Um sistema de pagamento essencialmente anônimo: GNU Taler

No universo das criptomoedas há quem pense que estas são o exemplar completo quanto a anonimato e uso intensivo da criptografia para fins de proteção contra às ações repressivas do estado, ou de quebra de privacidade. Contudo, há quem pense o contrário e esteja propondo soluções 100% baseadas nos preceitos – anonimato e criptografia – para um sistema de pagamento e não se trata de mais uma solução baseada em criptomoedas, ou blockchain.

O projeto GNU Taler é uma solução de pagamento 100% anônimo liderado por Florian Dold e Christian Grothoff da Taler Systems SA. Taler. O termo Taler é a abreviação de “Taxable Anonymous Libre Economic Reserves”. O projeto tem sido exaltado pelo fundador do Projeto GNU, Richard Stallman, um dos precursores do desenvolvimento de soluções baseada em software livre, que deu ao mundo o Linux. Stallman descreveu o programa como “projetado para ser anônimo para o pagador, mas os beneficiários são sempre identificados”.

A importância do projeto Taler é tamanha pelo seu valor de usar as mesmas bases da tecnologia que deu origem ao Bitcoin, como preconizou Satoshi Nakamoto – sistema de pagamento p2p e criptografado -. contudo, para Stallman, Florian e Christian o Bitcoin não fornece a anonimidade necessária e nem se tornou um sistema de pagamento eficiente o suficiente. É importante destacar que o GNU Taler não é mais um projeto de emissão de criptomoedas.

O objetivo do Taler é criar um componente que fica entre o frontend do vendedor e o backend do comerciante. Este componente deverá ter uma interface web, onde serão configurados botões de pagamento ou formas de pagamento. A característica principal do Taler é ter um sistema de pagamento que usa as assinaturas cegas de Chaum para fornecer anonimato robusto para clientes.

O sistema do Taler evita os problemas de desempenho que atormentam as soluções baseadas em consenso tolerantes à falha bizantina. Esses dois recursos, juntamente com o Taler sendo desenvolvido inteiramente como software livre, permitem que o Taler forneça transações muito mais baratas do que o sistema financeiro existente, ou alternativas baseadas em blockchain.

Como o Taler está relacionado ao Bitcoin ou Blockchains?

O sistema do Taler não requer nenhuma tecnologia Blockchain e também não é baseado em prova de trabalho ou qualquer outro mecanismo de consenso distribuído. Em vez disso, Taler é baseado em assinaturas cegas. No entanto, é teoricamente possível combinar o Taler com criptomoedas como o Bitcoin.

Seria possível, no entanto, retirar moedas denominadas em Bitcoin em uma carteira Taler (tendo uma exchange apropriada intermediando), apresentando operações com tempos de confirmação instantânea.

A solução ainda não está em produção em nenhum sistema bancário, por enquanto. Mas a Comunidade Europeia parece interessada em apoiar o sistema de pagamentos e já fez testes que têm se saído muito bem.

David Chaum precursor de todos os sistemas pagamentos e dinheiro digital (e-cash); criador das chaves cegas de criptografia na qual são baseados não somente o Taler, mas também a criptomoeda Zcash, é também criador da moeda digital XX do projeto Elixxir.

 

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]