15 ferramentas essenciais para desenvolvimento de blockchain

O desenvolvimento do blockchain evoluiu drasticamente nos últimos anos. O que começou como um meio de impulsionar uma rede de pagamentos descentralizada transformou-se em um supercomputador descentralizado, onde desenvolvedores de todo o mundo podem vir e criar seus próprios aplicativos. Trata-se de um espaço verdadeiramente emocionante, com muito espaço para desenvolvimento. No entanto, há pouco material disponível e pode ser confuso iniciar os estudos sem orientação. Por isso criamos esse guia.

1- Geth

Best Tools for Blockchain Development

 

Geth é uma implementação de um nó Ethereum na linguagem de programação Go. Para simplificar, Geth é um programa que atua como um nó do blockchain Ethereum. Usando o Geth. um usuário pode fazer o seguinte:

– Minerar eth
– Tokens de transferência entre endereços
– Criar contratos inteligentes e executá-los na máquina virtual Ethereum
– Explorar o histórico do bloco

Pode-se baixar o Geth. O Geth é suportado pelo Linux, Mac e Windows. Existem dois tipos de instalações suportadas, Binary e via Script.

Depois de iniciar o Geth, você terá a opção de se conectar a:

  • Ao blockchain ao vivo existente
  • Criar seu próprio blockchain, dependendo das configurações de fornecimento

No entanto, se você não definir nenhum valor padrão, o Geth se conectará automaticamente à mainnet Ethereum. Geth também serve como um console para inserir certos comandos e executar funções específicas. No entanto, tenha em mente que, ao rodar o Geth, ele baixará automaticamente todo o blockchain do Ethereum, o que pode levar muito tempo (até mesmo dias). Pode fazer sentido usar um disco rígido externo para armazenar os dados.

 

2- Mist

Best Tools for Blockchain Development

 

Agora, antes de começar a usar o Ethereum, você precisa ter um local onde possa armazenar seus tokens Ether e executar seus contratos inteligentes. Mist, é a carteira oficial do Ethereum que foi desenvolvida pelas pessoas responsáveis ​​pelo próprio Ethereum. Embora seja muito sensato usar o Mist, especialmente para a implantação de contratos inteligentes, você deve manter uma coisa em mente. É uma carteira de nó completo, o que significa que você terá que baixar todo o blockchain Ethereum, que é> 1TB.

O Mist está disponível para Windows (32 e 64 bits), Mac e Linux (32 e 64 bits).

Depois que você terminar de instalar o Mist, você será avisado para aguardar algum tempo enquanto o software o sincroniza com todo o blockchain. Quando o nó estiver totalmente sincronizado, você terá a opção de operar no blockchain de teste ou no blockchain principal. Se você simplesmente quiser testar o Ethereum, recomendamos que use o blockchain de teste.

É nessa fase que você será solicitado a escolher uma senha. Algumas coisas que você deve ter em mente aqui:

  • Em primeiro lugar, uma vez definido, você nunca será capaz de alterar sua senha novamente. Então você tem que definir uma senha muito forte desde o início e nunca deve esquecê-la.
  • Em segundo lugar, é preciso digitar sua senha como uma confirmação final toda vez que quiser enviar Ether.

 

3- Solc

Best Tools for Blockchain Development

 

Solidity é uma linguagem propositalmente simplificada, com uma sintaxe muito semelhante ao ECMAScript (Javascript) que é usada para a criação de contratos inteligentes no blockchain Ethereum. No entanto, algo é necessário para converter o script gerado em solidity em um formato que possa ser facilmente lido pela Máquina Virtual Ethereum. É aqui que entra o compilador Solc ou solidity.

Existem dois compiladores de Solidity:

  • solc, que foi codificado em C ++
  • solc-js, que usa o Emscripten para fazer a compilação cruzada do código-fonte do solc C ++ para o JavaScript.

Mesmo que tecnicamente falando, eles sejam praticamente construídos a partir do mesmo código-fonte, na prática, eles tendem a apresentar resultados ligeiramente diferentes. Eles também têm diferentes interfaces de linha de comando. Dito isto, solc-js é um pouco mais lento que solc.

Um bom número de nós Ethereum inclui nativamente uma implementação solc, mas também é empacotado como um módulo autônomo para uma compilação offline. Assim, pode-se decidir usar web3.eth.compile.solidity () para compilar seus arquivos em Solidity usando seu nó ou pode começar a usar um solc.compile () que não depende de nenhum nó externo.

