esforços dos governos para barrar a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal, tanto quanto o financiamento do terrorismo é uma coisa boa”, escreveu ele.

Gates também disse que as cryptomoedas “causaram mortes de forma bastante direta”, pois permitiriam o comércio anônimo de drogas on-line.

“No momento, as cryptomoedas são usadas para comprar fentanil e outras drogas, trata-se portanto de uma rara tecnologia que causa mortes de forma bastante direta. Penso que a onda especulativa em torno de ICOs e cryptomoedas é super-arriscada”, segundo Bill Gates.

Os comentários de Bill Gates vêm ecoando, desde semana passada após um debate com o governo, sobre as políticas de cooperação das empresas de tecnologia na quebras de encriptação, por exemplo, no caso da Apple. Que nunca colaborou com o governo nas diversas investigações envolvendo suspeitos de terrorismo e tráfico de drogas. Para Gates, essa atitude intransigente da Apple a deixará mal com o governo em algum momento.

 

Um usuário do Reddit que respondeu à opinião negativa de Gates sobre cryptomoedas, destacou que dinheiro tradicional também é usado para comprar drogas perigosas, mas Gates permaneceu fixo em seu ponto de vista.

“Sim – dinheiro vivo pode ser usado de forma anônima e é usado para este tipo de coisas, contudo, precisa-se estar fisicamente presente para transferi-lo, o que torna as coisas mais difíceis para os pagamentos de sequestros”, escreveu ele.

Uma série de usuários do Reddit também pediram a Gates que falasse sobre o blockchain, mas o co-fundador da Microsoft não respondeu a essas perguntas.

No entanto, a Microsoft está desenvolvendo um sistema de identificação descentralizada baseado em blockchain que em breve irá se integrar com seu aplicativo de autenticação, o Authenticator.

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.

More in Notícias

To Top