DeFi

AP Marketplace: A tokenização das fotos premiadas pelo Pulitzer

Published on

De acordo com dados divulgados recentemente pela agência de notícias americana chamada The Associated Press – AP -, há uma grande ideia a caminho e que diz respeito ao mercado de NFTs. Essa notícia diz respeito à criação do mercado de itens para coleção, em que serão comercializadas, enquanto NFTs, as fotos premiadas pela agência. E o marketplace já tem nome: o AP Marketplace.

A AP já tem data para o lançamento do mercado dos novos criptoativos, criado em parceria com a empresa Xooa, na rede Polygon, em 31 de janeiro. No mercado agora lançado, você poderá comprar as melhores imagens capturadas nas mais diferentes circunstâncias por fotógrafos associados à AP, e que agora serão tokenizadas.

A Polygon, devemos mencionar, é uma cadeia lateral da Ethereum, que é totalmente caracterizada por distribuir comissões de forma mais rápida, sem considerar o congestionamento usual que a Ethereum costuma apresentar. No entanto, apesar da rapidez, vale mencionar que a Polygon é uma cadeia mais centralizada, que utiliza diversas sidechains – ou soluções de segunda camada, que são uma alternativa viável para quem quer fugir correndo das taxas elevadas de gás cobradas pela Ethereum.

De acordo com a AP, o seu principal objetivo em relação à criação do seu próprio mercado de NFTs é o de oferecer aos colecionadores e outros interessados as suas fotos tokenizadas. Dessa forma, ainda que a foto fique disponível para o público apreciar, ela terá um proprietário – que é aquele que detém, em sua carteira, o código do token. E, nessa mesma categoria de itens colecionáveis será possível, até mesmo, encontrar fotos vencedoras do Prêmio Pulitzer.

O prêmio, que é concedido nos Estados Unidos, visa premiar os melhores fotógrafos em um período do ano, que foram capazes de produzir os registros fotográficos mais impressionantes, criados em momentos importantes da nossa história.

Saiba mais: JUN Meta apresenta o primeiro Cassino Social P2E global do mundo

O movimento de criar o AP Marketplace é um grande e importante sinal ao mercado

Com o objetivo de oferecer ao mercado de artes a oportunidade de adquirir e de colecionar fotos premiadas pelo Pulitzer, a criação do AP Marketplace é um sinal muito importante ao mercado. Já não se pode considerar o NFT apenas como uma aventura ou mesmo como uma modinha do mercado de ativos. É importante analisar esses movimentos como uma forma de compreensão de que esses ativos devem ser entendidos como investimentos reais e que temos, agora, uma nova maneira de adquirir e colecionar arte.

A tokenização das fotos premiadas com o Pulitzer foi realizada com a tecnologia Xooa. Isso faz com que as fotos possam atingir um mercado global, sobretudo agora, em que há um movimento em ascensão em relação ao mercado de tokens não fungíveis.

A AP Marketplace ainda garante também que todas as fotos tokenizadas terão inclusas todas as informações relacionadas à fotografia adquirida em forma de NFT. Isso é parte importante da experiência de compra de uma fotografia ou de outro tipo de arte pictórica e permanecerá também associada quando a venda ocorrer em seu formato de NFT. Os dados associados às fotos são as configurações técnicas utilizadas para que fosse tomada a foto, bem como dados de localização, equipamento utilizado, hora e data da tomada.

Os NFTs contemplados terão diversas temáticas, indo de fotos de guerras, fotos espaciais, imagens que contemplam a natureza e, sobretudo, aquele olhar tão característico e específico que os fotógrafos da Agência têm.

Será possível adquirir tokens por meio da carteira que todos os interessados devem criar, a MetaMask. Para fazer a aquisição dos tokens necessários para a compra dos NFTs será necessário abrir uma conta também em uma exchange, tal como a Coinbase ou mesmo a Binance.

Saiba mais: DhabiCoin está a poucas horas de fazer história no mercado cripto

A primeira coleção está a caminho!

A AP Marketplace vai disponibilizar aos colecionadores as chamadas Pulitzer Drops, uma coleção com diversos NFTs raros. A coleção deve abranger imagens que já receberam a consagração com a premiação. Drops serão lançados a cada duas semanas, de acordo com as informações já liberadas à imprensa.

Outra questão que também veio à tona diz respeito à forma que os compradores poderão negociar os tokens já adquiridos. A AP Marketplace também está a lançar um marketplace secundário, em que os próprios compradores terão espaço para negociar os tokens que foram adquiridos por meio da plataforma.

Essa mecânica já foi utilizada outras vezes por outras agências de notícias, tal como a alemã Deutsche Welle, que tem por objetivo defender a liberdade de imprensa. 

direito autoral © 2021 Crypto Watch.