Connect with us

Educação

Profissão Trader

O que é um ” Trader”

Trader é qualquer pessoa que engaja na transferência de ativos financeiros, para uma empresa ou para si próprio. São os profissionais que ganham dinheiro com operações a curto prazo.

Os traders são considerados fundamentais para o funcionamento do mercado, pois eles são quem ajuda a “precificar” os ativos no curto prazo, segundo reportagem do InfoMoney. 

Traders Institucionais X Traders Autônomos

Há várias definições para os traders, contudo é possível segmentar os profissionais nas seguintes classes. 

Traders institucionais, que trabalham para uma instituição financeira, fundos, seguradoras ou em mesa de operações ativas. 

Os traders institucionais possuem um grau variável de autonomia. Dentro das instituições financeiras existem ainda os traders de mesa proprietária (tesouraria) e os traders da mesa de clientes. 

Os traders executores de ordens, conhecidos também como Brokers, na maior parte dos casos não tomam decisão, apenas executam a ordem da forma mais eficiente. 

De acordo com o Scalper, os Sales Trader são o intermediário entre execução de ordens e relacionamento comercial com clientes. 

Há também o trader autônomo, o indivíduo que opera seus próprios recursos. Essa categoria possui o maior grau de liberdade. Pois todas as decisões, restrições, regas e objetivos vão estar alinhado com o desejo do indivíduo.

Para ser trader é necessário e fundamental entender o conceito de economia e entender que pode influenciar os preços dos ativos negociados na bolsa. Os profissionais geralmente são formados em administração ou economia. 

Os traders são disciplinados e possuem autocontrole para não ceder às diversas emoções do mercado volátil. 

O Day Trader, é a forma como são conhecidos os investidores da modalidade diária da bolsa, são pessoas que estão negociando compra e venda de ações várias vezes no mesmo dia. 

Alguns consideram o Day Trade a modalidade mais emocionante do mercado de ações. Normalmente os profissionais de day trade realizam um quantidade maior de operações durante o dia, por isso é necessário ter muita atenção nas movimentações do mercado, que acontecem rapidamente. 

Descrição das Modalidades Principais de Trading

Scalper – Operador que busca comprar e vender com a oscilação de poucos pontos percentuais (normalmente, inferior a 1%).

  • Perfil de operações: Realiza muitas operações por dia.
  • Perfil Comportamental: Agressivo e Ansioso (Não consegue deixar a operação aberta por muito tempo).
  • Tempos Gráficos Mais Utilizados: 15/5/1 min.

Day Trader – Operador que busca abrir e fechar as operações no mesmo dia.

  • Perfil de operações: Pode vir a realizar algumas operações por dia (não necessariamente todo dia)
  • Perfil Comportamental: Agressivo e Ansioso (Menos que o Scalper).
  • Tempos Gráficos Mais Utilizados: 1h/15min/5min

Swing trader – Operador que faz poucas operações no Mês. Normalmente sua operação dura alguns dias ou até mesmo semanas/meses.

  • Perfil de operações: Realiza poucas operações no mês.
  • Perfil Comportamental: Ponderado e, normalmente tem mais de uma atividade (mais de uma empresa, dois trabalhos). Opera no tempo livre.
  • Tempos Gráficos Mais Utilizados: 1D/4h/1h

Position Trader – Operador que faz operações de Longo Prazo, muitas duram meses ou anos.

  • Perfil de operações: Realiza pouquíssimas operações, pode ser considerado um holder.
  • Perfil Comportamental: Extremamente Despreocupado e confiante na sua análise de Longo Prazo, Paciente.
  • Tempos Gráficos Mais Utilizados: Mensal/ Semanal / Diário.

Não existe uma modalidade que dê mais ou menos dinheiro, o correto é alinhar o perfil de operação de acordo com seu Perfil Comportamental e Tempo Disponível.

O Fracasso dos Traders

Hoje em dia todo mundo tenta se autoproclamar trader, não a toa a estatística diz que mais de 90% dos Traders sofrem prejuízo no mercado. Não se engane achando que é dinheiro fácil e, que irá mudar de vida do dia pra noite.

Para ser um trader, você precisa se dedicar durante anos, estudar muito e, passar pelos ciclos de bullmarket (Mercado Eufórico) e bearmarket (Mercado em Depressão) ao menos duas vezes.

E, se preparem para quebrar sua banca, isso irá acontecer, portanto, operem sabendo que durante o primeiro ano e até no segundo, irá quebrar algumas vezes (por isso, separe uma parte do seu patrimônio como aprendizado).

Conta demo não conta, é preciso ter risco no jogo para entender como você se comporta.

O Perfil Comportamental do trader é mais importante do que a parte técnica, portanto, invista em você, em mentorias, psicólogos e treinamentos de inteligência emocional.

O Mercado Financeiro é um jogo de EGO, ao passar um tempo descobrirá que os que mais falam é os que terão menor longevidade, irão quebrar e sumir. O seu jogo irá seguir, no longo prazo.

Se pensar no curto prazo, sairá quebrado.

Nota Pessoal (Tasso Lago): “Já opero renda variável (bolsa + criptos + forex) desde 2012. Essa semana eu consumi 22hrs de conteúdo do setor. Some meu tempo de profissão e o quanto ainda estudo hoje. Hoje, felizmente vivo de mercado, mas pra isso, tem uma estrada a percorrer que muitos desistem. Não é fácil”.

Melhores Canais com Conteúdo Gratuito

André Machado (Ogro)

Palex

BO Williams

Stormer

André Morais

Por Mirian Romão, em 12 de março de 2020.

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais

artigo originalmente publicado em Financial Move.

Click to comment

More in Educação

To Top