Connect with us

Ripple Criptomoeda: é seguro investir? | Guia Completo

Há muitas moedas digitais sendo negociadas por aí, mas a verdade é que algumas têm um funcionamento diferente, como a Ripple Criptomoeda.

Na realidade, há pessoas que ficaram “presas” ao Bitcoin e nem mesmo sabem que a Ripple existe e isso é justificado pelo fato de que esse se trata de um ativo usado por pessoas jurídicas.

Mesmo que seja permitido que qualquer pessoa física compre essa moeda virtual, esta não foi desenvolvida com esse objetivo.

É claro que não significa que não se pode usar a Ripple Criptomoeda para ganhar dinheiro. Pelo contrário: quem aprender o suficiente sobre esse ativo virtual pode se surpreender com a sua valorização, que aumentou 640% desde maio de 2020.

Caso você esteja procurando uma moeda digital diferente para aplicar o seu dinheiro e quer algo que apresente uma valorização expressiva, a Ripple Criptomoeda é a sua melhor escolha!

Totalmente segura porque já tem registro legal nos Estados Unidos, ela funciona com masternodes e está disponível em empresas de câmbio.

A partir de agora, você será apresentado a esse criptoativo diferenciado, que pode até ser acessado fora da Internet e que tem grande papel na negociação bancária ao redor do mundo.

O que é Ripple Criptomoeda?

Ripple Criptomoeda

Vamos começar entendendo mais do que é a Ripple Criptomoeda. Em primeiro lugar, é claro que ela é um criptoativo, ou seja, dinheiro que é gerado virtualmente e que não tem um correspondente físico.

Pode-se usar o real como exemplo: dá para negociar usando a moeda brasileira na Internet e existe uma versão física do que é negociado. É claro que isso não acontece com nenhuma criptomoeda, inclusive com a Ripple.

No entanto, existe uma característica especial, no caso desse criptoativo, desenvolvido pela Ripple Labs: é que o seu cliente ideal é constituído pelas instituições bancárias, com o objetivo de fazer com que elas tenham o que é chamado de liquidez.

Essa é uma funcionalidade interessante porque, normalmente, as moedas digitais não têm um público específico ao qual atende.

Com a identificação XPR, ela consegue alcançar 1.500 transações a cada 60 segundos, quantidade muito superior até mesmo a moedas virtuais de muita tradição.

O fato de ser um criptoativo com funcionalidade diferente não quer dizer que é mais difícil comprar a Ripple: na verdade, ela é negociada por boa parte das corretoras e existe a possibilidade ser armazenada em USB, como qualquer outro arquivo digital.

Conheça os prós e contras:

Prós

  • Importante para os bancos
  • Alta probabilidade de valorização

Contras

  • Não permite mineração
  • Originalmente, foi desenvolvida para as pessoas jurídicas
  • Pode ser difícil de encontrá-la para investimento em algumas corretoras

Como comprar Ripple Criptomoeda

A aquisição da Ripple Criptomoeda não tem muito segredo:  como falado anteriormente, pessoas jurídicas (notoriamente, os bancos) e as pessoas físicas podem se tornar investidoras desse criptoativo.

Para isso, o primeiro passo é escolher uma corretora de valores cuja forma de trabalhar atenda às necessidades, incluindo-se ter uma taxa justa.

O passo a passo para ter a Ripple Criptomoeda dentre os investimentos é o seguinte:

  • Pesquisar quais corretoras de valores trabalham com a Ripple
  • Abrir uma conta virtual naquela que for escolhida
  • Determinar uma quantia de saldo a ser depositada
  • Utilizar essa quantia para fazer o investimento na moeda virtual

É fundamental saber que o depósito feito para a carteira de investimentos não é compensado imediatamente: cada corretora de valores utiliza um prazo para isso.

Sendo assim, o fato de se ter depositado R$ 150 para a carteira de investimentos não significa que, imediatamente, já se possa encontrar os R$ 150 como saldo para adquirir criptomoeda.

Recomenda-se, durante o processo de pesquisar as corretoras de valores, verificar também o prazo adotado por cada uma delas, assim como outros detalhes, como a forma de atendimento.

Vale destacar que, em algumas corretoras, o prazo não é o mesmo para todas as criptomoedas, sendo preciso consultar especificamente o prazo para a Ripple.

