Bitcoin
Bitcoin se torna mainstream – Wall Street se rendeu
Há uma mudança notável na abordagem do setor financeiro sobre as cryptomoedas. Os líderes da indústria pareciam enxergar as moedas digitais com ceticismo, mantendo-se a distância, apesar do aumento do valor e da popularidade.
Uma das principais vozes do setor, Jamie Dimon, já descreveu a Bitcoin como uma “fraude” e outras instituições agiam da mesma forma. Desde então, as circunstâncias mudaram.
Em dezembro, Cboe e CME – duas bolsas de commodities sediadas em Chicago – foram as primeiras instituições financeiras a oferecer futuros de Bitcoin. Como já anunciado aqui nesse portal. Os produtos tropeçaram inicialmente, mas os futuros de Bitcoin se tornaram significativamente mais populares nos últimos meses. Outras empresas seguiram o exemplo. Como já anunciamos aqui sobre a Ledger X, que lançou seu primeiro derivativo baseado em Bitcoin e como anunciado também em primeira mão aqui nesse portal, a SEC está perto de liberar os ETF sobre Bitcoin.
Em maio, a Intercontinental Exchange – empresa controladora da Bolsa de Valores de Nova York – revelou que está desenvolvendo um produto baseado em cryptomoedas que permitiria aos investidores comprar Bitcoin diretamente. Enquanto isso, a Goldman Sachs anunciou que também planeja oferecer futuros de Bitcoin aos seus clientes.
Agora, uma empresa comercial com estatura significativa, o Susquehanna International Group (SIG), também está entrando no mercado. Como também anunciamos aqui.
Outro grande player entra no mercado
O interesse da SIG em cryptomoedas começou em 2015, quando os criadores da Gemini – Tyler e Cameron Winklevoss – introduziram à empresa em moedas digitais. De acordo com o The New York Times, os irmãos convidaram a SIG a se juntar ao esforço de lançamento de um ETF de Bitcoin, que tem uma excelente avaliação junto aos reguladores federais.
Embora a aplicação tenha sido finalmente negada e a parceria nunca tenha começado, a SIG reteve uma única licença, permitindo que o mais recente empreendimento da empresa florescesse.
A recente iniciativa da SIG foi inspirada pelo sucesso dos contratos futuros da Bitcoin, e a empresa decidiu começar a oferecer aos seus clientes acesso aos mercados de cryptomoedas.
O mercado de balcão de cryptomoedas da empresa fornecerá aos clientes acesso a Bitcoin, Bitcoin Futuros, Ethereum e Bitcoin Cash, que inclui três das quatro moedas digitais mais valiosas por valor de mercado.
A SIG obteve uma licença de corretora para negociar legalmente as cryptomoedas que são designadas como títulos. O Bitcoin não é classificado como uma garantia, mas a SEC continuamente deixa claro que vê a maioria das outras cryptomoedas como títulos que devem ser regulados.
Inicialmente, a operação de cryptomoeda da SIG estará disponível para uma fração dos 500 clientes da empresa, e há uma expectativa de que as ofertas se expandam com o tempo.
A SIG espera que as criptomoedas tenham um impacto duradouro no setor financeiro. Como Bart Smith, diretor do grupo de ativos digitais da SIG, disse recentemente ao Times e repercutido aqui nesse post:
“Acreditamos que essa tecnologia e essa classe de ativos vão mudar alguma faceta dos serviços financeiros e acreditamos que ela vai existir para sempre”.
Enquanto a SIG está otimista sobre o papel do Bitcoin no sistema financeiro, a empresa reconhece algumas das deficiências da indústria. Investigadores federais estão investigando uma possível manipulação de preços em exchanges não regulamentadas e muitas outras exchanges com dificuldades em proteger seus fundos de hackers.
A maior preocupação da SIG é a segurança. Para combater o roubo, a empresa desenvolveu seu sistema de armazenamento de moeda para qualquer cryptomoeda. Como nível extra de proteção, as chaves privadas do sistema são armazenadas em um local externo.
Susquehanna International Group é a primeira empresa de sua estatura e com seus recursos para fornecer produtos baseados em cryptoativos tão diversos para seus clientes.
Para essas empresas, não há um modelo a seguir. Essencialmente, cada empresa está criando seu roteiro em conjunto com os desejos e demandas de seus clientes. Essas empresas apresentarão uma oferta diversificada para os consumidores, à medida que continuar aumentando a demanda.
Ainda não sabemos o impacto que essas ofertas de produtos terão nos cryptomercados, por isso, vale a pena acompanhar seu desenvolvimento, implementação e popularidade. Esses produtos certamente serão uma força em evolução para o ecossistema de cryptoativos.
Siga-nos no Telegram no WhatsApp no Twitter
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.