O valor comercial do blockchain e sua aplicabilidade

Blockchain pode ser um conceito indescritível. Sua natureza abstrata deixa muitos se perguntando se esta tecnologia emergente é a que os entusiastas afirmam ser.

Mas o blockchain é mais uma ferramenta do que um catalisador – não é um tamanho único, mas uma nova base que sustenta nossas tarefas diárias. Oferece às indústrias um facelift com tecnologia, com a capacidade de aumentar a produtividade, garantir a transparência e reduzir o desperdício de tempo e burocracia.

Não se espantem, mas o blockchain tem mais a ver com economia do que com tecnologia em si.

ADOÇÃO DO BLOCKCHAIN

As principais vantagens do Blockchain giram em torno de sua falta de hub central. A transparência de um livro distribuído combinada com a segurança criptográfica de uma cadeia de dados imutável torna essa tecnologia o veículo ideal para as empresas trocarem e validarem informações. Não é um sistema único, mas uma tecnologia de linha de base que pode ser configurada de diferentes maneiras para atender diferentes propósitos e modelos de negócios.

Contudo, é importante frisar que a aplicabilidade de apps via Blockchain ainda é um conceito imaturo, e há arestas a serem trabalhadas antes que a tecnologia possa ser escalonada com eficiência. Mesmo assim, traz um tremendo valor a curto prazo para reduzir custos e impulsionar eficiências operacionais.

VALOR DE NEGÓCIOS NO BLOCKCHAIN

Existem algumas áreas-chave nas quais blockchain pode agregar valor comercial, mesmo antes da adoção em larga escala:

REDUÇÃO DE CUSTOS

E se a sua empresa não tivesse mais que desperdiçar dinheiro em logística, intermediários e uma montanha de papel? O blockchain pode agilizar as cadeias de suprimentos, eliminando os processos de intermediários e de banimento que reduzem a eficiência e consomem lucros.

CRIAÇÃO DE RECEITAS

O blockchain quebra as barreiras administrativas e colaborativas, abrindo caminho para estratégias de negócios inovadoras que simplesmente não eram viáveis ​​antes do advento dos livros distribuídos. Com isso, o blockchain prepara o caminho para novos modelos de infraestrutura e receita.

IMPACTO DO CONSUMIDOR

Novos modelos de negócios oferecem a oportunidade de atender às necessidades anteriormente negligenciadas de consumidores e comunidades. No campo da medicina, onde o atendimento remoto ao paciente e a manutenção de registros podem ter sido um problema no passado, os avanços do blockchain fornecem maneiras de superar essas barreiras usando registros sincronizados e dispositivos inteligentes na rede.

AGRICULTURA

O Blockchain pode transformar a cadeia de suprimento agrícola simplificando a transição da fazenda para o mercado e identificando rapidamente as fontes em caso de surtos de segurança alimentar. Ao reduzir os intermediários, os grandes agricultores e de pequena escala têm a oportunidade de ingressar em um sistema inteligente na cadeia de fornecimento.

AUTOMOTIVO

As empresas podem expandir suas operações a fim de aproveitarem melhor as economias de escala, usando blockchain para agilizar a cadeia de suprimentos. Blockchain também pode melhorar as plataformas de compartilhamento de viagens, estimulando a revolução do transporte.

SEGURO

Contratos inteligentes auto-executáveis ​​e bancos de dados distribuídos podem aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir custos e riscos de fraude.

BLOCKCHAIN ​​PARA TODOS

O escopo absoluto dos usos potenciais do blockchain significa que há algo para quase todos, desde startups até grandes players.

O amplo espectro de casos de uso em todos os setores pode ser o motivo pelo qual as empresas relacionadas a blockchain e crypto levantaram quase US $ 3,9 bilhões em capital de risco neste ano – um aumento de 280% em comparação ao ano passado. O aumento vem em um número crescente de negócios, bem como o crescente valor mediano de cada um.

 

Siga-nos no Telegram   no Instagram no WhatsApp   no Twitter

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.