Altcoins
Índia proíbe bancos de processar compras de cryptomoedas. Mas não bane as cryptomoedas do país.
Os indianos não podem mais comprar cryptomoedas através de suas contas bancárias, de acordo com novas medidas adotadas pelo banco central do país.
A política abrangente, anunciada na quinta-feira pelo Banco da Reserva da Índia (RBI), proíbe que instituições regulamentadas pelo RBI permitam que seus clientes comprem cryptomoedas, e também impede que bancos forneçam serviços às empresas que “negociam ou liquidam [moedas virtuais]. ”
“O Reserve Bank alertou repetidamente usuários, detentores e negociadores de moedas virtuais, incluindo Bitcoins, sobre vários riscos associados ao lidar com essas moedas virtuais. Em vista dos riscos associados, foi decidido que, com efeito imediato, as entidades reguladas pelo RBI não tratarão nem fornecerão serviços a nenhum indivíduo ou entidade de negócios que esteja lidando com ou liquidando as cryptomoedas. As entidades regulamentadas que já fornecem tais serviços devem sair dessas transações dentro de um prazo especificado. ”
Como resultado da proibição, os negociadores não poderão mais depositar ou retirar moeda fiduciária nas exchanges, forçando-os a usar plataformas de negociação peer-to-peer (P2P), como LocalBitcoins. De acordo com dados da CoinDance, as transações da LocalBitcoins denominadas em rúpias, representam atualmente cerca de US $ 1 milhão em volume semanalmente.
A declaração da RBI reconhece que a tecnologia blockchain tem muitos aplicativos potencialmente benéficos, mas argumenta que as cryptomoedas levantam uma série de preocupações relacionadas à proteção do consumidor, integridade do mercado e prevenção de crimes financeiros.
O volume de comércio das cryptomoedas baseado na Índia já despencou 90% nos últimos meses, pois os próprios bancos já haviam começado a restringir a capacidade das exchanges em garantir acesso a serviços financeiros para negociar com fundos armazenados em contas bancárias indianas. No entanto, até agora, esse bloqueio não havia sido foi homologado como política oficial do governo.
Enquanto isso, os traders indianos estão concentrados em transações via P2P e mineração de Ethereum. Que se tornou a cryptomoeda mais popular do país, como já noticiado nesse portal.
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.