Notícias
Santander lança aplicativo de transferência internacional Powered by Ripple
O Santander, o gigante bancário espanhol, lançou seu aplicativo OnePay FX, permitindo transferências internacionais em euros e dólares. A funcionalidade do aplicativo foi possível devido à parceria do banco com a Ripple.
O aplicativo permitirá transferências internacionais no mesmo dia sem taxas usando as taxas de câmbio mais recentes. O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, disse que o aplicativo permitirá que os clientes enviem dinheiro internacionalmente em segundos, com apenas alguns cliques. Atualmente, ele só está disponível em versões recentes dos dispositivos da Apple e exigirá um cartão de débito Santander com o Apple Pay.
After a successful pilot, @santanderuk is rolling out its @Ripple-powered mobile app to customers this quarter, letting them send money internationally in seconds, with just a few clicks. https://t.co/nezn3GxA9r
— Brad Garlinghouse (@bgarlinghouse) 2 de fevereiro de 2018
Atualmente, o aplicativo só é acessível a clientes do Reino Unido e da Espanha, mas será estendido para o Brasil e a Polônia em breve, de acordo com a apresentação de resultados do Santander em 2017.
Com a mudança, o Santander espera que “seja um dos primeiros bancos globais a implementar pagamentos baseados na tecnologia Distributed Ledger para pessoas físicas”.
Apesar de ser uma aplicação da tecnologia blockchain no mundo financeiro, deve-se destacar que a cryptomoeda XRP da Ripple não está envolvida no processo. Em vez disso, o Santander usará a tecnologia xCurrent da Ripple para aprovar os pagamentos.
A tecnologia que usa XRP é conhecida como xRapid que, de acordo com David Schwartz, Criptógrafo Chefe da Ripple, é “nosso primeiro produto que se assenta com XRP”, mas “não é voltado para bancos”. É voltado na verdade para empresas que tenham pouco volume, alto volume ou somente necessidade de uma plataforma de pagamento.
Do you really feel the xRapid side isn’t gaining traction at a reasonable pace? Everyone wants more sooner, us as much as anyone, but the things we are trying to do are not easy.
— David Schwartz (@JoelKatz) 22 de março de 2018
Quando perguntado no mês passado se o XRP ainda estava em jogo como uma solução futura para os bancos, ele respondeu “absolutamente”, acrescentando que a Ripple acreditava que “o uso do XRP pode economizar dinheiro dos bancos além do que o xCurrent possa fazer sozinho”.
Absolutely. We stand by our analysis that XRP settlement can save banks money beyond what xCurrent can do alone. Right now, we’re concentrating on xRapid because we think it can bring the most volume in the least time under present conditions.
— David Schwartz (@JoelKatz) 25 de março de 2018
Parece que os investidores estão se interessando pelas diferenças entre as tecnologias da Ripple. No final do ano passado, a XRP avançou com as notícias das várias parcerias e esquemas piloto da Ripple, com a moeda usada pelos investidores como um proxy à empresa. No entanto, o mercado agora parece ter um melhor controle sobre o significado desses eventos noticiosos e percebe-se que o que é bom para a Ripple, a empresa, pode significar muito pouco para a XRP e os milhares de investidores que a detêm.
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.