Muitas pessoas estão entrando no universo das moedas virtuais e se deparam com o termo “NFT” e ficam se questionando se investir nesse segmento é realmente confiável. O bem da verdade é que se você procurar no Google sobre “golpes de NFT” os resultados provavelmente farão com que você imagine que existem uma grande quantidade de investimentos de NFT que são realmente verdadeiros pesadelos.
O bem na verdade é que os tokens não fungíveis (NFTs) começaram a fazer parte de um universo multibilionário da indústria de criptomoedas e, por incrível que pareça, eles explodiram a pouquíssimo tempo, o que gera ainda mais duvidas sobre quais NFTs são realmente confiáveis ou quais são golpes.
Assim de um tempo pra cá, aconteceram o surgimento de peças raras como é o caso das coleções Cool Cats e Bored Ape Yatch Club, as quais podem ser negociadas por valores superiores a US$ 30.000.
Provavelmente você deve estar se perguntando, como é que um item JPEG, pode apresentar um valor superior a cinco e seis dígitos? Mas para os criadores de NFT a resposta é bastante simples: utilidade.
O que são Tokens Não Fungíveis (NFT criptomoeda)?
Um token não fungível (NFT) é considerada uma unidade de dados não intercambiável e que pode ser armazenada em uma blockchain, como se fosse um livro digital. Dessa forma um NFT pode ser associado a arquivos digitais, como fotos, vídeos e áudio, sendo que cada um é exclusivamente identificável, uma vez que cria um registro digital indelével e de propriedade no blockchain.
Em teoria ter uma obra de arte digitalmente tokenizada pode servir como ingresso de associações para clubes online exclusivos, comunidades de jogos, salas de bate-papo e outras experiencias interativas.
Porém, na prática os NFTs ainda são bastante novos e bastante confusos, enquanto que os entusiastas das criptomoedas enxergam o surgimento dos NFTs como um sinal de adoção ainda maior das criptomoedas, existe todo um outro lado que esses tokens criam ótimas oportunidades para golpistas devido ao volume de dinheiro que é trocado durante as negociações.
O NFT Criptomoeda é confiável?
Para entender se o NFT é confiável é preciso entender que todo ativo que esteja em seus estágios inicias de desenvolvimento podem apresentar um risco, pois estão longe do que é aceito pela maioria das pessoas.
Dito isso, os NFT podem apresentar dois alvos distintos, aqueles que compram um determinado item porque gostaram daquele item e aqueles que compram para realizar especulações.
Os NFT apresentam como característica não gerarem fluxo de caixa e tão pouco geram royalties e devido a essas características, os investidores mais conservadores preferem não apostar nessa modalidade, uma vez que para gerar renda é preciso que outra pessoa esteja disposto a pagar pelo token. Dessa forma é fácil entender que os NFTs correm sérios riscos de liquidez, uma vez que se ninguém quiser comprar, os preços irão cair e o comprador poderá sofrer grandes perdas.
O NFT Criptomoeda é um golpe?
Agora entramos em uma área bem complexa dos NFTs já que eles não estão completamente isentos de fraude. Imaginem a seguinte situação, um indivíduo apresenta uma obra de um artista conhecido e resolve vende-la e ganha milhares de dólares com isso, em seguida o comprador percebe que ele é falso, ou ainda é possível roubar os NFTs se eles estiverem mal armazenados.
Outro risco é que mesmo os NFTs sejam um conteúdo digital eles não estão livres de deterioração de sua qualidade, ou seja formatos de arquivo obsoleto ou perdas de senhas da carteira podem invalidar o seu investimento.
Golpes Comuns de NFT
Um dos golpes mais comuns que acontecem quando falamos de NFT é phishing e pop-ups suspeitos. Isso acontece devido a forma de comercialização da NFT, sendo que nesse caso você precisa se inscrever numa carteira que faça transações de blockchain.
