DeFi
Medabots: Lembrou do anime? Vem aí um play-to-earn para quem é fã!
Com uma inspiração para lá de clássica, o jogo play-to-earn Medabots é inspirado no anime de mesmo nome que fez um grande sucesso nos anos 90. O jogo vai entregar para seus players aventura e animações que representarão tanto personagens quanto as batalhas épicas que eram vistas atentamente quando no anime.
Por enquanto, pelo menos, o jogo estará disponível apenas para smartphones e utilizará o token MEDA como sua moeda de utilidade – aquela com a qual é possível comprar itens dentro do jogo, por exemplo, ou mesmo adquirir novos itens.
Uma coisa bem importante do token MEDA – e de outros tokens de utilidade – é que, apesar de terem valor de mercado, quanto mais aplicamos eles ao jogo, mais tokens conseguimos.
Dessa forma, cabe a cada jogador desenhar a sua própria estratégia para manter a carteira rentável e ainda conseguir melhorar seu desempenho no jogo.
Até esse momento, o jogo vem atraindo interessados que eram, antigamente, fãs do anime e que, agora inspirados por essa memória, vêm buscar no jogo uma forma de investir, de se divertir e, sobretudo, lembrar com carinho dessa época infantil.
Se você faz parte do time de pessoas que têm uma doce memória em relação ao anime e está disposto a começar a jogar o game, vai ter de esperar um pouquinho. O jogo não foi lançado ainda e por enquanto não temos qualquer jogabilidade disponibilizada para o público.
No entanto, sabemos que tão logo o jogo entre em sua fase alfa ou beta, será mais do que importante a presença dos seus jogadores ou mesmo dos fãs dos anime, porque, por meio dos testes, será possível identificar espaços de melhoria, tornando o jogo muito melhor e mais funcional.
Por dentro da economia do jogo Medabots e do seu token MEDA
O jogo é do tipo play-to-earn. Ou seja: a cada vez que você ganha no jogo, você recebe uma recompensa no token do game. No caso de Medabots, você receberá o “pagamento” por sua vitória em tokens MEDA.
As moedas que você receberá enquanto pagamento por suas vitórias terão diferentes serventias ao longo do jogo. Com elas você pode comprar diferentes equipamentos no jogo, comprar novos robôs para, então, lutar com eles, ou mesmo apostá-las em um pool, bem como deixá-las em staking, gerando renda passiva para a sua carteira.
No entanto, apesar de ter muitas funções para o token MEDA à sua disposição no jogo, é sempre muito importante lembrar que esse token também tem um valor econômico. Dessa forma, você pode utilizá-lo em forma de venda, lucrando com isso ao transferir seus ganhos para a sua moeda fiduciária – a moeda corrente em seu país.
Por conta dessa característica dos jogos que pagam em criptomoedas, é que se torna tão importante que você estude de forma bastante dedicada tanto a sua mecânica quanto a sua possibilidade de ganhos.
A resposta para isso é bastante simples. Todo jogo que paga em criptomoedas exige um investimento – seja ele o seu dinheiro, para a compra de NFTs iniciais ou para o token do jogo, seja ele o seu tempo.
Assim, esse tipo de investimento pode se tornar bastante rentável, seja agora, seja no futuro. No entanto, como qualquer outro tipo de investimento, jogar games play-to-earn requer também uma dose generosa de atenção e de cuidado com os movimentos do mercado.
Saiba mais: Manchester City está construindo o primeiro estádio de futebol no metaverso
Vale a pena jogar o novo game?
Conforme vimos, games play-to-earn têm características muito específicas, sobretudo porque eles são tipos de investimentos e são bastante diferentes entre si.
Se você é uma pessoa cuidadosa em relação às suas finanças, certamente terá uma experiência produtiva com o jogo – embora não prometamos qualquer tipo de ganho!
Em relação a novos jogos, é sempre muito importante falar que eles podem ser mais ou menos rentáveis a partir de uma análise dos primeiros dias de suas vendas e como o mercado se comporta em relação aos ativos vendidos.
Tomando como exemplo, temos os casos de vendas iniciais de NFTs que se esgotam em poucos minutos – muitas vezes nem é necessário um minuto cheio para que elas se esgotem. Esses jogos, por óbvio, tenderão a ser mais rentáveis, dado que eles geram em torno de si uma comunidade.
No entanto, no caso de Medabots essa comunidade já existe. Cabe, agora, ao jogo aproveitá-la da forma mais intensa possível.