NFT

SBT NFT: Compre um pedaço da história da TV

Published on

Famosos e grandes marcas comercializando NFTs não são nenhuma novidade hoje em dia. Porém, a notícia que tivemos em setembro desse ano pode ser uma revolução nesse meio: o lançamento do SBT NFT. Essas siglas, apesar de parecerem mais um código de verificação, significam algo simples. A emissora de TV do Sílvio Santos está levando a leilão 4 momentos históricos de seu fundador.

Isso poderia ser considerado egocentrismo? Para a maioria das pessoas, sim. Porém, pode significar algo muito maior e mais interessante para o mercado de criptoativos. Rompendo as barreiras das mídias tradicionais, o SBT traz para a blockchain, através da imagem de seu fundador, momentos da história da emissora. Nesse ponto, a rede de TV inaugura uma ponte entre o mundo popular e as novas tecnologias a que poucos ainda tem conhecimento. Além, é claro, de eternizar de fato a imagem do já eterno Homem do Baú.

Assim, controversa ou não, essa é uma maneira de trazer luz sobre o assunto ao público ainda leigo. E, de quebra, abrir as portas para que, quem sabe, outras das tradicionais mídias possam trilhar o mesmo caminho.

Veremos a seguir tudo sobre o lançamento do SBT NFT e como ter, você também, um pedaço da história da TV brasileira.

O que é, afinal, um NFT?

Antes de qualquer coisa, vamos tentar entender o que é um NFT. Um NFT (Non-Fungible Token) é um token não-fungível. Mas o que isso quer dizer, exatamente? Em resumo, é basicamente qualquer coisa que não seja fungível. Ou seja: Que não possua equivalente substituível. Algo único.

Calma, vamos explicar. Imagine que você tenha uma moeda de 1 real… Essa moeda tem um valor intrínseco, que é seu valor de face. Assim, você pode trocá-la com outra pessoa por outra idêntica e de mesmo valor. Isso é um token fungível. Nesse caso, o seu valor independe de outros fatores alheios a ele.

Agora, tomemos uma moeda, também de 1 real, mas, dessa vez, comemorativa. A tiragem de moedas desse tipo é normalmente mais baixa que a das comuns. Dependendo da quantidade delas emitida, para colecionadores, terá um valor não raramente dezenas de vezes mais alto que seu valor de face. Assim, essa moeda de 1 real pode valer 50, 100 ou 200 reais nas mãos de um colecionador, dependendo de sua raridade, grau de conservação e disputa pela mesma. Essa moeda é, então, não-fungível. É um item insubstituível.

Na prática, significa que cada NFT é único e possui apenas um dono. Assim, seu valor é igualmente único. Assim, dependendo das circunstâncias e da procura, você pode, então vendê-la no futuro por um valor acima do que você pagou.

Por que comprar uma imagem que posso encontrar na internet?

Agora você pode estar se perguntando: Como uma imagem ou vídeo digital pode ser único se qualquer um pode facilmente fazer uma cópia? É exatamente aí que entra a blockchain! Vamos tentar explicar isso de forma bem simples aqui. Imagine a blockchain como sendo um grande cartório (sim, eles podem ser facilmente substituídos) na internet. Ao registrar um bem em um cartório, esse bem fica reconhecidamente vinculado a você. Assim, qualquer pessoa que deseje confirmar se essa informação é verdadeira, deve solicitar, no local certo, o documento que comprove esse fato.

Dessa mesma forma (mas muito mais simples que ir ao cartório), ao adquirir um NFT, a transação ficará gravada de modo permanente na blockchain. Então, qualquer pessoa, a qualquer momento, em qualquer lugar no mundo poderá verificar a autenticidade do seu token. Assim, mesmo que haja outras imagens circulando pela internet, aquela cópia terá um código único e será somente sua até que você venda a outra pessoa, se assim desejar.

Como são os tokens do SBT NFT?

Em comemoração aos 40 anos do SBT, foram lançados 4 NFTs que ilustram momentos icônicos da emissora. As imagens são cenas em que o apresentador e dono do canal aparece em cena em pontos históricos. São eles:

  • Onde tudo começou – no ano de 1981;
  • Topa tudo por dinheiro – no ano de 1992;
  • De casa nova – no ano de 1996;
  • Teleton – no ano de 1998.

Essas imagens simbolizam não apenas a venda de “fotografias” da história televisiva. Mas também abrem as portas para que outras empresas que atuam nas mídias tradicionais façam o mesmo.

Como faço para comprar o meu SBT NFT?

Os NFTs estão sendo leiloados através da InspireIP, uma casa de leilões de NFTs. A moeda utilizada para os lances é a MATIC, que também pode ser adquirida dentro da mesma plataforma. É bom ficar de olho em sua cotação e aproveitar um bom preço.

Tendo comprado quantidade suficiente da moeda, é só dar seu lance. O valor mínimo do lance para cada NFT, convertido em moeda corrente, é de 10 reais.

Então, se quiser ter um pedacinho da história da TV em sua carteira, corre para comprar seu SBT NFT, que vale mais do que dinheiro! Ma ôeee!

direito autoral © 2021 Crypto Watch.