Adoção Especulativa do Bitcoin e Teoria de Preço

Adoção Especulativa do Bitcoin e Teoria de Preço

 

Introdução

Esta é somente uma teoria especulativa e pode estar incorreta em partes ou como um todo. Criptomoedas são inerentemente voláteis por sua natureza neste estágio e nenhuma previsão sobre o seu futuro é certa. NÃO INVISTA NADA MAIS EM CRIPTOMOEDAS DO QUE ESTÁ DISPOSTO A PERDER EM TOTALIDADE.

Este documento se refere especificamente ao Bitcoin, simplesmente porque é a criptomoeda mais histórica, líquida e amplamente utilizada atualmente. As idéias apresentadas aqui não se aplicam exclusivamente ao Bitcoin, mas também a Criptomoedas como um todo. Outra criptomoeda um dia poderá suplantar o Bitcoin, neste caso eu espero agir da mesma maneira que estou descrevendo o Bitcoin. Isso poderá ser potencialmente mitigado por diversificações estudadas, mas isto está fora do escopo deste escrito.

Este artigo supõe que uma quase adoção universal do Bticoin ou tecnologias de segunda camada (ex. Lightning Network, Sidechains, etc.) baseadas em Bitcoin é uma conclusão precipitada. Enquanto essa noção é certamente discutível, o debate continua fora do escopo deste escrito.

Teoria

De forma simples:

O crescimento da adoção do Bitcoin e além disso, o preço do Bitcoin está seguindo uma Curva S de Adoção tecnológica, a qual é caracterizada por uma repetição de maneira fractal, aumentando exponencialmente os Ciclos de Altas Expectativas de Gardner.

Esta teoria representa um fator fundamental abrangente que ofusca os efeitos de qualquer outro fundamento, tais como: roubos a exchanges, anúncios regulatórios de governos, mudanças na política econômica e mais avanços tecnológicos do protocolo. No entanto, é importante notar que estes outros fundamentos podem estimular transições entre os estágios dos Ciclos de Altas Expectativas de Gartner.

A curva S da Adoção Tecnológica

Como dito acima, este artigo supõe uma eventual adoção quase universal do Bitcoin. Então como algo transita de um estado de nenhuma adoção para completa adoção?

Um dos conceitos mais familiares no mercado é a curva sino de adoção:

 

 

 

 

 

 

 

 

A curva parabólica representa e aumenta exponencialmente em adoção até a saturação mediana, então ocorre um declínio de forma logarítmica até que a potencial população tenha adotado. Assumindo uma adoção quase universal, o Bitcoin ainda está provavelmente na fase de “Inovadores”, ou chegando na fase de “Early Adopters”.

Se você fizer a curva sino cumulativa para representar a adoção total da população em um dado tempo, você obtem a curva S caracterizada pela linha amarela abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É chamada de Curva-S simplesmente por causa do seu formato da letra “S”. Sua característica definitiva é uma rampa exponencial extremamente lenta até o ponto em que o crescimento se torna vertical, sendo alcançada rapidamente a adoção da maioria. Através do século 20, cada tecnologia de um mercado de massa, que foi quase universalmente adotada, exibiu alguma forma de uma curva-S, como indicado no gráfico abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em adição, as Curvas-S estão se tornando mais comprimidas conforme a tecnologia avança, levando para um crescimento vertical nas fases de adoção.

Então, se o Bitcoin está seguindo um padrão de Curva-S, por que ele é tão volátil? A longo prazo (décadas ou mais), a adoção tecnológica da Curva-S parece ser muito suave. No entanto, no curto prazo, as taxas de adoção (tipicamente vendas para novos clientes) são altamente voláteis. Se o BiTCOIN está seguindo um padrão de Curva-S, um aumento exponencial massivo da adoção da massa final da maioria irá fazer com que toda a aparência volátil se apresente extraordinariamente plana por comparação. Isso porque os gráficos de preço do Bitcoin no longo prazo são melhores visualizados em escala logarítmica.

Curvas-S podem ser voláteis, mas sustentam crescimento exponencial no longo prazo.

 

Bolhas de Bitcoin e Ciclos de Expectativas de Gartner

Se alguém pesquisa o Bitcoin por algum tempo, esta pessoa invariavelmente encontra o fenômeno da Bolha de Bitcoin. O preço, depois de subir lentamente, mas de forma razoavlemente estável por um período de tempo, de repente explode a 5-10% ao dia por um período sustentado de tempo culminando tipicamente em um aumento de ordem de magnitude (1000%) sobre o seu valor. Isto é conhecido nos Ciclos de Bitcoin como uma “Corrida de Touros”.

Desde que estas bolhas são inerentemente especulativas por natureza, elas alcançam um ponto conhecido como “A altura da exuberância irracional”, onde os vendedores começam a levar vantagem sobre os compradores e a bolha estoura, fazendo com que o preço desabe até uma escala acima do preço antes da bolha; mas sendo este preço múltiplas vezes menor que o pico. Geralmente estes são os tempos em que o Bitcoin começa a ser anunciado como morto por diversos economistas e jornais.