 

4- Remix

Best Tools for Blockchain Development

 

Remix é um ótimo compilador que usamos para pequenos contratos. Se você estiver procurando aprender solidity, então esta é seriamente a melhor maneira de fazê-lo.

A tela padrão do Remix. Você vê uma tela à esquerda que permite escrever código. O lado direito permite implantar seu código no blockchain e permite interagir com as funções que você escreveu.

Escrito em Javascript, o Remix suporta os dois usos no navegador ou localmente. O Remix também suporta testes, depuração e implantação de contratos inteligentes e muito mais.

O analisador de código do Remix garante que os desenvolvedores escrevam seu melhor código. Remix se conecta ao blockchain Ethereum. Seu complemento é o Metamask.

5- Blockchain tesnet

Best Tools for Blockchain Development

 

Quando se está escrevendo programas para a Máquina Virtual Ethereum (EVM), há certas coisas que se precisa considerar:

  • Em primeiro lugar, precisa-se pagar pelo lançamento e pelo uso de gás. Os custos de uso de gás no Ethereum são um grande problema.
  • Em segundo lugar, um programa não testado pode ter algum bug em seu código que pode causar estragos no blockchain Ethereum. Além disso, lembre-se de que o blockchain do Ethereum é imutável, portanto, o que quer que aconteça, é permanente e não pode ser desfeito.
    Esta é a razão pela qual deve-se testar o dapp em um testnet antes de realmente usar a mainnet para implementá-los. Testnets são cópias do blockchain do Ethereum quase idênticas em todos os sentidos da Mainnet, exceto pelo fato de que não há consumo de Ether.

Existem três tipos de teste:

  • Teste Público
  • Teste Privado
  • GanacheCLI (ou Testrpc)

Teste Público

Testnets públicos estão disponíveis gratuitamente para todos que estão conectados à internet. Qualquer um pode se conectar a eles usando interfaces de carteira como MyEtherWallet ou MetaMask. Os conjuntos de testes públicos disponíveis são Ropsten, Rinkeby e Kovan.

Teste Privado

Em vez de um blockchain público, você também tem a opção de obter seu blockchain pessoal, ou seja, uma rede de teste privada. Então, exatamente como se constrói esse blockchain pessoal?

Um arquivo genesis, que é gerado por você, usará uma ferramenta, como o Geth, que criará uma nova cadeia apenas para você. Essa cadeia é então inspecionada e interagida com ferramentas como Mist, MetaMask, MyEtherWallet, etc.

Então, quem usaria os testnets privados?

Equipes de blockchain que estão trabalhando em projetos sensíveis e precisam simular confirmações de mineração e transação sem se exporem aos riscos de ataques e hacks podem usar esses testnets.

Estes testnets privados são livres para criar. Os únicos custos necessários são os seguintes:

  • Uma pequena parte do poder da CPU
  • Espaço em disco no computador do desenvolvedor

Além disso, uma vez que um testnet privado tenha crescido o suficiente, os desenvolvedores envolvidos podem expor a rede ao público.

 

5- GanacheCli

 

Image result for GanacheCLI

 

GanacheCLI (anteriormente Testrpc), um pacote NodeJS, é um emulador de blockchain rápido e personalizável. Ele simula a rede Ethereum em um único computador e permite que você faça chamadas ao blockchain sem nenhuma das dificuldades de executar um nó real do Ethereum.

Algumas das coisas que você pode fazer em um GanacheCLI são:

  • Mineração instantânea das transações
  • 0 taxas de transação
  • Todas as contas dentro do testnet podem ser recicladas, redefinidas e instanciadas com uma quantidade fixa de Ether
  • Os preços do gás e a velocidade de mineração podem ser alterados e modificados quando e como você quiser
  • Uma GUI extremamente fácil de usar, que lhe dará uma visão geral de seus eventos testchain.

 

7- API da Coinbase

Best Tools for Blockchain Development

A API do Coinbase permite que os desenvolvedores criem novos aplicativos de bitcoin e integrem o bitcoin em aplicativos já existentes.

Esse sistema permite que uma ampla variedade de recursos colete dados de leitura para construir algo realmente novo. Além disso, as APIs da Coinbase fornecem um sistema para criar carteiras e endereços de bitcoin, comprar, vender, enviar e receber bitcoins em todo o mundo e oferecem várias bibliotecas clientes e SDKs para dispositivos móveis que são bastante úteis para um desenvolvedor.

