O ouro e o Bitcoin esperando o ponto de virada

Os mercados financeiros estiveram em dificuldades no mês passado, já que os principais índices e algumas commodities estão registrando sérias perdas. Em épocas desse tipo, a suposição é que os investidores se voltariam para ativos de refúgio como o ouro.

O Bitcoin, no entanto, também foi apontado como um ativo desse tipo, principalmente por causa de sua correlação negativa com os mercados financeiros tradicionais.

No entanto, o fator que muitos falharam em explicar foi a gravidade da crise e os volumes de liquidação. O S&P 500, bem como o Dow Jones Industrial Average, dois dos índices mais proeminentes do mundo, diminuíram tão violentamente que acionaram os disjuntores de Wall Street, interrompendo as negociações por um certo período de tempo. Em tempos como esses, as pessoas procuram converter seus ativos em dinheiro como forma de estabilidade, e os mercados líquidos sofreram. Esta é uma das razões pelas quais muitos acreditavam ter causado o despejo em ouro e Bitcoin.

charts

Nos gráficos rodados pelo analista Willy Woo compara o desempenho do ouro em comparação com o S&P 500 durante a crise financeira de 2008 e o do ouro e Bitcoin em comparação com o S&P 500 agora.

Ele identifica dois momentos principais – o voo para o ponto de segurança e o momento em que o desacoplamento realmente começa.

Segundo ele, o primeiro ponto se manifestou no início de março, quando os traders saem de posições alavancadas com risco e se posicionam em dólares americanos.

De fato, em 13 de março, vimos quase todos os mercados, incluindo o Bitcoin, sofrer uma queda substancial. Após esse momento, segundo a análise de Woo, “após o pico de medo, os melhores ativos para proteger os tempos futuros aumentaram de valor (Gold 2008, Gold & BTC 2020).

E apesar de ter tido um bom desempenho desde que chegou ao mercado, o Bitcoin ainda não está claro se poderia ou não servir de hedge. Por um lado, sua volatilidade certamente impede que muitos investidores institucionais invistam nele para proteger suas carteiras.

No entanto, também há o fato de que o Bitcoin é amplamente desregulado e seu desempenho é completamente dissociado de qualquer intervenção do governo. Mas é importante destacar que enquanto os mercados financeiros estão recebendo resgates e estímulos monetários para mantê-los à tona, o Bitcoin conseguiu manter seu valor relativamente alto por conta própria. Quanto a isso está consolidado sua característica de ativo anti-fragilidade. Um tema do nosso livro, inclusive. Leia mais aqui.

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]