Todo mundo sabe que o Bitcoin apresentou uma valorização estrondosa nos últimos anos e que essa criptomoeda precisa ser mineirada para se manter sempre presente. Dessa forma, os mineradores utilizam hardwares bastante potente para conseguir encontra-las.
O que nem todo mundo sabe é que é possível minerar bitcoin também pelo celular, sendo que é possível realizar essa mineração de criptomoeda diretamente pelos smartphones que apresentem sistema operacional Android ou mesmo iOS. Por mais estranho que seja, a utilização de celulares para isso, é possível sim realizar esse processo, vamos tentar entender um pouco como funciona a mineração de bitcoin pelo celular.
Como acontece a mineração de criptomoedas pelo smartphone?
Como você pode imaginar é passível ganhar bitcoins utilizando-se de um dispositivo Android, entretanto existem muitos motivos para você ficar bem longe dessa possibilidade. Antes de mais nada minerar criptomoedas pelos telefones móveis é bem diferente do que a mineração tradicional. Para entender um pouco como são diferentes esses dois tipos de mineração é mais ou menos o funcionamento de um relógio: O relógio de corda apresenta funcionamento completamente diferente de um digital.
Dito isso, a mineração de criptomoedas a partir de um smartphone provavelmente não entregará um lucro suficiente que compense o seu esforço e o tempo dedicado a esse fim. Mas esse posicionamento leva-se em conta o cenário atual dos celulares e o motivo é o seguinte: Mineros que utilizam o PC para realizar esse processo usam ferramentas muito mais poderosas do que um hardware de um celular, dessa forma realizar a mineração pelo PC é muito mais potente e receberão muito mais lucros.
Isso acontece pelo simples fato de que o serviço de mineração regular precisa validar transações de blockchain, ou seja é preciso que problemas matemáticos extremamente complicados sejam resolvidos. Assim o hardware de um computador, principalmente o GPU e o processador são muito mais poderosos e ainda consomem uma grande quantidade de energia.
Dessa forma, apesar de não parecer a mineração de criptomoedas é, realmente, uma atividade bastante industrial, sendo que nos dias de hoje surgiram softwares que foram criados especificamente para esse fim.
Assim, as mineradoras investem pesado em dispositivos de mineração ASIC (application-specific integrated circuit – circuito integrado de aplicação especifica) para conseguirem ainda mais aumentar a sua margem de lucro.
Ao criarem essas ferramentas, foi possível aparecer o que se convenciona nos dias atuais, como pools de criptomoedas, que reúnem uma grande quantidade de mineradores, com o objetivo de melhorar as chances dos mineiros de conseguir resolver o algoritmo problema e potencializar os seus ganhos.
Com tudo isso dito, já é possível imaginar que apesar de funcionar a mineração de moedas digitais pelo celular, ela é muito menor quando comparadas com o PC. É claro que você pode se juntar aos pools de mineração com seu smartphone, ou ainda participar de fazenda de mineração móvel. Entretanto, você entregará uma quantidade insignificante de energia, quando comparados com outras mineradores e como resultado, quando as recompensas são compartilhadas dentro da rede, a porcentagem que você irá receber será muito pequena, já que o celular apresenta baixo poder computacional.
Como é a mineração de bitcoin pelo Android
Como foi mostrado, a forma de minerar no Android não é tão simples como se parece. Conforme a popularidade do bitcoin vem crescendo ao longo do tempo e, atualmente, a mineração se tornou algo extremamente atraente.
O Bitcoin apresenta um endereço de 64 bits, o qual é gerado criptogrficamente e com uma chave pública e uma privada, que é gerada pelos mineiros. Porém, o limite da unidade monetária do Bitcoin é de 21 milhões e apresenta um código fixo, sendo que para a mineração ser feita por um telefone Android só será possível uma pequeníssima fração do Bitcoin.
Para facilitar a forma de mineração dos Bitcoins surgiu os pools de mineração dessa criptomoeda, mas o que significa isso? Simples, esses pools nada mais são do que grupos de mineração hospedados por servidores, onde todos aqueles que contribuem com recursos computacionais para a quebra do código e realizando as transações.
Dessa forma, se um pool descriptografar com sucesso esse problema acontecerá a transferência, sendo que cada um dos membros participantes irá receber uma parte que é baseada na quantidade da capacidade computacional de cada um dos contribuintes.
É preciso dizer que existem diversos aplicativos de mineração para criptomoedas criados para o sistema operacional do Android, porém para ser efetivo é necessário que você consiga entrar em algum pool, na verdade é o mais fácil para conseguir algum retorno.
Porém para entrar em algum pool é preciso considerar qual é o tamanho dela, já que isso determinará a regularidade que você conseguirá receber pagamentos (é simples de entender que pools maiores conseguem receber pagamento maiores), assim as taxas que podem ser pagas é a única forma de conseguir recompensas que sejam válidas comparada com o seu investimento.
A grande maioria desses pools, que são classificados como PPS (Pay-per-share) apresentam um valor fixo, os quais podem ser vistos dentro do bloco criptografado. Já os pools que são baseados em pontuação pagam uma fração das ações, ou seja, quando o bloco é resolvido cada um recebe uma parte.
Aplicativos para minerar Bitcoin em smartphone
Por fim, você entendeu os riscos que estão associados a minerar Bitcoin pelo seu celular e resolveu realizar esse procedimento. Para isso é necessário que seja baixado um aplicativo de mineração e que o seu celular esteja sempre conectado a uma fonte de energia.
