Altcoins
Woori, o maior banco coreano realiza testes com Ripple e com sucesso
O Banco Woori, maior banco coreano, concluiu com sucesso o teste de remessa no exterior usando a tecnologia do Ripple, em um teste realizado entre dezenas de bancos japoneses, que lideraram o teste. O Departamento de Estratégia Digital, que é responsável pelo teste, fizeram declarações positivas sobre a introdução da tecnologia na prática. As remessas para exterior utilizando-se a solução do Ripple serão comercializadas ainda este ano.
O Departamento de Estratégia Digital realizou um segundo teste até meados deste mês após o primeiro teste no final de janeiro. O trabalho de introdução prática será realizado por departamentos relacionados com divisas e departamentos relacionados à TI.
De acordo com o Grupo SBI e Woori Bank, há cerca de 60 bancos japoneses participando do teste de remessa no mesmo esforço de se utilizar o Ripple. Entre eles, 37 bancos participaram do teste de remessas para o exterior no qual o Woori Bank e Shinhan Bank participaram como bancos não-japoneses.
Além do Woori Bank, dois ou três bancos comerciais japoneses e bancos digitais japoneses estão considerando positivamente a introdução da tecnologia na prática. Um funcionário do banco disse:
“Uma vez que os testes foram bem sucedidas, outros vários bancos japoneses, de médio e grande porte. Bem como outras mega corporações, se interessaram em aderir à tecnologia do Ripple.”
De acordo com fontes da indústria, quando um banco doméstico transfere dinheiro para um banco japonês usando a solução do Ripple, a transferência ocorre em tempo real. Por exemplo, se um banco na Coréia lhe disser que envia 10.000 ienes para um cliente no banco B no Japão e, se o banco B confirmar que o cliente é um cliente no banco B, a transferência ocorre. Ao usar a rede SWIFT existente, havia bancos intermediários entre os bancos de remessa e receptores, que levaram uma média de dois a três dias.
Mesmo com a introdução da tecnologia de remessas no exterior usando soluções do Ripple, é improvável que ele substitua completamente a atual rede Swift. Em comparação com a rede Swift, que está espalhada por todo o mundo, existem áreas limitadas onde a rede do Ripple não alcança.
Um funcionário do banco disse:
“A questão das taxas de remessa no exterior utilizando-se a rede do Ripple em detrimento à rede Swift, ainda é uma questão de discussão, mas o método de transferência é muito mais rápido e mais barato do que as remessas no exterior existentes. Além da solução Swift e do Ripple. No futuro, o cliente escolherá o método de remessa ultramarino mais vantajoso”.
Contudo, é importante frisar que não se trata do uso do token do Ripple. Mas sim da plataforma de pagamento da empresa que é uma solução comercializada.
Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.