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Metade das campanhas de ICO, morrem após 4 meses de encerradas as campanhas

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Cerca de 56% das startups lançadas via ICO morrem dentro de quatro meses após finalizar suas campanhas de arrecadação.

Essa é a conclusão de um estudo do Boston College que analisou a intensidade dos tweets das startups para inferir sinais de vida. Os pesquisadores determinaram que apenas 44,2% das startups sobrevivem após 120 dias do final de suas ICOs. Os pesquisadores, Hugo Benedetti e Leonard Kostovetsky, examinaram 2.390 ICOs que foram concluídas antes de maio.

Adquirir moedas em uma ICO e vendê-las no primeiro dia é a estratégia de investimento mais segura. Ainda assim, todos os investidores devem provavelmente vender suas moedas nos primeiros seis meses, segundo o estudo.

Em março de 2018, vimos, pela primeira vez desde dezembro, um crescimento no número de ICOs sendo conduzidas. O número de Ofertas Iniciais de Moedas cresceu 28% para 168 ICOs. Isso inclui apenas tokensales concluídas, excluindo vendas canceladas ou malsucedidas. Como muitos investidores de ICO provavelmente já experimentaram, o crescente número de projetos, torna mais difícil identificar o sinal no ruído quando ele surge, justamente devido a proliferação desses.

“O que descobrimos é que, uma vez que se ultrapasse a barreira dos três meses, no máximo seis meses, esses tokens não superam outras cryptomoedas em valorização. O retorno mais forte é, na verdade, no primeiro mês.” – disse Kostovetsky.

Os retornos vêm diminuindo ao longo do tempo, à medida que as startups se tornam mais informadas sobre as ofertas de preços de moedas e as captações de recursos migrou para os investimentos em ICO. Os retornos de pessoas que venderam tokens no primeiro dia em que foram listadas em uma bolsa estão caindo quatro pontos percentuais por mês, conforme o estudo da Boston College.

O estudo da Boston College, se baliza exatamente pela comunicação das equipes, clientes e público, via tweet. Os projetos quando são lançados, possuem forte presença nas redes sociais, em particular no Twitter e vão morrendo ao longo dos meses seguintes, após o encerramento de suas campanhas. Como podemos  ver no gráfico abaixo.

Contudo, esse estudo só se debruça sobre o aspecto de exposição dos projetos e não sobre sua performance financeira. Fizemos estudos nesse portal, em artigo especial publicado aqui, que embora seja de suma importância escolher bem, seus projetos para investir. Visto que o mercado de ICO foi tomado de projetos que não entregam nada em até dois anos de roadmap, de projetos vaporware e muitos scams. Conforme nossos estudos, ainda sim, trata-se de um instrumento financeiro que pode retornar grandes retornos sobre o ROI.

Embora os retornos dos investimentos em Bitcoin e ICO sejam afetados em curto prazo pela correção atual do mercado, olhando para as três últimas grandes correções em Julho, Setembro e Novembro mostra que os investimentos da ICO especificamente ainda se revelaram muito lucrativos ao longo do tempo. De fato, esses meses são tops em termos de lucratividade hoje, indicando que os mercados em baixa podem até ser o melhor momento para os investidores de médio e longo prazo investirem em Ofertas Iniciais de Moedas.

 

Dados anteriores mostraram que quanto menor o preço médio mensal do Bitcoin, maior o retorno médio mensal dos investimentos em ICO.

 

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