O preço estabiliza em torno deste baixo valor por algum tempo, o qual eu me refiro de “A Baixa Entendiante”. Se você está procurando uma forma de acumular, esta é tipicamente melhor hora. Neste estágio nenhuma quantidade de boas notícias, por maior que seja, parece não afetar o preço de alguma forma.

Eventualmente, o mercado começa a ver o preço como estável e os investimentos especulativos recomeçam. Isto conduz para o próximo estágio, o qual eu chamo de “A alta volátil”. Neste estágio, o preço começa a subir lentamente de volta a vizinhança do preço da antiga alta. Uma vez que o preço alcança um nível sustentável de 80-90% do antigo pico, o ciclo de bolha tipicamente começa de novo com uma outra “Corrida de Touro”.

A bolha de novembro de 2013 até o presente:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando se olha para a estrutura do fenômeno, é difícil não ser lembrado de outro conceito na tecnologia que é comumente aceito: o Ciclo de Expectativas de Gartner, o qual ilustra a Lei de Amara:

“Nós tendemos a superestimar os efeitos de uma tecnologia no curto prazo e subestimar seus efeitos no longo prazo. ”

Ciclo de Expectativa Gartner:

 

 

 

 

 

 

Basicamente, para qualquer coisa nova, há uma enxurrada louca de excitação sobre suas potenciais aplicações, seguidas pela constatação de que a maioria delas não funciona, seguida por um lento aprendizado do que funciona, seguida por um progresso sustentado.

Depois de um cuidadoso exame; se torna aparente um padrão análogo de excitação, desapontamento e otimismo cauteloso que ocorre tanto no Ciclo de Expectativas de Gartner, quanto nas bolhas de Bitcoin.

 

 

 

 

Diferente de um típico Ciclo de Expectativas de Gardner, a bolha de Bitcoin não alcança o estado estável de um aumento gradual. Como mencionado acima, é necessário continuar seguindo o caminho do aumento exponencial da Curva-S. Por que então ela segue o Ciclo de Expectativas afinal? Isso ocorre porque a natureza dos investimentos de Bitcoin são quase todos, em sua essência, especulativos. Especulação é guiada, em grande medida, pelas altas expectativas.

Para ilustrar o relacionamento do hype sobre o preço do Bitcoin, este gráfico mostra o preço do Bitcoin, plotado em uma base logarítmica de 10, junto com as pesquisas pelo termo “Bitcoin” que foram feitas no Google, como encontrado no Google Trends:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi notado que no passado, picos extremos em pesquisas no google por “bitcoin” e “comprar bitcoin” vem liderando indicadores do preço do bitcoin por semanas; presumivelmente devido a curva histórica de aprendizado necessário para comprar e gerenciar Bitcoin.

Como o preço do Bitcoin sobe incrivelmente rápido durante uma corrida de touros, especuladores começam a vero preço como ilegítimo e insustentável. Muitos que compraram antes ou no início da corrida, liquidam para realizar os lucros, levando à queda. Só depois da estável baixa e da constante alta volátil, os especuladores consideram a possibilidade de a corrida dos preços ser “legítima”. Uma vez legitimada e estabelecida como uma nova linha base, o ciclo começa novamente com outra corrida.

 

Fractais exponenciais

Fractais são um ramo fascinante da matemática, em que muitas vezes fórmulas relativamente simples avaliam padrões infinitos complexos que se repetem em diferentes ordens de grandeza. Matemáticas fractais são muitas vezes empregadas em análises técnicas de mercados Forex e muitas vezes por robôs de trading.

Embora eu não tenha visto nenhum trabalho em direção a uma fórmula definitiva que descreve o comportamento do preço do Bitcoin, eu acredito que há uma ampla evidência de que um padrão fractal se mostra presente. Ele se representa na forma de bolhas de Bitcoin exponenciais guiadas pelo Ciclo de Expectativas de Gartner. Eu imagino que há o suficiente para se estudar nesta área para diversas dissertações de doutorado.

As próximas páginas ilustram a marcante semelhança de um padrão fractal de bolhas de bitcoin, cada um de ordem de magnitude maior do que o precedente.

Bolha de Novembro de 2013 com bolha anterior de fevereiro de 2013:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolha de Fevereiro de 2013 com bolha anterior de junho de 2011:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolha de Junho de 2011 com bolha anterior de janeiro de 2011:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolha de Janeiro de 2011 com bolha anterior de novembro de 2010:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu acredito que o padrão é uma representação bastante pura da psicologia de grandes grupos de investidores independentes cada qual tentando agir racionalmente, fazendo trading de um ativo que está rapidamente apreciando. Os motivadores primários destes movimentos são ganância e medo, que são fundamentais para a natureza humana. A corrida de touro acontece devido a um ponto de inflexão das Expectativas, onde ganância e medo de perdas se apoderam e o fervor especulativo ocorre. Mais especuladores veem isto ocorrer e saltam no vagão em movimento, acelerando a corrida. Eventualmente, o retorno para os especuladores iniciais cresce tanto, que o seu medo de perder o dinheiro que ganharam começa a superar a ganância, desta forma, eles começam a vender. O aumento do preço foi muito rápido para que seja possivelmente legítimo.