Phishing e pop-ups
Um exemplo desse tipo de golpe aconteceu com a MetaMask, sendo que seus usuários foram alvos de phishing envolvendo anúncios falsos que solicitavam as chaves das carteiras privadas dos usuários ou suas frases de segurança de 12 palavras (que só por esse pedido já poderia se tratar de um golpe.
Outra situação desse tipo de golpe são os pop-ups maliciosos e falsos que operam via Discord, Telegram e outros canais de conversa, que vinculam páginas de login de aparência normal, mas que na verdade te leva a outros sites. Ao fazer isso uma pessoa mal intencionada consegue obter as suas informações privadas e ao acessar a sua conta irá remover todas as criptomoedas de sua carteira digital.
Para evitar esse golpe, lembre-se que você só usará a sua frase inicial ao criar um backup de sua carteira criptografada ou quando precisar recuperar a sua carteira, nenhuma corretora irá pedir suas informações e tão pouco insira seus dados em pop-up da sua corretora ou de outras que sejam conhecidas e bastante utilizadas.
Vá sempre no site verificado para realizar as transações criptográficas de transações, nunca se utilize de links, pop-ups ou seu e-mail para inserir essas informações. Além disso lembre-se de guardar sua frase inicial em um papel e nunca a forneça a ninguém, evite guardar essa frase em uma foto que fique no seu celular.
Bombeamento e despejo
Outro truque que vem se tornando bastante previsível quando falamos de NFTs é o processo conhecido por bombeamento e despejo. Mas afinal o que é isso? Esse processo é nada mais nada menos do que um grupo de pessoas que compra uma grande quantidade de NFTs ou de qualquer outra moeda, aumentando artificialmente a sua demanda. Ao conseguir realizar esse processo aqueles que planejaram esse sistema conseguem sair de suas posições com lucros extremamente altos e deixando aqueles que não estavam envolvidos no esquema com ativos praticamente sem nenhum valor.
Para evitar esse golpe é preciso realizar uma minuciosa verificação do histórico e do registro da carteira de qualquer um dos projetos que você esteja interessado em investir. É interessante ressaltar que todo blockchain é bastante transparente, tornando esse procedimento muito mais útil.
Além disso, muitos projetos NFT apresentam twitter e apresentam um canal no discord, vale a pena ficar por dentro do que está acontecendo. Assim que o projeto se mostre com boa liquidez e/ou valor comunitário ou artístico, deve aparecer outros investidores engajados, fazendo com que esse NFT não seja inflado artificialmente.
Golpe dos lances
Esse tipo de golpe é bastante comum no mercado secundário, que acontece no momento que você deseja revende-la para o maior lance. Nesse caso o que acontece é o seguinte, depois de listar a NFT para ser vendida, os licitantes conseguem alterar a criptomoeda que está sendo vendida sem precisar avisar.
Para evitar esse golpe é preciso fazer várias verificações de qual é a moeda usada e nunca aceite um lance menor do que o que está sendo pedido.
NFTs falsificadas ou plagiadas
Antes de mais nada é preciso explicar que cunhar uma obra de arte como NFT não é a mesma coisa do que ter a propriedade intelectual dela. Nos dias de hoje o software OpenSea pode transformar qualquer foto ou imagem em um NFT, independentemente de possuir ou não os direitos dessa propriedade intelectual.
Golpistas e pessoas mal intencionadas conseguem facilmente roubar o trabalho de um artista e abrir uma conta falsa no OpenSea, de forma que conseguem listar essas obras de arte falsificadas em um leilão. Ao comprar esses NFT (que você acredita que tenha a propriedade) perde o valor principalmente quando a comunidade descobre o que o falsário está fazendo e, infelizmente, não existe possibilidade de recuperar o seu dinheiro.