Junto com tudo isso, a Coinbase fornece uma API REST simples e poderosa para integrar pagamentos de bitcoin cash, litecoin e ethereum ao seu negócio ou aplicativo.

 

8- Etherscripter

Best Tools for Blockchain Development

 

O Etherscrypter para desenvolvedores novatos pode ser uma tarefa extremamente desafiadora. O EtherScripter apresenta uma interface muito divertida que pode ser usada para iniciar a codificação de contratos básicos. A interface é um simples arrastar e soltar em que você deve conectar peças de quebra-cabeça para fazer o seu contrato ganhar vida. No momento específico, ele só pode ser usado com a linguagem de programação Serpent.

Segue-se uma implementação de um contrato inteligente “coin flip” usando o EtherScripter:

 

9- Baas

Image result for blockchain as as service

Blockchain como um serviço (BaaS) é um termo que tem circulado muito ultimamente. BaaS é basicamente uma oferta que permite aos usuários:

“Alavancar soluções baseadas em nuvem para construir, hospedar e usar seus próprios aplicativos blockchain, contratos inteligentes e funções no blockchain, enquanto o provedor de serviços baseado em nuvem gerencia todas as tarefas e atividades necessárias para manter a infraestrutura ágil e operacional.”

Para simplificar, use o blockchain sem lidar com as dificuldades que surgem ao manter o blockchain operacional. Isso praticamente modela a maneira como o Software como Serviço ou o SaaS funciona.

Este serviço é extremamente útil para indivíduos ou empresas que há muito tempo desejam adotar a tecnologia blockchain, mas foram prejudicados pelas complexidades técnicas e despesas operacionais.

Muitas startups e grandes empresas começaram a oferecer serviços de BaaS. A Microsoft criou o Azure para oferecer esses serviços. É uma ferramenta útil para desenvolvedores criarem dapps em um ambiente seguro e mais barato que suporta várias cadeias, incluindo MultiChain, Eris, Storj e Augur.

O usuário paga ao provedor de serviços de BaaS as taxas necessárias para configurar e manter a infraestrutura de blockchain. O provedor basicamente lida com o complexo back-end para o cliente e seus negócios. Um excelente recurso para quem precisa desenvolver com rapidez.

10- Metamask

Best Tools for Blockchain Development

 

O Metamask fornece aos usuários um software que não permite apenas que eles ofereçam Ether e outros ativos do ERC-20, mas também permite que eles interajam com o Ethereum Dapps. A melhor parte, eles podem fazer isso no navegador deles. O Metamask pode ser facilmente instalado como uma extensão do Google Chrome ou complemento do Firefox. A configuração é relativamente fácil de fazer.

Depois de instalar o aplicativo, você tem uma carteira Ethereum embutida no navegador, que também pode armazenar todos os tokens ERC-20. Curiosamente, para os desenvolvedores, o Metamask pode interagir com várias redes de teste Ethereum, por isso pode ser uma ferramenta realmente útil.

 

11- Ethers.js

Ethers.js é uma biblioteca que foi criada e é usada pelo ethers.io. Ele foi projetado para facilitar a gravação de carteiras baseadas em JavaScript do lado do cliente, mantendo sempre a chave privada na máquina do proprietário.

O Ethers.js é uma alternativa ao web3, que é a biblioteca mais usada para aplicativos ethereum. A seguir estão algumas das propriedades mais intrigantes de ether.js:

  • Em vez de um endereço de contrato, em ether.js você pode usar um nome de Ethereum Name Service(ENS). Isso pode ser extremamente útil para desenvolvedores. Por exemplo. se precisarem chamar o solucionador de ENS, eles podem simplesmente usar “resolver.eth” em vez de digitar o endereço do contrato real (“0x5FfC014343cd971B7eb70732021E26C35B744cc4”).
  • O Ethers.js ocupa apenas 77kb de espaço quando compactado.
  • Há muita documentação sobre o ethers.js, portanto, os desenvolvedores interessados ​​podem simplesmente consultá-los quando e como quiserem.
  • Ele tem sido usado em casos de uso extensivo. O Ethers.js usa o Travis-ci, o que significa que toda vez que um novo código é adicionado ao repositório, todos os testes são executados automaticamente e publicamente.
  • Ethers.js está completamente licenciado pelo MIT.
  • O Ethers.js lida com o gerenciamento de chaves e a interação blockchain Ethereum de uma maneira que dá aos desenvolvedores mais flexibilidade. Eles separaram os nós em duas funções distintas: carteira, para manter chaves e assinar transações e provedor, para servir como uma conexão anônima com a rede ethereum, verificando o estado e enviando transações.

