Altcoins
Decentraland: Um metaverso dentro da Blockchain
Metaverso é, com certeza uma das palavras mais faladas em 2021. Isso porque, para algumas pessoas, explorar somente o mundo real já não é mais o bastante. E é nessa onda dos mundos digitais, mas dentro da blockchain, que Decentraland vem ganhando cada vez mais usuários.
Decentraland é um mundo virtual em 3D onde é possível explorar, construir, conhecer pessoas e até mesmo fazer negócios. A plataforma se divide em espaços chamados de Lands, lotes particulares onde o proprietário pode construir o que quiser. Assim, dentro desse ambiente é possível encontrar desde casas até lojas e parques de diversão.
Assim, diferentemente de outros mundos desse tipo, como Second Life, a comunidade tem o poder de controlar e alterar o ambiente. Isso, desde que possua seu lote dentro da plataforma, claro. A seguir, iremos te mostrar porque esse “jogo” está ganhando tanta visibilidade atualmente.
Saiba mais: Illuvium: novo jogo NFT com token que valorizou mais de 660%
O que é o metaverso, afinal?
Em primeiro lugar precisamos entender o que é metaverso. De forma bastante resumida, é um ambiente virtual, onde as pessoas podem interagir umas com as outras e vivenciar experiências fora do mundo real. Ou seja, uma espécie de realidade paralela.
Ao contrário do que muita gente pensa, mesmo estando tão em alta hoje, o termo não é novo, mas sim remonta da década de 1980 de livros cyberpunk. A ideia, portanto, já estava em uso desde o início da popularização da internet, nos anos 90, em comunidades virtuais e, principalmente, em jogos. E foi no início desse século que o primeiro grande exemplo de metaverso surgiu: O Second Life, onde era possível simular uma vida e interagir com pessoas de todo o mundo através de avatares em 3D.
Mas, então, o que mudou para que essa palavra tenha tomado a internet como se fosse uma novidade no último ano? Basicamente, isso se deve à adoção dessa tecnologia por parte das grandes empresas como Facebook (que, inclusive mudou o nome da empresa mãe da rede social para Meta, em referência a esses mundo digitais), Microsoft, Nintendo e até a Adidas. Também, não podemos deixar de creditar boa parte desse crescimento na popularidade à pandemia da Covid-19. Esse momento de limitação nas interações humanas obrigou a maior parte das pessoas a se conectar umas com outras exclusivamente pela internet.
Por outro lado, a própria computação está evoluindo tão rapidamente de forma que permite cada vez mais a imersão nesses mundos através do aumento do poder de processamento em gadgets cada vez menores. Tudo isso aliado à evolução da internet com o 5G, por exemplo, que permite uma conexão praticamente instantânea em qualquer lugar, sem depender de cabos.
Saiba mais: Jogos que pagam em Bitcoin | Os melhores jogos que pagam para jogar
O que torna Decentraland diferente dos outros metaversos?
Agora, que já sabemos o que é um metaverso, o que esperar em Decentraland? A primeira coisa a entender sobre essa plataforma é que o mundo é dividido em 90 mil pedaços. Essas frações, vendidas em forma de NFT, são como lotes em que o proprietário pode construir ou utilizar como desejar (dentro de certas regras, claro), assim como no mundo real. Dessa forma, cada usuário detentor de uma dessas partes tem o poder de alterar a forma desse mundo, dando uma função ou utilidade diferente. Todas as Lands já foram vendidas em leilão, porém, por serem NFTs, ainda é possível negociar essas terras com outros usuários em locais específicos. Para isso se utiliza a MANA, a moeda oficial do jogo.
Outro ponto importante sobre Decentraland é que ele funciona dentro da rede da Ethereum. Assim, a plataforma é gerenciada por uma DAO, uma organização autônoma descentralizada, o que garante mais segurança e consistência nas informações.
Desembarcando num mundo virtual
Para entrar nesse mundo é bem simples e não é necessário baixar nenhum programa. Primeiro, o usuário deve ir até o site oficial, concordar com os termos e clicar em “começar a explorar”. Pronto.
Logo no início, um robozinho fará a recepção e ensinará os comandos básicos e explicará um pouco sobre esse universo. É possível, ainda, personalizar seu avatar, dando mais personalidade ao personagem. A navegação pelo mundo pode ser feita através de mapas bem simples de utilizar e um teletransporte que facilita bastante a locomoção entre distâncias muito grandes. Mas, se preferir, uma caminhada pode revelar lugares muito interessantes para explorar e passar o tempo.
Assim, o ambiente em Decentraland é bastante variado e permite encontrar outras pessoas e ter experiências que nem sempre a realidade permite que você tenha!