Connect with us

Altcoins

Quanto custa um ataque de 51%

Imagem

O ataque de 51% refere-se a um ataque a uma blockchain – geralmente de bitcoin, para o qual esse ataque ainda é hipotético – por um grupo de mineradores que controlam mais de 50% do hashrate de mineração da rede ou poder de computação. Os invasores poderiam impedir novas transações de obter confirmações, permitindo interromper os pagamentos entre alguns ou todos os usuários. Eles também seriam capazes de reverter transações que foram concluídas enquanto estavam no controle da rede, o que significa que eles poderiam gastar duas moedas.

Eles quase certamente não seriam capazes de criar novas moedas ou alterar blocos antigos, então um ataque de 51% provavelmente não destruiria bitcoin ou outra moeda baseada em blockchain, mesmo que se provasse altamente prejudicial.

Contudo, com doses cavalares de poder computacional seria possível. Mas custa caro. Como se pode ver na figura que abre esse artigo.

Notavelmente, a taxa média de hash de duas semanas atingiu um recorde de 85 exahashes por segundo (EH / s) por volta na última sexta-feira. Além disso, a dificuldade de mineração – uma medida de quão difícil é criar um bloco de transações – também alcançou uma nova alta histórica de quase 12 trilhões.

A taxa de hash pode ser considerada um barômetro da confiança dos mineradores no rally de preços do bitcoin. Afinal, é mais provável que eles dediquem mais recursos ao processo intensivo em computadores que protege a rede e processa as transações se tiverem alta de preço. Os mineradores provavelmente reduziriam as operações se fosse esperado um declínio de preços ou se ocorresse um ataque de 51%, mas isso seria preciso alinhar todos os 500 supercomputadores do mundo x 85, para hackear a rede do Bitcoin.

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.

Click to comment

More in Altcoins

Bombando

Cultura

Altcoins

CupCat NFT: Tem coleção nova por aí!

By 30 de novembro de 2021
To Top