Connect with us

Análises

IOTA+Fog Computing+Machine Economy(M2M)+ IoT= Qubic

A tecnologia Distributed Ledger (DLT) que está presente nos principais crypto frameworks – IOTA / Ethereum / Hyperledger – está pronta para mudar a forma como nossa sociedade funciona em um nível fundamental, fornecendo um meio para relacionamentos “sem confiança” – sem a necessidade de um intermediário. Um sistema confiável requer verificações e balanceamento de carga para garantir que a confiança que depositamos nele permaneça segura e confiável.

Um bom exemplo de um sistema confiável é a moeda fiduciária moderna. O dinheiro que mantemos em nossas contas e carteiras bancárias é apoiado apenas pela promessa do governo de imprimi-lo. Cabe ao governo garantir que a moeda permaneça estável e que bens e serviços possam ser trocados por ela com segurança. O governo é o intermediário que garante o valor da moeda e tem de ser confiável para que as notas ou nosso saldo bancário tenha poder de transação. Não há lastro, só convenção social: temos que acreditar que o dinheiro emitido pelo governo vale alguma coisa.

O DLT elimina a necessidade de intermediários ancorando a confiabilidade do sistema nos algoritmos dos quais ele é composto. É matematicamente incapaz de duplicidade e não requer mediação. Ao fornecer um sistema sem confiança, sem intermediários, o DLT abre possibilidades para as pessoas interagirem de maneiras que nunca existiram antes. Esta mudança comportamental dará início ao fim de muitas indústrias que há muito tempo dominam a sociedade e sinalizam o começo para novas indústrias baseadas em um futuro descentralizado. Numa sociedade baseada em software.

IOTA está disruptando o conceito de DLT

IOTA é um DLT criado especificamente para a indústria da Internet das Coisas (IoT). A equipe por trás da IOTA percebeu que, no futuro milhões de computadores e sensores precisariam interagir e pagar uns aos outros, muitas vezes em micro e nano pagamentos. Eles também perceberam que as redes blockchain não seriam capazes de lidar com essas transações, devido às taxas de transação e aos limites de escalabilidade cada vez maiores. Além disso, os mecanismos de consenso e mineração intensivos em energia dos blockchains tradicionais não seriam adequados para dispositivos de IoT de baixo custo e redes intermitentes. Essa premissa já foi discutida aqui nesse portal.

Isso significa que, se a Internet das Coisas e o DLT fossem se fundir, um novo tipo de “blockchain” precisaria ser desenvolvido, o que é exatamente o que a equipe IOTA criou – a rede Tangle. Para ser preciso, o Tangle não é um blockchain. Em vez disso, ele usa uma estrutura de dados chamada Directed Acyclic Graph (DAG) e, ao fazer isso, o Tangle não apenas mantém os benefícios originais do blockchain, mas também pode melhorá-los exponencialmente.

Resolvendo o gargalo do blockchain

 

A principal inovação por trás do uso de um DAG é sua capacidade de realizar transações de taxa zero e, portanto, a capacidade de realizar nano-pagamentos. Isto é conseguido através do próprio Tangle, excluindo assim a necessidade de mineiros e taxas, o que o Tangle em particular faz validando as transações como uma parte intrínseca dos operadores (pessoas que validam transações) e stakers (pessoas que enviam transações).

Qubic: a peça que faltava na estratégia da IOTA

A IOTA apresentou uma nova implementação de DLT: uma abordagem sem blockchain criada especificamente para a Internet of Things (IoT) e a economia de máquina para máquina (M2M). A IOTA tem o potencial de trazer escalabilidade virtualmente ilimitada e nano-transações sem taxas para o mundo. No entanto, recursos importantes, como contratos inteligentes, estavam ausentes.

Na semana passada, a Fundação IOTA pôs fim a meses de especulação em torno do projeto Qubic. Aqui nesse portal fomos os primeiros a dar exposição ao projeto em língua portuguesa. Sendo considerado o desenvolvimento mais ansiosamente esperado na história da IOTA, o novo projeto procura criar um protocolo que especifique a solução da IOTA para máquinas oracle, contratos inteligentes, cálculos terceirizados e muito mais.

A Qubic introduz não apenas oráculos e contratos inteligentes, mas cálculos baseados em quorum, uma forma de computação distribuída. Em suma, a Qubic torna o Tangle programável e introduz um ambiente de computação distribuída onde as máquinas podem estabelecer confiança, compartilhar dados e pagar uns aos outros por quaisquer recursos usando nano-transações sem taxas.

Oracles

Um DLT como o Tangle não pode acessar dados fora de sua rede. Oracles são serviços de terceiros que localizam e verificam dados do mundo real e alimentam esses dados para um DLT a ser usado para cálculos (por exemplo, contratos inteligentes …). Podem ser quaisquer dados como temperatura do clima, pagamento bem-sucedido, flutuações de preço, etc.

O incentivo para que os oráculos permaneçam honestos é um sistema de recompensas mantido pelos proprietários qubicos. Note que o protocolo do Qubic não ingenuamente “confia” nos oráculos de terceiros. O protocolo assegura um alto grau de certeza sobre a exatidão dos dados em questão através de um consenso de através do uso quórum.

Quorum consensus de um oracle assembly

 

Contratos Inteligentes

Um contrato inteligente é um protocolo lógico projetado para imitar e aperfeiçoar o desempenho de um contrato real. Sua função é definir condições que, quando atendidas, executam um contrato pelos computadores de uma determinada rede. Os contratos inteligentes são considerados uma forma inovadora de melhorar as eficiências operacionais e cortar custos para empresas, comerciantes e operadores.

