Bitcoin
Lightning Network Wallet Eclair agora disponível no celular
Os usuários de Bitcoin agora podem acessar a Rede Lightning (LN) através de seus dispositivos móveis, graças a um novo lançamento da startup francesa de criptomoedas ACINQ.
Na quarta-feira, o desenvolvedor baseado em Paris lançou a primeira versão da Eclair Wallet, uma carteira móvel Lightning compatível com dispositivos Android versão 5.0 e superior. O aplicativo é a primeira carteira móvel a adicionar suporte ao LN, um importante desenvolvimento, pois um dos principais casos de uso do LN são os pagamentos diários.
Eclair – que é escrito em Scala – é uma das três implementações atuais do LN. O Lnd, que está sendo desenvolvido pela Lightning Labs, é escrito em Go, enquanto o c-lightning – desenvolvido pela Blockstream – é escrito em C.
O aplicativo Eclair móvel interage com o blockchain normal do Bitcoin e com a Rede Lightning off-chain, para que os usuários não precisem de uma carteira Bitcoin separada para transações on-chain.
Ele já começou a receber ótimas críticas dos usuários, citando sua velocidade e usabilidade.
Having made some payments using Bitcoin’s Lightning network, I can conclude:
– holy crap, its fast (faster than NFC?!)
– waiting for confirmations will be only for large payments
– Eclair wallet remarkably user-friendly (& only going to improve)
– need more merchants!— Alistair Milne (@alistairmilne) 5 de abril de 2018
No entanto, existem várias coisas das quais os possíveis usuários devem estar cientes.
É possível fazer backup da carteira normal do Bitcoin gerando uma semente e, em seguida, anotando-a e armazenando-a em um local seguro.
Por outro lado, os fundos armazenados nos canais do LN não podem ser salvos atualmente por meio do aplicativo, portanto, os usuários perderão seus fundos se perderem o acesso ao dispositivo móvel, como se os fundos fossem armazenados em dinheiro em uma carteira física.
Os usuários também devem estar cientes de que a carteira do LN da Eclair atualmente não pode aceitar pagamentos, o que seria imprudente fazer de qualquer maneira, já que a carteira não pode ser recuperada se perdida.
Além disso, o software LN só entrou recentemente em versão beta, portanto, embora algumas implementações tecnicamente tenham sido consideradas prontas para a rede, também está em testes e pode ter bugs e outras vulnerabilidades que fazem com que os usuários percam seus fundos.
Como já noticiamos nesse portal, a LN está em pleno desenvolvimento.
Como a CCN relatou, um indivíduo ou grupo lançou um ataque coordenado de Denial-of-Service (DoS) contra nós conectados ao LN nas últimas semanas. O desenvolvedor bitPico assumiu a responsabilidade pelo ataque – que não parece ter uma intenção financeira – e disse que é um “teste de estresse” para a rede, não uma tentativa mal-intencionada de atrapalhar o projeto.
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.