DeFi

Os piores jogos play-to-earn de toda a história e o porquê que você deve ser cuidadoso com as suas escolhas

Published on

Quando pensamos em jogos play-to-earn é natural que pensemos, antes de qualquer coisa, que estamos falando apenas de jogos, que, por definição, devem ser encantadores, divertidos, que devem apresentar uma jogabilidade desafiadora e bastante alienante. No entanto, nem todos os jogos são criados para serem assim e, por conta disso, temos, além dos melhores games, os piores jogos play-to-earn da história para te apresentar.

Os melhores e os piores jogos play-to-earn dividem-se por alguns fatores simples.

O primeiro deles diz respeito à jogabilidade em si e quando falamos sobre jogos, estamos falando de coisas que são feitas, por definição, para proporcionarem entretenimento e, claro, diversão. Dessa forma, quando um jogo não é divertido, ele simplesmente deveria ser reestruturado para oferecer isso aos seus jogadores.

Outro dos fatores que tem tudo a ver com os jogos play-to-earn diz respeito à forma como os games são criados e como essa estrutura, que visa oferecer lucro a quem neles acredita e investe, deveria oferecer… lucro. No entanto, não são todos os games que têm uma estrutura sustentável, o que pode fazer com que eles simplesmente desapareçam do mercado rápido demais.

Unindo esses dois fatores – jogabilidade / diversão e sustentabilidade – temos como resultado ou um jogo perfeito para se jogar, em que todos poderão encontrar um caminho para unir seus investimentos a um grande potencial de diversão ou, no pior dos mundos, simplesmente nos sentiremos frustrados enquanto jogadores e investidores.

Por conta disso, elaboramos uma listinha com os piores jogos play-to-earn de todos os tempos. Já adiantamos que ela pode ser bastante polêmica, então, por conta disso, pedimos que você leia até o final!

Saiba mais: Quanto dá para ganhar com o mini game de Star Atlas? Tiramos as principais dúvidas sobre como jogar SCORE

Alien Worlds

O jogo entra na nossa lista dos piores games play-to-earn do mercado por conta de uma razão bem simples: ele tem uma péssima jogabilidade e ninguém deveria ter de investir em um game antes de perceber que, nele, ao invés de diversão e investimentos, teremos só a parte dos investimentos e zero diversão.

Na prática, o que incomoda muitos usuários é que não é possível ter uma experiência imersiva no jogo e a promessa de que a experiência com ele acabaria por mudar é algo que ficou no meio do caminho do seu desenvolvimento.

Por conta disso, ele entra na nossa lista de jogos que não são divertidos e que, por conta disso, realmente merecem que você passe longe deles, sem sua atenção e muito menos sem seus investimentos.

CryptoBlades

Outro jogo que tinha tudo para ser muito promissor, mas que ficou totalmente no meio do caminho com a sua jogabilidade e total falta do componente “diversão” foi CryptoBlades.

Embora o jogo pareça ser um jogo para quem curte mesmo usar e abusar de estratégia, na prática, ele fica bem longe disso, sobretudo porque a sua jogabilidade tende ao nulo.

No game, o jogador fica bastante passivo, esperando, apenas que a sua fazenda produza e que as suas personagens aguardem, passivamente, que a ação aconteça. Ou seja: na prática, o jogador é quase um não-jogador, porque simplesmente não há jogo para se jogar.

CryptoBlades se lançou com uma base com muitos jogadores, que saíram rapidamente do game, antes que se visse, por fim, o seu temido naufrágio.  

Saiba mais: Voxies lança seu próprio marketplace para a comercialização dos seus criptoativos

Axie Infinity

O game Axie Infinity não é, obviamente, um dos piores jogos play-to-earn da história da indústria desse tipo de jogo, mas ele poderia, para aqueles que têm um olhar mais voltado para a economia do jogo, entrar facilmente nessa lista.

Sem ter implementado até hoje uma dinâmica de queima de tokens e ter, constantemente, desvalorizado seus tokens – sobretudo o SLP –, o jogo entra naquela esfera do “eu conto ou você conta?” quando se trata do seu potencial de simplesmente ser solapado nos próximos anos.

Em um mundo em que, estima-se, terá 90% de todos os jogos digitais no formato play-to-earn dentro dos próximos cinco anos, parece até mesmo uma contradição que Axie Infinity não esteja cuidando mais da sua economia.

Agora, se tem algo que a gente pode realmente falar, é que em termos de jogabilidade e de chance para que os jogadores criem sua própria estratégia, o game dá um show em diversos outros, se comparando, inclusive, com os melhores games para console que existem no mercado.

 

direito autoral © 2021 Crypto Watch.