 

Um smart contract rodando no Qubic

 

Contratos inteligentes podem automatizar muitos tipos diferentes de processos e operações, como pagamento e ações condicionadas ao pagamento, dando origem a níveis inimagináveis ​​de eficiência e precisão.  Alguns dos possíveis casos de uso para contratos inteligentes incluem:

Identidade Digital e Registro de Dados Financeiros;
– Trade Finance, Derivativos e Valores Mobiliários;
– Hipotecas e Gravação de Título de Terra;
– supply chain;
– Seguro de Automóvel;
– Testes clínicos

Usando o IOTA como backbone, os contratos inteligentes do Qubic vão além desses tipos de contratos inteligentes tradicionais. A combinação de transações isentas de taxas, juntamente com a computação baseada em quóruns de propósito geral, abre a porta para possibilidades inteiramente novas. Por exemplo, um contrato inteligente poderia ser usado para agregar dados de temperatura de diferentes oráculos a uma temperatura média, que é publicada periodicamente no Tangle. O contrato inteligente agora se tornou um oráculo em si – isto é, o contrato em si tornou-se uma fonte de dados externos, disponível para uma máquina oracle pegar e enviar de volta para algum outro tipo de operação.

Esses tipos de contratos inteligentes também são apenas iterações na capacidade mais geral de cálculos baseados em quorum. Portanto, a Qubic também fornece uma maneira padronizada de definir, validar e aplicar os resultados de um contrato inteligente com um alto grau de certeza.

Implicações do projeto Qubic

O Qubic utiliza o protocolo IOTA para uma comunicação segura e descentralizada entre os vários participantes. Além disso, como o IOTA possui seu próprio sistema de pagamento integrado, os tokens IOTA são usados ​​para fornecer um sistema de incentivo para operadores qubicos. Qualquer um pode decidir por si mesmo em que limite uma recompensa se torna interessante o suficiente para participar.

O Qubic oferece um grande incentivo para que as pessoas executem nós: permita que outras pessoas usem energia computacional ou capacidade de armazenamento, fornecendo assim um serviço útil e sendo pago para isso. Q-nodes podem dar nova vida a PCs antigos e abandonados, e eles podem fornecer aos mineiros tradicionais uma maneira de monetizar equipamentos, fazendo cálculos úteis como participar do programa mundial do World Community Grid, que congrega os maiores projetos de pesquisa em uma rede distribuída de computação em Grid e que contribui para projetos tais como: a busca da cura do câncer, sequenciamento do genoma e busca por vida extraterrestre. Leia mais sobre essa incrível iniciativa aqui. Salvando assim da obsolescência milhares rigs e ASICS que não são mais eficientes para mineração comercial.

No controle de dispositivos e recursos naturais

 

O Qubic é otimizado para o IoT – baixo consumo de energia e um pequeno consumo de memória – mas isso não impede cálculos em grande escala, especialmente para cálculos que podem ser paralelizados e distribuídos em um grande número de processadores. No futuro, o Qubic irá alavancar a capacidade de computação mundial disponível e não utilizada para resolver todos os tipos de problemas computacionais, tudo isso enquanto ajuda a proteger o Tangle: um supercomputador mundial baseado em IOTA. Esse conceito de computação distribuída utilizando a força computacional de inúmeros dispositivos, é chamado de Fog Computing ou somente Fogging. Aqui nesse portal, já tratamos desse tema.

Nasce a economia das máquinas

Representação da sociedade baseada em software e máquinas realizando transações autônomas. A premissa básica da IOTA.

Com o Qubic, o Tangle superará as limitações do blockchain, para oferecer uma pilha completa de tecnologia de gerenciamento financeiro, computação distribuída, inteligência artificial distribuída e swarm intelligence, aproveitando dados confiáveis e imutáveis armazenados no Tangle, bem como reunidos do mundo real. Vamos imaginar uma economia em que: tudo será inteligente, eficiente, autônomo e conectado, economicamente independente e provavelmente gerenciado por um backbone técnico seguro e descentralizado – essa é a premissa e propósito do projeto IOTA. Há projetos que seguem a mesma linha, como SONM e Golem, que se destinam a criar redes de computação de propósito geral e distribuída, funcionando como uma plataforma virtual de computação.

Em um futuro próximo, como consequência, podemos esperar que uma máquina seja capaz de pagar sua montagem, sua manutenção, sua energia e também por seu seguro, fornecendo dados, poder de computação, armazenamento ou serviços físicos a outras máquinas. Pela primeira vez na história, um dispositivo estará em condições de ganhar e gastar dinheiro por conta própria.

 

IOTA Preço

Preço USD
$0.543567 (1.24%)

IOTA – Dados de mercado

Market Cap Suprimento
$1.51B 2.78B MIOTA

IOTA – Dados de negociação

Volume (24h) %(1h) %(24h) %(7d)
$33.97M (-1.64) (1.24%) (-40.49)

Mercados

US$33.97M foram negociados nas últimas 24 horas.

Volume Rank
Exchange Name
Volume (24HR)
Trade Pair
#1 Bitfinex $8,403,447 MIOTA/USD
#2 Binance $9,091,497 IOTA/USDT
#3 OKEx $5,033,120 IOTA/USDT
#4 Binance $7,053,000 IOTA/USDT
#5 OKEx $6,762,940 IOTA/BTC
#6 Binance $5,807,379 IOTA/BTC
#7 OKEx $5,033,120 IOTA/USDT
#8 Coinone $4,892,922 IOTA/KRW
#9 Binance $4,390,230 IOTA/BTC
#10 OKEx $3,735,810 IOTA/BTC

 

Siga-nos no Telegram   no WhatsApp   no Twitter

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.

Click to comment

More in Análises

Bombando

Cultura

To Top