Blockchain
Bitcoin, blockchain e a Quarta Revolução Industrial
Apenas poucos anos depois que economistas e teóricos sociais declararem que havíamos entrado na Terceira Revolução Industrial, a próxima revolução já está no horizonte. Alimentada pela inteligência artificial, 5G, a internet das coisas e realidade aumentada. A Quarta Revolução Industrial pode ser o maior salto que a humanidade já fez. E não se engane, esta revolução será construída sobre dados. Já reportamos aqui nos primórdios desse portal sobre a quarta revolução industrial.
Cada vez mais, os dados estão sendo colhidos em todos os aspectos do nosso dia a dia: de nossas compras, ao número de passos que damos, aos nossos hábitos de sono ou às críticas do Facebook – tudo está sendo gravado. Nossa informação está sendo usada para nos anunciar, mapear nos mapear e até mesmo influenciar as eleições. E esse processo de extração de dados está apenas acelerando. É a espinha dorsal do novo mundo que está sendo construído ao nosso redor.
Embora as implicações sejam de longo prazo, pelo menos há alguma esperança de proteger todos esses dados. A tecnologia do Blockchain oferece não apenas um meio de privacidade neste mundo cada vez mais conectado, mas também apresenta um compromisso. Os dados agora podem ser extraídos, armazenados, utilizados e compreendidos sem que uma pessoa específica seja identificada durante o processo.
Inteligência artificial e tecnologia blockchain
AI e blockchain são a dupla perfeita. Os blockchains podem alimentar os dados da AI com segurança. Dados confidenciais e pessoais podem ser usados para melhorar nossas vidas e as vidas das futuras gerações, e com o desenvolvimento de protocolos mais robustos, as informações permanecerão anônimas e imutáveis.
Nossas informações não apenas permanecerão seguras, mas a tecnologia nos ajudará a entender melhor as decisões tomadas pela IA, algo que incomodou até mesmo os programadores mais brilhantes do planeta nos últimos anos. O Blockchain oferece uma certa transparência e confiança nas funções do AI. Se todas as ações são gravadas, a informação é auditável, permitindo que se obtenha mais conhecimento sobre as mentes robóticas que estão essencialmente se construindo.
Uma das aplicações mais empolgantes da tecnologia blockchain e da IA na Quarta Revolução Industrial, no entanto, está na ideia de organizações autônomas descentralizadas (DAOs). Com um conjunto de dados crescente e um meio seguro de transferir dados, contratos inteligentes podem ser construídos para permitir que empresas inteiras operem, cresçam e aprendam sem interferência humana.
Imagine o Uber como um DAO, por exemplo: carros sem motorista, pagamentos automáticos de cryptomoedas e um sistema de governança, da compra de carros novos a pagamentos de impostos, feitos com contratos inteligentes. Neste ponto, além da programação inicial, os humanos são necessários? Em breve, essas organizações se tornarão uma realidade – empresas inteiras serão construídas, gerarão renda e pagarão impostos sem um presidente, CEO ou diretoria que comande a empresa.
Internet das coisas e tecnologia blockchain
A revolução 5G está prometendo inaugurar uma nova era de interconectividade, e a tecnologia blockchain se tornará uma peça cada vez mais valiosa da nova infraestrutura que acompanha esse novo modelo de negócios. A tecnologia permitirá que empresas, governos e indivíduos armazenem e analisem a enorme quantidade de recursos extraídos de vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.
E com a infraestrutura conectada à Web, a tecnologia blockchain oferece o nível de segurança necessário para garantir que todos esses sistemas permaneçam on-line e protegidos contra os agentes mal-intencionados.
Cryptomoedas e a Quarta Revolução Industrial
À medida que o mundo se torna mais digital e, por sua vez, a privacidade e a segurança crescem em prioridade, o Bitcoin e outras cryptomoedas terão um papel vital na Quarta Revolução Industrial.
Em um mundo construído sobre blockchain, centenas de milhões de transações serão realizadas a cada minuto: cada uma com seu próprio propósito e valor. De negociações de energia a impostos pagos por DAOs, é provável que essas negociações sejam feitas em uma blockchain e com cryptomoedas. Em todo o mundo, governos e corporações estão começando a despertar para essa noção.
Há uma corrida em andamento pelo mundo, para se desenvolver aplicações de blockchain e cryptomoedas e como financiá-las. A verdadeira questão, no entanto, é como reunir tudo isso sob um guarda-chuva fácil de usar.
Atualmente, o processo de negociação das cryptomoedas é desajeitado e caro, mas com a adição de uma tecnologia relativamente nova no mundo blockchain, swaps atômicos, os usuários poderão negociar instantaneamente qualquer altcoin por Bitcoin e vice-versa. Isso se torna útil em um mundo repleto de cryptos, permitindo que os usuários usem bitcoins, mas comprem um café no StarbucksCoin sem realmente ter que possuir a StarbucksCoin.
Os swaps atômicos são apenas uma parte da tecnologia de rede off-chain, side-chain e layer atualmente sendo desenvolvida.
Enquanto a Internet das Coisas e a inteligência artificial ocupam o centro da Quarta Revolução Industrial, não há dúvidas sobre isso – esse salto para o futuro será construído com a tecnologia blockchain.
Siga-nos no Telegram no WhatsApp no Twitter
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.