Santander lança aplicativo de transferência internacional Powered by Ripple

O Santander, o gigante bancário espanhol, lançou seu aplicativo OnePay FX, permitindo transferências internacionais em euros e dólares. A funcionalidade do aplicativo foi possível devido à parceria do banco com a Ripple.

O aplicativo permitirá transferências internacionais no mesmo dia sem taxas usando as taxas de câmbio mais recentes. O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, disse que o aplicativo permitirá que os clientes enviem dinheiro internacionalmente em segundos, com apenas alguns cliques. Atualmente, ele só está disponível em versões recentes dos dispositivos da Apple e exigirá um cartão de débito Santander com o Apple Pay.

 

Atualmente, o aplicativo só é acessível a clientes do Reino Unido e da Espanha, mas será estendido para o Brasil e a Polônia em breve, de acordo com a apresentação de resultados do Santander em 2017.

Com a mudança, o Santander espera que “seja um dos primeiros bancos globais a implementar pagamentos baseados na tecnologia Distributed Ledger para pessoas físicas”.

Apesar de ser uma aplicação da tecnologia blockchain no mundo financeiro, deve-se destacar que a cryptomoeda XRP da Ripple não está envolvida no processo. Em vez disso, o Santander usará a tecnologia xCurrent da Ripple para aprovar os pagamentos.

A tecnologia que usa XRP é conhecida como xRapid que, de acordo com David Schwartz, Criptógrafo Chefe da Ripple, é “nosso primeiro produto que se assenta com XRP”, mas “não é voltado para bancos”. É voltado na verdade para empresas que tenham pouco volume, alto volume ou somente necessidade de uma plataforma de pagamento.

 

Quando perguntado no mês passado se o XRP ainda estava em jogo como uma solução futura para os bancos, ele respondeu “absolutamente”, acrescentando que a Ripple acreditava que “o uso do XRP pode economizar dinheiro dos bancos além do que o xCurrent possa fazer sozinho”.

 

Parece que os investidores estão se interessando pelas diferenças entre as tecnologias da Ripple. No final do ano passado, a XRP avançou com as notícias das várias parcerias e esquemas piloto da Ripple, com a moeda usada pelos investidores como um proxy à empresa. No entanto, o mercado agora parece ter um melhor controle sobre o significado desses eventos noticiosos e percebe-se que o que é bom para a Ripple, a empresa, pode significar muito pouco para a XRP e os milhares de investidores que a detêm.

 

                         Conheça nosso canal no Telegram
%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]