12- Tierion

Best Tools for Blockchain Development

 

 

O Tierion permite criar um banco de dados verificável de qualquer dado ou processo no blockchain do bitcoin, oferecendo ferramentas de desenvolvedor e API para adicionar dados ao ledger distribuído. O Tierion também desenvolveu um padrão aberto chamado ChainPoint para registrar dados e gerar recibos que contêm todas as informações necessárias para verificar os dados sem depender de intermediários.

No coração da infraestrutura tecnológica do Tierion está o protocolo Chainpoint Proof. O protocolo entra em cena sempre que um usuário adiciona algo no armazenamento de dados do Tierion. A API do Chainpoint e do Tierion ancora os dados no blockchain para gerar uma prova de registro de data e hora.

O Chainpoint também tem a capacidade de criar milhões de provas por segundo devido à sua arquitetura altamente escalável. Ele também adiciona precisão às suas provas, coletando dados de servidores NTP (Network Time Protocol) e do NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) e vinculando âncoras aos blockchain Bitcoin e Ethereum.

 

13-  Embark

Best Tools for Blockchain Development

 

O Embark é uma estrutura de desenvolvedor para dapps do Ethereum, então isso significa que ele permite que você desenvolva e implante facilmente o dapps, ou um aplicativo html5 sem servidor que use tecnologias descentralizadas. O Embark permite criar novos contratos inteligentes e disponibilizá-los no código JS. Além disso, ele observa as alterações e, se você atualizar o contrato, o Embark modificará automaticamente os contratos e o dapp relacionado.

O Embark lida com a migração de contrato inteligente se houver vários contratos, reimplementa automaticamente os contratos conforme necessário e observa as alterações. Eles suportam o desenvolvimento orientado a testes de contratos com Javascript e permite que os desenvolvedores gerenciem facilmente seus contratos em blockchains diferentes, como um testnet, uma rede privada e a rede ativa.

Para interagir com a plataforma Embark, você pode usar a linguagem de desenvolvimento tradicional da Web, como Angular, React, Meteor, etc. Pode-se também usar qualquer canal de compilação que desejar, incluindo grunt ou gulp.

 

14 – Truffle

Best Tools for Blockchain Development

 

Muito parecido com o Embark, o Truffle é um excelente framework para o Ethereum, que fornece um ambiente de desenvolvimento para o desenvolvimento do Ethereum. Ele também inclui suporte para a biblioteca que liga aplicativos complexos do Ethereum e fornece implementações personalizadas para tornar os novos contratos de codificação muito mais simples. A seguir, alguns dos recursos que você poderá desfrutar com Truffle (extraídos GitHub):

  • Compilação de contrato inteligente, vinculação, implantação e gerenciamento binário.
  • Teste de contrato automatizado com Mocha e Chai.
  • Pipeline de construção configurável com suporte para processos de criação personalizados.
  • Implantação Scriptable e estrutura de migrações.
  • Gerenciamento de rede para implantação em muitas redes públicas e privadas.
  • Console interativo para comunicação direta de contrato.
  • A reconstrução instantânea de ativos durante o desenvolvimento.
  • Executor de script externo que executa scripts em um ambiente Truffle.

 

15- MyEtherWallet

Best Tools for Blockchain Development

 

Sem dúvida, a maneira mais segura de armazenar qualquer cryptomoeda é usar uma carteira de papel. Em sua jornada como desenvolvedor, haverá momentos em que você pode querer salvar uma parte significativa de seus ganhos de forma segura e protegida. Existem dois tipos de armazenamento que você pode usar:

  • Armazenamento a quente: Facilita o uso da cryptomoeda, pois ela está vinculada à Internet, mas é vulnerável a ataques de hackers.
  • Armazenamento a frio: sua cryptomoeda é salva off-line. Então, embora não seja tão fácil de gastar, é seguro contra hackers.

 

Invista e compre Bitcoin na Brasil Bitcoin.

                           Negocie Bitcoins com a melhor plataforma do Brasil – Brasil Bitcoin. 

Siga-nos no Telegram   no Instagram no WhatsApp   no Twitter

 

 

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.