Big Data e Blockchain

Parece que todos os dias estamos tropeçando em mais e mais casos de uso para a tecnologia blockchain. Mais e mais indústrias estão descobrindo que tanto o blockchain vai levá-los para o próximo nível, ou pode acabar se tornando sua maior ameaça. Um dos muitos campos de aplicação para o blockchain é sua integração ao big data.

O blockchain é uma tecnologia que tem crescido e vem sendo adotado por diversas empresas de todos os portes ao redor do mundo. A Juniper Research fez um estudo sobre isso:

Complete Guide to Big Data and Blockchain

Muitos setores como finanças, cadeia de suprimentos e assistência médica encontraram imensos casos de uso na tecnologia blockchain e todos estes usam massivamente o big data em seu dia a dia.

Big Data e Blockchain: Quantidade e Qualidade


A razão pela qual big data e blockchain podem ter um relacionamento muito frutífero é que o blockchain pode facilmente cobrir as falhas de big data. Existem três razões pelas quais esta parceria pode ser frutífera:

1.Segurança:

o maior recurso do Blockchain é a segurança que ele transmite aos dados armazenados nele. Lembre-se, todos os dados que estão dentro do blockchain são não-adulteráveis


2- Transparência:

a arquitetura transparente do blockchain pode ajudá-lo a rastrear dados de volta ao seu ponto de origem.


3-Descentralização:

Todos os dados armazenados em um blockchain não são de propriedade de uma única entidade. Portanto, não há chance de dados serem roubados se essa entidade for comprometida de alguma forma.


4-Flexibilidade:

O blockchain pode armazenar todos os tipos de dados.
Se você considerar todos esses fatores, a conclusão que podemos extrair é que quaisquer dados que saiam do blockchain são valiosos. Ele já foi limpo e é à prova de fraude. Essa é uma mina de ouro em potencial que muitas empresas estão procurando explorar.C

5- Experiência aprimorada do cliente:

O Big Data ajudará você a coletar dados de clientes de várias fontes, como mídias sociais, visitas à Web etc., para ajudar a aprimorar sua estratégia de aquisição de clientes.
 

6- Modelos de Aprendizado de Máquina:

Juntamente com a tecnologia blockchain, o aprendizado de máquina é o outro tópico mais importante do mundo atualmente. A razão é que permite que as máquinas criem modelos de trabalho com base nos dados que são alimentados. Você pode ver por que dados grandes e precisos podem ser úteis nesse contexto.


7- Desenvolvimento de Produto:

Utilizando big data, é possível obter exatamente o que o cliente quer e prever antecipadamente suas necessidades. O modelo é construído pela classificação de atributos-chave de produtos passados ​​e atuais.


8- Predição de Fraude:

Empresas de sucesso não são apenas contra alguns hackers isolados. Poderia haver equipes de especialistas que poderiam estar tentando derrubá-los. Big data pode ajudar essas empresas a identificar padrões para ajudar a prever fraudes.


9- Manutenção Preditiva:

Identificando certos indicadores e padrões, pode-se prever facilmente a ocorrência de falhas antes que aconteça. A análise de big data pode ajudar as empresas a economizar milhões de dólares com a implantação de uma manutenção econômica.


10- Melhorando as operações da empresa:

Um dos maiores casos de uso de big data está na melhoria das operações de uma empresa. Usando o big data, é possível analisar vários parâmetros, como feedback do cliente, retornos e vários outros fatores para melhorar a tomada de decisões e estar mais em sintonia com a demanda atual do mercado.


11- Melhorar a inovação:

Big data pode ajudar as empresas a estudar a relação entre seres humanos, instituições e várias outras entidades para criar insights. Esses insights podem ajudar as empresas a inovar e criar novos produtos ou estratégias para ganhar vantagem sobre a concorrência.

A 4º revolução industrial: Blockchain, IA, IoT e Big data

Apenas poucos anos depois que economistas e teóricos sociais declararem que havíamos entrado na Terceira Revolução Industrial, a próxima revolução já está no horizonte. Alimentada pela inteligência artificial, 5G, a internet das coisas e realidade aumentada. A Quarta Revolução Industrial pode ser o maior salto que a humanidade já fez. E não se engane, esta revolução será construída sobre dados. Já reportamos aqui nos primórdios desse portal sobre a quarta revolução industrial.

Cada vez mais, os dados estão sendo colhidos em todos os aspectos do nosso dia a dia: de nossas compras, ao número de passos que damos, aos nossos hábitos de sono ou às críticas do Facebook – tudo está sendo gravado. Nossa informação está sendo usada para nos anunciar, mapear nos mapear e até mesmo influenciar as eleições. E esse processo de extração de dados está apenas acelerando. É a espinha dorsal do novo mundo que está sendo construído ao nosso redor.

Embora as implicações sejam de longo prazo, pelo menos há alguma esperança de proteger todos esses dados. A tecnologia do Blockchain oferece não apenas um meio de privacidade neste mundo cada vez mais conectado, mas também apresenta um compromisso. Os dados agora podem ser extraídos, armazenados, utilizados e compreendidos sem que uma pessoa específica seja identificada durante o processo. Leia mais sobre o assunto aqui.

Invista em Bitcoin na melhor corretora do Brasil: Bitcointrade

Siga-nos no Telegram   no Instagram  no Twitter

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]