Órgão regulador suíço estabelece restrições severas à negociação de Bitcoins em fundos de investimento

A autoridade supervisora do mercado financeiro suíço (FINMA) de acordo com a Swissinfo, está recomendando que os provedores de serviços financeiros do país aloquem uma ponderação de risco de 800% para cryptoativos. Sob essa diretriz, um provedor de serviços financeiros deve assumir um valor norte de US$ 50.000 para cada Bitcoin ao calcular o risco de seus ativos. O Bitcoin é negociado atualmente em torno de US $ 6.400. A ponderação de 800% que a FINMA está sugerindo que vê os cryptoativos como muito voláteis e numa tentativa de dar força ao mercado e protegê-lo de eventuais quebradeiras. Os atuais valores das cryptomoedas não andam favorecendo as posições de curto prazo.

Essa ação da FINMA coloca a negociação de cryptoativos no mesmo nível da atividade dos fundos de hedge. Flutuações intensas nos preços das cryptomoedas no ano passado podem ter chegado ao fundo do poço nos últimos meses, mas o espectro da volatilidade ainda paira sobre a classe de ativos.

A FINMA sugere que outros países adotem uma linha ainda mais rígida com as cryptomoedas na ponderação de risco.

A FINMA também coloca um limite nas atividades de trading de cryptomoedas de 4% do capital total, ao somar posições longas e curtas. O regulador insiste que as instituições relatem quando atingiram o limite.

Além disso, o regulador diz que as cryptomoedas não podem ser consideradas como ativos altamente líquidos ao determinar os índices de liquidez – os bancos devem deixar alocado montantes cobrir as perdas de curto prazo.

Há muitos fundos de investimento baseados em cryptoativos sediados na Suíça atualmente, que possui a legislação mais avançada e permissiva ao setor no mundo. Fundos como Transfero Swiss(que por acaso opera no Brasil), estão na dianteira mundial de um mercado que ainda engatinha no Brasil. A Suíça está tão avançada no tema que possui uma região, conhecida como CryptoValley, em Zug. Onde várias startups estão sediadas. Como já reportamos aqui nesse portal.

Apesar dos obstáculos relativamente altos sendo estabelecidos para o comércio de cryptomoedas, a Bitcoin Association Switzerland reagiu positivamente às recomendações da FINMA.

 

Invista e compre Bitcoin na Brasil Bitcoin.

                           Negocie Bitcoins com a melhor plataforma do Brasil – Brasil Bitcoin. 

Siga-nos no Telegram   no Instagram no WhatsApp   no Twitter

 

 

 

Empreendedor, Cientista de Dados e cryptopesquisador.