QR Capital anuncia parceria com protocolo brasileiro de blockchain que processa mais de mil transações por segundo

A QR Capital, empresa do setor de ativos digitais, anunciou parceria com a Hathor Network, protocolo de blockchain com tecnologia 100% brasileira de alta escalabilidade, que possui capacidade para processar mais de mil transações por segundo, possibilitando ser aplicado em soluções que demandem alto volume de transações como, por exemplo, pagamentos. A união permitirá à gestora que construa casos de uso da tecnologia no mercado financeiro e de capitais, em projetos com bancos e outras instituições financeiras.

O CEO da QR Capital, Fernando Carvalho, aposta na nova tecnologia como uma janela de aproximação para mercados ainda não ocupados pela criptoeconomia.

– O protocolo da Hathor busca resolver um dos maiores desafios dos protocolos de blockchain atuais: a falta de escalabilidade.  A capacidade de realizar múltiplas transações simultâneas no mesmo bloco abre um novo universo de possibilidades, inclusive no mercado regulado – avalia Carvalho.

A nova área da empresa tem como objetivo desenvolver projetos regulados, com foco no aumento de eficiência e redução de custos, num importante espaço aberto pela portaria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de março deste ano, que prevê a criação de ambientes regulatórios experimentais para teste de novas tecnologias no mercado financeiro e de capitais.

Marcelo Brogliato, CEO e fundador da Hathor Network, é  engenheiro da computação formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). O protocolo da Hathor é resultado de sua tese sobre escalabilidade de redes blockchain defendida em seu PhD na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o CEO da QR Capital, a parceria acrescenta na perspectiva de uma regulação em um futuro próximo e fortalece a ponte aberta pela QR Capital com o mercado tradicional:

– Acreditamos que, em um futuro relativamente próximo, valores mobiliários terão representação digital, criando um novo mercado de grande potencial para a nova tecnologia – explica Carvalho. – A parceria tem o objetivo estratégico de posicionar a QR Capital como player importante neste novo mercado, que permita casos de uso da tecnologia blockchain que levem à redução de custos e de intermediários e facilitem o acesso à distribuição de valores mobiliários.

Por que a Hathor?

A Hathor Network oferece níveis inéditos de usabilidade e escalabilidade. As redes de blockchain, em geral, não conseguem entregar todas as qualidades. O analista-chefe da QR Capital, Gabriel Aleixo, explica as diferenças:

– A rede do bitcoin é extremamente descentralizada e segura, mas em contrapartida não é muito escalável, permitindo poucas transações por segundo. Já a rede do IOTA, suporta milhões de transações por segundo e tem bons níveis de segurança, mas por outro lado é mais centralizada do que outras redes – diz Aleixo. – A Hathor, de forma pioneira, conseguiu aproximar um pouco mais esses três fatores oferecendo uma rede mais escalável, segura e descentralizada, dentro das limitações da criptografia.

Sobre a QR

A QR Capital é uma fintech criada em 2017 que busca a profissionalização, a transparência e a autorregulação do mercado, antecipando-se à discussão do marco regulatório do setor. A empresa nasceu da união de expertises dos sócios Fernando Carvalho, executivo experiente no mundo corporativo; Marcos Bodin, fundador da Arkhe Corretora; José Henrique Secco, sócio da Adipar Corretora; e Henrique Mattoso, sócio da Simplific Pavarini.

A QR Capital é uma solução completa de investimentos em criptoativos, prestando serviços de corretagem, gestão de carteiras individuais de criptoativos e infraestrutura em blockchain. Em gestão, existem atualmente três produtos ativos: o QR Multi que aplica múltiplas estratégias com o apoio de operações estruturadas; o QR Rocket, que prospecta criptoativos promissores em alocação diversificada; e o QR BTC, que busca rentabilizar bitcoin através de operações automatizadas com inteligência artificial.

A empresa também investiu em movimentos importantes, como as aquisições de participações estratégicas da Foxbit, maior corretora de criptoativos do Brasil em 2018, e da Hathor Network, protocolo de Blockchain com tecnologia inovadora. Além disso, em menos de um ano de criação, foi selecionada pelo BNDES, para o programa de aceleração do Banco, e pelo CIAB Febraban, para participar do maior evento de tecnologia financeira da América Latina.

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]