Primeiro bebê registrado via blockchain do Brasil

A IBM anunciou em seu blog oficial que foi realizado o primeiro registro de recém-nascido no Brasil por meio da tecnologia Blockchain. O processo foi possível pela rede Notary Ledgers da Growth Tech, que fornece serviços cartoriais digitalmente usando o IBM Blockchain Platform na IBM Cloud.

O bêbe nascido no Rio de Janeiro foi a primeira criança no Brasil a ter seu registro civil e inclusive biométrico registrado em um blockchain antes mesmo de sair da maternidade. A iniciativa, fruto também de uma parceria entre o 5º Registro Civil de Pessoas Naturais da Cidade do Rio de Janeiro e a Casa de Saúde São José, onde o bebê Álvaro de Medeiros Mendonça nasceu no dia 8 de julho, fez parte de um projeto piloto que teve duração de três dias. O objetivo era analisar os registros emitidos durante o período para estudar possibilidades de ampliação de sua adoção não apenas no hospital, mas em outras maternidades.

Todos os procedimentos legais foram contemplados pelo processo, permitindo que o registro tenha valor jurídico e notarial. A aplicação do blockchain para registros de recém-nascidos promoverá a adoção da tecnologia, e permitirá que dados importantes e de várias naturezas comecem a trafegar dentro de uma rede segura e imutável, trazendo agilidade a processos normalmente burocráticos, como a confecção de registro de imóveis ou certidões de casamento, que muitas vezes exigem solicitações feitas a diferentes cartórios. Como já reportamos aqui o registro de imóvel feito via blockchain.

“O registro do bebê Álvaro é um importante passo para o Blockchain no Brasil e mostra sua relevância em um cenário cada vez mais digital. Outro ponto é que esta é uma tecnologia que pode ser aplicada em diferentes segmentos, transformando a maneira como as empresas e os cidadãos se relacionam”, comenta Carlos Rischioto, líder técnico de Blockchain da IBM Brasil.

A IBM vem inovando rapidamente e entregando soluções de blockchain em vários setores. Há poucos dias reportamos aqui sua iniciativa em prover tecnologia de rastreamento de produtos via blockchain ao maior produtor mundial de pescados e frutos do mar, a Raw Seafoods. A colaboração conectaria parceiros de fornecimento, restaurantes e varejistas em todo o mundo, à medida que começariam a utilizar a plataforma IBM Food Trust para atingir esse objetivo.

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]