A partir daqui a corrida de touro chega ao seu pico e a queda começa. Pessoas que compraram no alto do fervor começam a perder dinheiro e vendem seus ativos para evitar mais perdas. Estas pessoas são tipicamente os especuladores de curto prazo que não possuem interesse na tecnologia, apenas estão procurando uma maneira rápida de ter um bom lucro na moeda fiduciária. Eles são comumente conhecidos como “Mãos de alface”, porque eles se assustam (vendem) no primeiro sinal de problema, usualmente perdendo dinheiro na transação. A quebra é o processo em que o mercado está balançando com as vendas dos investidores “Mãos de alface”. A quebra termina quando ninguém está disposto a vender seus Bitcoins, estes são tipicamente os investidores de longo prazo, conhecido como “HODLERS”.

Depois da quebra, as narrativas da morte do Bitcoin, que ele é muito volátil para servir como reserva de valor, precisam de tempo para diminuir. Durante a baixa tediosa, não há muita ação especulativa e o preço permanece relativamente estável. Novos investidores não veem razão para saltar no mercado se o ativo não está apreciando e aqueles que estão mantendo suas posições não querem vender na baixa. O processo continua até especuladores começarem a ver o preço como estável.

Conforme o tempo passa com um preço estável, especuladores coletivamente começam a ver o preço como potencialmente baixo. Várias novas “baleias” pesquisam a tecnologia e compram relativamente uma grande quantidade estimulando mini-bolhas que reverberam estabilizando uma alta geral no longo prazo. Este estágio eu me refiro como: “Alta Volátil”. O preço basicamente está subindo lentamente em incremento na ordem de magnitude de uma alta antes da corrida de touro.  O preço sobe e desce, geralmente com uma tendência de alta no longo prazo até atingir aproximadamente os 80% do pico da corrida. O preço formalmente impossível do pico agora parece se tornar real e relativamente estável. Um novo ciclo de expectativas começa e a ganância junto com o medo das perdas direcionam os especuladores para uma nova corrida.

Este é o ciclo. Pelas minhas contas ele ocorreu no Bitcoin 5 vezes até agora. E como a natureza humana não muda fundamentalmente, eu vejo que é razoável pensar que o ciclo ocorrerá pelo menos menos 2 a 3 vezes mais:

 

 

 

 

 

 

 

A última corrida de touro que ocorre será o exponencial aumento que caracteriza a Curva-S; em que a maioria da população do planeta irá adotar o Bitcoin em um curto período de tempo. Isso é conhecido como o joelho da Curva-S, onde ela ficará vertical e provavelmente está há anos de distância. Quando o Bitcoin assumir o controle, isso acontecerá rapidamente.

 

Conclusão:

O Bitcoin é provavelmente o mais puro exemplo de adoção especulativa já visto pela humanidade até agora. Está seguindo uma curva de adoção tecnológica a um ritmo rápido. A Curva-S é feita de ciclos de expectativas que se repetem de maneira fractual. Cada repetição fractual é aproximadamente uma ordem de grandeza maior que a anterior.  Desde que alcançou a paridade com o Dólar, o aumento percentual de cada bolha ao longo da última foi diminuindo, mesmo que o aumento de $ cresça exponencialmente. Há provavelmente 2 a 3 ciclos de expectativas restantes antes de o Bitcoin se tornar aceito quase universalmente.

No presente, todos os indicadores técnicos são os diversos meses de distância de um novo começo de ciclo e corrida.

É impossível contar o timing exato e o pico exato de uma corrida, no entanto, um quadro geral do tempo e uma ordem de grandeza, ainda que grosseira, parecem plausivelmente previsíveis. Eu primeiro identifiquei esse padrão em meados de 2013, quando o preço era US$ 70, com um antigo recorde de US$ 258. Eu consegui usar este conhecimento para prever o timing e a ordem de grandeza da corrida de touro de novembro de 2013 para US$ 1.177.

Mais uma vez, tudo isso é pura especulação. Por favor, tenha cautela com esta informação e não arrisque qualquer coisa que você fique desconfortável com a perda.

 

Artigo escrito por Michael B. Casey (https://medium.com/@mcasey0827)

Artigo traduzido exclusivamente por Lucas Bassotto, fudandor do CryptoWatch e Community Manager na FoxBit.

Artigo original: https://medium.com/@mcasey0827/speculative-bitcoin-adoption-price-theory-2eed48ecf7da

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]