Altcoins
Battle Viking NFT: Um Scam que surpreendeu o mercado
Algumas notícias nem sempre são tão legais quanto aquelas que você costuma acompanhar por aqui. No entanto, acreditamos que todas são necessárias, inclusive as nem tão legais, como essa que trazemos hoje, sobre o game Battle Viking NFT. Se você já é um leitor aqui do nosso blog, sabe que sempre trazemos recomendações de jogos que são bem bacanas para quem está testando seus investimentos em NFTs e em criptomoedas.
Ainda assim, quando algo como o que aconteceu recentemente com o game Battle Viking NFT serve como um alerta importante. E, sendo assim, nada mais justo que você que sempre nos busca para saber um pouco mais sobre um game ou uma coleção de NFTs, também tenha acesso a esse tipo de informação.
Dito isso, vamos àquilo que realmente interessa. Um jogo desenvolvido no Brasil, o Battle Viking NFT, parecia ser bastante promissor. Por conta disso, muitas notícias acabaram sendo espalhadas na web sobre ele. Alguns youtubers que tiveram acesso antecipado para conhecer o jogo fizeram releases extensos sobre ele. No entanto, agora, basta uma busca para saber rápido que algo não está muito correto. Cadê o site do game? Onde encontramos informações sobre ele?
Pois é. É aí mesmo que começa a nossa saga sobre Battle Viking NFT. O site não existe mais, tampouco o jogo. Por quê? Porque ele nunca existiu e, infelizmente, quem comprou seu token, na esperança de poder adquirir uma caixa e começar a jogar, acabou por não ganhar nada com isso.
Esse tipo de acontecimento lança luz para alguns pontos que gostaríamos de tratar aqui com vocês, que chama a atenção em tudo isso que aconteceu em relação ao jogo. Vale dizer, antes, que não temos ainda qualquer versão da desenvolvedora a respeito dos acontecimentos. E, se tivermos, iremos publicar aqui.
Saiba mais: Jogos que pagam em Bitcoin | Os melhores jogos que pagam para jogar
O que é Battle Viking NFT?
Battle Viking NFT foi anunciado como um dos maiores games baseado em NFT e blockchain do Brasil. O bacana desse anúncio é que tudo apontava para um ecossistema complexo e robusto, o que seria novidade nos jogos nacionais. E, confessamos, tudo parecia ser exatamente isso que estava sendo vendido enquanto propaganda do jogo. Um site bacana, embora ainda com coisas para serem feitas, era a sua chave de entrada.
Até aí, tudo bem. Afinal, seria justamente a partir da formação da sua própria comunidade que o game encontraria recursos para seu desenvolvimento e melhorias. Mas nem tudo aconteceu assim. Em suas redes oficiais, o game logo publicou o início da sua oferta pública. A ideia era bem parecida com a de outros jogos também play-to-earn, em que teríamos de comprar seu token para, então, em seu site, adquirirmos suas caixas de coleção.
Conforme já se sabe, garantir o começo das vendas dessa caixa é uma forma de fazer com que se gaste um pouco menos, já que, conforme o sucesso do game se estabelece, mais valioso fica o seu token e, assim, mais caro é o valor para entrarmos na brincadeira. Vale lembrar que isso aconteceu com sucessos do mercado. E, dessa forma, Axie Infinity e outros games como Star Atlas, por exemplo, são hoje o que são.
E parecia ser assim o caminho que o game iria tomar. Mas algo saiu realmente do normal. Após a primeira oferta de moedas para a aquisição das suas caixas, o valor do token disparou. Afinal, quem não gostaria de começar algo em um jogo tão novinho?
Os desenvolvedores anunciaram, então, que na sequência haveria a divulgação dos boxes. E isso simplesmente não ocorreu. Assim, em questão de minutos, a moeda derreteu, com um grande despejo da cripto no mercado.
Saiba mais: Pocoland: O poder dos NFTs na Blockchain aliado ao token POCOLOVE
Quais as lições que podemos tirar de eventos como este?
Ok, aconteceu. E com a popularização de NFTs, de jogos play-to-earn e de, claro, a promessa de que é possível ganhar muito dinheiro apenas jogando, é importante sabermos que isso tenderá a acontecer cada vez mais.
Assim, é importante sabermos de alguns pontos importantes, que podem sinalizar outro evento como esse em um futuro próximo, nos prevenindo de investir em algo que não é, realmente, algo bacana para investirmos e que não vai trazer nenhum retorno.
Dessa forma, vamos a um checklist:
- Confira sempre se a equipe de desenvolvimento “mostra a sua cara” – tal como acontece com outros jogos já consolidados no mercado;
- Diversifique seus investimentos em vários jogos, minimizando possíveis perdas;
- Calma. Dê uma olhada sobre o que estão falando sobre os lançamentos antes de comprar;
- Verifique o mercado, acompanhe gráficos e analise a forma de movimentação das criptos em que você investe;
- Lembre sempre que todo investimento tem seu grau de risco e saiba administrá-lo.