Qual o valor da Ripple Criptomoeda?

Além de saber que, entre maio de 2020 e maio de 2021 essa moeda virtual se tornou 640%, é preciso saber quanto ela vale neste momento, em outubro de 2021.

No momento, qualquer pessoa que queira adquirir a Ripple vai pagar o preço da cotação do momento. O valor é bem acessível, se compararmos com outras criptomoedas.

Com relação ao dólar, também se pode verificar um aumento na sua cotação, que somou 1,40% em um dia.

Uma vez que diversos bancos têm dependência desse criptoativo para que as suas operações tenham liquidez, ele se torna muito importante para a economia, o que faz com que o seu valor seja enorme.

Como os bancos são um serviço globalmente necessário (por tabela, a Ripple Criptomoeda também), acaba sendo uma ótima decisão comprar as suas unidades.

Vale dizer que essa criptomoeda, como qualquer outra, pode sofrer com flutuação de valores, sendo recomendada a sua consulta mais de uma vez ao dia nas corretoras. Algumas delas até mesmo permitem a configuração de avisos relacionados aos valores da Ripple e de outros criptoativos que interessem ao investidor.

Quais as taxas da Ripple Criptomoeda?

Uma boa notícia é que a Ripple Criptomoeda não tem taxa. Na realidade, isso não é nenhum benefício exclusivo desse criptoativo, ou seja, não é algo quer faça dele especial.

Isso porque a verdade é que não existe cobrança de taxa de nenhuma criptomoeda, intrinsicamente. O que é cobrado das pessoas jurídicas e das pessoas físicas é o investimento e este, por sua vez, depende de uma corretora de valores.

As corretoras são empresas que fazem o papel de ajudar os investidores a aplicar o seu dinheiro, permitindo também que eles fiquem informados com relação aos criptoativos mais rentáveis, às medidas de segurança de cada moeda virtual, etc.

Quando alguém decide comprar algum criptoativo, essa pessoa contrata o serviço da corretora de valores e, por isso, precisa deixar uma comissão quando faz transações: é aí que surge a taxa.

Por isso, todas as pessoas que pagam taxas referentes às criptomoedas, inclusive à Ripple, não fazem isso por causa do criptoativo: quem cobra é a corretora que foi escolhida por elas.

Dessa forma, é equivocado falar que a Ripple Criptomoeda tem taxas: quem tem taxas são as corretoras que as vendem.

Mais uma vez, fica registrada a necessidade de se procurar com cuidado a corretora com a qual se vai comprar o ativo digital. Somente assim é que se paga uma porcentagem menor de taxa nos investimentos.

Ripple Criptomoeda é confiável?

Infelizmente, esse é um dos poucos criptoativos com os quais se pode ter algum problema relacionado à sua confiabilidade. O que acontece é que essa criptomoeda está ligada a uma empresa chamada Ripple Labs e existem alguns processos judiciais por causa de trâmites do começo da Ripple.

Todo mundo tem consciência de que, quando existe Justiça envolvida com alguma empresa, a sua desvalorização fica sempre à espreita. Inclusive, especialistas acreditam que, se não houvesse esse problema, a Ripple Criptomoeda teria valor ainda maior.

Fora essa situação, é claro que não se pode esquecer que toda criptomoeda tem a possibilidade de apresentar desvalorização e que não há exatamente uma certeza relacionada aos lucros.

Todavia, existe algo que pode fazer com que a Ripple Criptomoeda conquiste bem mais confiança: a utilização dela por parte de bancos de grande nome, como o Santander.

Como dito anteriormente, esse é um criptoativo destinado primordialmente à geração de liquidez e o fato de uma instituição tão representativa como o Santander utilizá-lo é algo que ajuda no fortalecimento de sua imagem e que aumenta a segurança de quem pensa em investir.

Dá para minerar Ripple Criptomoeda?

Normalmente, as pessoas que entendem um pouco mais de criptomoedas as associam à mineração. Isso significa que essas pessoas aumentam a quantidade existente do criptoativo em questão usando alguns recursos tecnológicos, como softwares especiais.

No entanto, essa é mais uma coisa que a Ripple Criptomoeda tem de diferente: ela não permite a sua mineração.

O motivo é justamente o fato de ela estar associada a uma empresa, sendo esta a responsável pela colocação desse criptoativo no mercado.