Para citar alguns aplicativos bastante populares com essa finalidade de mineração de bitcoin em smartphone podemos citar:
- MinerGate Mobile Miner – este aplicativo em celular será possível minerar diversos tipo de moedas digitais, como é o caso de altcoins, além da própria Bitcoin. Com exemplo de altcoins possíveis de serem mineradas: Dash, Monero, QuazarConi, MonetaVerde e DigitalNote. Além disso o aplicativo conta com uma carteira para que os usuários possam armazenar as moedas conforme forem ganhando.
- Bitcoin Miner – este aplicativo é, muito provavelmente, o mais famoso para Android que possibilita a mineração de Bitcoin e um dos mais populares atualmente e o app está disponível para a grande maioria dos dispositivos. Apresentando uma interface bastante amigável para os seus usuários, ele ainda apresenta um desempenho maravilhoso (garantindo uma boa nota dos usuários). Por mais que o nome te leve a crer que ele é voltado para o Bitcoin, na realidade é possível realizar a mineração de diversas outras criptomoedas.
Como você pode minerar Bitcoin através de um smartphone Android
É preciso deixar bem claro que minerar Bitcoin pelo Android não é realmente uma possibilidade, o que os aplicativos fazem é realizar um processo bastante próximo a isso. Portanto é preciso entrar na Google Play e instalar o aplicativo.
Então, após baixar o aplicativo é preciso que você abra o aplicativo e preencha alguns detalhes, como é o caso de valores e também o cadastro em um pool de mineração de criptomoedas específico.
Dessa forma, dentro do aplicativo, onde você enxerga o URL do pool, você precisará ralizar um comando especifico. Assim, digite: stratum + tcp:// (URL da poll): número da porta -u(nome do minerador) -p (senha).
Além disso, esses aplicativos (como é o caso do crypto miner) conseguem minerar outras criptomoedas, não apenas o Bitcoin, que apresentem uma grande variedade de algoritmos. Os aplicativos são totalmente gratuitos, porém apresentam uma grande quantidade de publicidade dentro do aplicativo, o que pode incomodar alguns usuários.
Como é possível minerar utilizando dispositivos iOS
Retomando que o tempo de mineração é bem diferente do que foi antigamente do que costumava ser (principalmente quando falamos da mineração de Bitcoins), é importante destacar que é possível realizar a mineração por diversos tipo de aplicativo, como PC, dispositivos Android e até mesmo iPhone.
Para conseguir realizar a mineração utilizando um iPhone é preciso utilizar um programa especial, como é o caso do MobileMiner, lembrando que esse aplicativo é um dos mais conhecidos para realizar tentativas de minerar criptomoedas.
Da mesma forma que para o Android, é preciso lembrar que para o iPhone os resultados também serão muito menores do que se comparar com hardwares mais poderosos, entretanto você pode realmente tentar entender como funciona os programas e também começar a sua mineração, tentando perceber quantas criptomoedas você consegue minerar.
Diferente do que você encontra para dispositivos Andriods, o MobileMiner não está disponível na App Store, mas deve ser instalado após baixar o arquivo IPA, portanto, você fara por sua própria conta e risco.
Isso é importante avisá-lo, pois assim que você realizar a instalação, poderá iniciar o programa e começar a utilizá-lo observando conforme os resultados aparecem. Esse app irá funcionar em segundo plano, de forma que não irá interferir nos outros aplicativos, basicamente ele realizará todo o processo sozinho.
O único grande detalhe que será solicitado ao utilizar o iPhone para a mineração é sempre mantê-lo conectado em um carregador, uma vez que esse software consome muita bateria, sendo que se ele descarregar o seu processo pode ser perdido.
Assim que você começar a utilizar o app, os resultados irão aparecer de forma rápida, porém, como foi citado, seus ganhos dificilmente serão compatíveis com aquelas pessoas que estão utilizando hardwares de última geração, mas mesmo assim, você terá alguns lucros.
Conclusões e reflexões sobre mineração de Bitcoins usando smartphones
Vamos ser sinceros, a capacidade que um celular apresenta não é suficiente para competir de forma eficiente na mineração de bitcoins, isso se deve ao fato de seus hardwares não forma projetados com essa finalidade, mas sim com a capacidade de processar poucas informações ao mesmo tempo.
Assim, o principal aspecto negativo relacionando a mineração pelo celular é que esses aplicativos de mineração irão afetar significativamente o desempenho geral do seu telefone, podendo ser potencialmente destrutivo para o dispositivo. Dessa forma, é muito simples perceber que a mineração de bitcoins através de dispositivos móveis pode ser um grande gasto a longo prazo ao invés de um bom investimento.
Entretanto, minerar bitcoin pelo celular pode ser uma das alternativas para quem quer começar nesse processo, ainda que a mineração pelo celular não seja a melhor forma existente, já que é preciso de muito processamento de dados para que os resultados consigam aparecer.
Trazendo para uma ideia mais clara o tempo para minerar uma moeda Bitcoin utilizando telefonia móvel é bem próximo de 300 anos, ou seja, muito provavelmente o resultado que você irá obter através dos celulares pode não compensar todo o seu trabalho ou ainda o seu custo energético.
Existe também um outro ponto que precisa ser lembrado antes de você iniciar a fazer a mineração pelo smartphone, os apps que devem ser baixados em seu celular para realizar o processo muitas vezes estão carregados de adwares ou ainda podem ser altamente complexos a sua utilização, portanto é bom reafirmar que devido a todas esses detalhes realizar a mineração através do celular não valha tanto assim a pena.