Ethereum e Google Assistant – criando um cryptobot para consultas de saldos no Metamask

Mais e mais pessoas estão acessando itens blockchain e realizando ações. Criptomoedas, tokens, armazenamento de dados e negócios via Contratos Inteligentes. No entanto, os usuários sem experiência em tecnologia ainda enfrentam limitações com tecnologias criadas para desenvolvedores de software.
Má experiência no site, aplicativos móveis ruins e quase nenhum chatbots dão ao usuário não experiente em Blockchain a impressão de que a tecnologia Blockchain está longe de ser algo real. No entanto, isso não é verdade. Esse cenário ocorre mais porque o mercado estava focado em ferramentas de construção para grandes traders do que em limitações técnicas. Além disso, a comunidade Blockchain deve deixar o preconceito de dizer que as integrações de software não são seguras. Existem várias técnicas e ferramentas que traz segurança entre a integração de sistemas.
Então, por que não ajudar os usuários e criar soluções para trazer os benefícios do Blockchain para as ferramentas com as quais as pessoas mais se acostumam a trabalhar?
Visitem nosso perfil no Instagram e vejam a ferramenta funcionando.
No blockchain Ethereum, ConsenSys fez um ótimo trabalho construindo Infura, Remix e MetaMask (entre outras pequenas ferramentas para dar produtividade). E eu realmente acredito que outras empresas devem dar suas contribuições também.
Na semana passada, durante TDC em São Paulo, criamos um chatbot usando o Actions on Google – tecnologia do Google que permite às empresas criar chatbots integrados ao Google Assistant – que dá ao usuário seu saldo de conta Ethereum com um acesso rápido ao seu saldo em uma conta que ela usa para pequenas transações. Também estamos trabalhando na integração do Facebook. É uma ferramenta simples na fase Alpha.
Nos bastidores, criamos um chatbot usando o DialogFlow do Google. Este chatbot tem uma intenção chamada CryptoBalance. Nós treinamos para entender algumas frases pedindo para verificar o saldo da conta.
Em seguida, na seção de Fulfillment, configuramos um webhook para conectar a um backend desenvolvido para solicitar ao nó Ethereum o saldo da conta.
Depois nós criamos esse backend usando o Mercurius (framework para desenvolvimento rápido de microserviços em Go)
Ele recebe a solicitação do DialogFlow via HTTP POST, em seguida, inicia uma chamada JSON-RPC para o nó Infura Ethereum da ConsenSys para obter o saldo da conta (ele pode se conectar a qualquer outro nó do Ethereum com o websocket ativado).
Depois que o nó Ethereum retorna o saldo da conta, é enviado ao DialogFlow que o envia para o Google Assistente e, eventualmente, para o usuário.
Esta ferramenta é um pequeno passo. Mais e mais ferramentas para usuários finais são necessárias para ajudar a tecnologia Blockchain a se tornar popular e amplamente utilizada.
Obrigado Sachit Mishra e Neto Marin pelo apoio em Actions on Google.
Artigo gentilmente produzido para o portal por Jeff Prestes
Siga-nos no Telegram   no WhatsApp   no Twitter