Sendo assim, não adianta instalar hardware específico para que a criptomoeda seja minerada, muito menos se informar sobre possíveis códigos para gerar XPR porque eles nem mesmo existem.

Inclusive, existe uma quantidade específica de Ripple Criptomoedas no mundo e, para manter a sua valorização no mercado, o objetivo da empresa responsável por elas é que continue dessa maneira.

Sendo assim, quem tinha esperanças de conseguir minerar essa criptomoeda terá de fazer isso com algum outro ativo digital.

Reclame Aqui: há avaliações sobre a Ripple Criptomoeda

Na realidade, é impossível que qualquer pessoa encontra avaliações no Reclame Aqui sobre a Ripple Criptomoeda porque não se avalia dinheiro e sim quem traz esse dinheiro ao dia a dia das pessoas.

Por exemplo: as pessoas não avaliam o real no Reclame Aqui, mas podem avaliar o banco cujos serviços financeiros elas utilizam. A mesma lógica serve para a Ripple Criptomoeda.

O Reclame Aqui, realmente, tem avaliações que servem para quem está investindo na XPR, mas elas são referentes às diversas corretoras de valores que oferecem esse criptoativo.

Na realidade, é muito útil para os investidores contar com as resenhas feitas pelo público a respeito das corretoras porque isso serve como referência.

O Reclame Aqui costuma ser lembrado como um veículo informativo de muita eficiência para mostrar quais são as empresas que mais agradam com a prestação do seu serviço.

Todas as pessoas que querem se tornar investidoras da XPR devem, para se proteger, acessar o Reclame Aqui e ir colocando os nomes das corretoras de valores nas quais estão pensando em comprar as criptomoedas.

Essa ação, por mais que possa ser um pouco trabalhosa, é indispensável para que se reduza a quantidade de problemas posteriores com o investimento nas moedas digitais.

Conclusão sobre Ripple Criptomoeda

A Ripple Criptomoeda pode ser descrita como bem diferente da maioria dos outros criptoativos encontrados nas corretoras. Para começar, ele está associado a uma empresa particular, a Ripple Labs, sendo essa a maior razão pela qual a sua mineração não é possível.

Existe um número limitado de XPR, a sigla de identificação da Ripple, o que costuma ajudar a fazer o criptoativo se valorizar.

Atualmente, um dos grandes nomes corporativos que contam com essa moeda virtual é o banco Santander. Pode parecer estranho, mas o motivo é que a Ripple foi desenvolvida especialmente para ajudar empresas do ramo bancário.

Apesar dessa particularidade, não há nenhum problema em pessoas físicas se tonarem investidoras desse criptoativo e é por causa disso que o Reclame Aqui costuma ter diversas opiniões sobre as corretoras com a finalidade de ajudar os investidores jurídicos e físicos a escolher com segurança.

Aliás, segurança também faz parte dos investimentos na Ripple Criptomoeda e vale dizer que algumas plataformas de corretagem são mais indicadas: a Poloniex é uma delas.

As taxas para quem aplica seu dinheiro na XPR dependem da corretora escolhida e não do criptoativo, um erro que comumente se vê nos investidores iniciantes.

Perguntas frequentes

Que corretoras são melhores para adquirir Ripple criptomoeda?

Quem quiser investir na Ripple criptomoeda pode procurar por qualquer tipo de corretora, apesar de algumas apresentarem mais chances de ter a XPR, como a Bitstamp e a Bithumb, além da Poloniex, citada acima.

A perspectiva para a Ripple Criptomoeda é de valorização?

Essa é uma pergunta importante para quem não conhece muito de uma criptomoeda e quer começar a investir. No caso da Ripple criptomoeda, a sua perspectiva pode ser considerada satisfatória, sim, porque isso acontece com as criptomoedas que não são mineráveis. Como a sua quantidade em circulação é baixa, quanto mais empresas e pessoas decidirem comprá-la, mais valorizada ela fica.

Quem compra Ripple criptomoeda investe no banco ao mesmo tempo?

Não: o fato de um banco usar essas criptomoedas para a sua liquidez não significa que os investimentos estejam associados. Quem quiser investir no Santander, por exemplo, precisa comprar as suas ações separadamente da Ripple criptomoeda.

Bombando

Cultura

To Top