Para evitar esse golpe você precisa fazer uma pesquisa de mercado para garantir que a obra que você está comprando seja uma conta verificada. Para isso basta procurar a marca de seleção azul ao lado da foto do perfil do artista, se não houver nenhuma marca procure o artista em outros canais de mídias sociais e pergunte diretamente se a obra que você almeja comprar é dele e também garanta qual é o perfil certo desse artista.
Uma boa pedida também é descobrir se o artista ou o projeto NFT apresenta um canal do discord e aproveite para fazer perguntas para a comunidade. Além disso, existe a possibilidade de existir uma conta verificada e com a borda azul na imagem do perfil, mas não na parte interna.
Sites de armazenamento não confiáveis
Na realidade esse ponto não é necessariamente um golpe, mas sim uma área difícil de se falar, já que NFTs podem desaparecer depois de compra-los. É importante destacar que o contrato no blockchain (o NFT) é diferente da obra de arte real. Dando um exemplo, um arquivo mp3 de uma musica pode ser colocada me leilão na plataforma como o OpenSea e quando um colecionador está pronto para compra-lo, ele pode fazer um lance e paga em ether, ao fazer isso ele cria um registro de propriedade conhecido como contrato inteligente.
O contrato inteligente é o que está cunhado no blockchaim mas o arquivo que você carrega (conteúdo e metadados) é separado. Parece bastante ilógico, mais um NFTs se posiciona apenas sobre a propriedade de um ativo, mas o ativo em si pode estar em qualquer local.
O que está sendo dito é o seguinte, ao armazenar a obra de arte, escritura da casa ou qualquer outro conteúdo digital que acompanha o contrato inteligente em uma plataforma centralizada, lembre-se de verificar se é confiável.
Outro ponto importante é nunca comprar um NFT que esteja apenas vinculado a uma URL com uma imagem, já que qualquer pagina que esteja nesse URL pode ser alterada em qualquer momento sem sua permissão, deixando você com um token que não aponta pra nada.
Conclusão
Obviamente a base do NFT não pode ser considerada um golpe, entretanto é possível observar que diversas ações baseadas no NFT podem ser tornar verdadeiros golpes. Assim, se você comprar um NFT, sempre lembre de certifica de estar em posse do ativo tangível ou digital no mesmo instante.
Assim, novos golpes estão sempre invadindo a cena NFT e é justamente por esse motivo que ao fazer as negociações em NFT é preciso estar preparado e dessa forma você não precisa fazer tudo isso sozinho, a melhor maneira de ficar preparados contra golpes é manter-se sempre muito informado e também encontrar outros entusiastas de NFT para conseguir realizar diversas trocas de opiniões e informações.
Perguntas Frequentes
Por que os golpes NFT são tão comuns?
Basicamente as NFTs estão em um estágio de ICO (oferta inicial de moedas), isso indica que qualquer pessoa pode contratar um artista e criar um número especifico de NFTS e depois criar um hype com influenciadores de criptomoedas.
Ao criar esse hype torna difícil discernir quem nesse universo de NFT é um criador confiável ou se é um falsário, especialmente quando tantos colecionadores e criadores de NFT se utilizam de fots de perfil de desenhos animados populares e nomes anônimos no twitter.
Quais são os tipos de projetos que podem ser considerado golpes?
Não se tem uma noção muito clara do que pode ser considerado um golpe quando se trata de NFT, já que existem diversas áreas obscuras que ainda não são regulamentadas dentro do universo do NFT. É claro que muitos golpes envolvendo os NFT são bastante claros e simples de se observar. Dessa forma é imprescindível ficar sempre alerta e tomar decisões bastante conscientes possíveis, sendo que você não acabe perdendo o seu investimento.
Como eu posso investir em um NFT?
Para investir em um NFT é bastante semelhante a comprar alguma ativo que seja uma coleção. Como por exemplo comprar uma obra de arte NFT é um investimento onde o investidor compra esperando que ela se valorize, dependendo do aumento da notoriedade do artista ou do aumento da demanda para que se compra essa obra.