‘Criptomoedas representam pagamentos baratos, rápidos, seguros e transparentes’, diz presidente do Banco Central do Brasil

Durante abertura da 10ª Reunião Plenária do Fórum Pix o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, voltou a falar das criptomoedas.

Campos Neto usou o surgimento dos criptoativos para falar sobre a inovação que o PIX representará para o sistema financeiro do Brasil.

Desta forma, segundo o presidente, o PIX surge como uma demanda da população por um novo sistema de pagamentos.

No entanto, antes do PIX, esta demanda teria levado a criação do Bitcoin e das criptomoedas.

“Há um tempo atrás conversando com pessoas do setor, tentando entender o surgimento das criptomoedas  e várias pesquisas foram feitas neste sentido… Porque as criptomoedas apareceram? Elas apareceram porque as pessoas tinham demanda para ter um meio de pagamento barato, rapido e seguro, transparente e aberto”, disse.

Bancos Centrais ajudaram a “criar” as criptomoedas

Ainda segundo Campos Neto, os Bancos Centrais não souberam a tender a demanda das pessoas por uma nova forma de pagamento que tivesse as caracteristicas que levaram ao surgimento dos criptoativos.

Desta forma, indiretamente os Bancos Central acabaram ajudando a “criar” os criptoativos.

“Os Bancos Centrais com todo o se preciosismo não entenderam e não atenderam a demanda de grande parte da poplação que usava os meios de pagamento e então foi surgindo a criptomoeda”, disse.

Criptomoedas poderiam não exisitr

Desta forma, segundo Campo Neto, se antes do surgimento dos criptoativos as instituições tivessem se atentado a esta demana, talvez as criptomoedas poderiam não existir hoje.

“Se a gente pensassem em um ambiente fechado onde as exigência fossem meio de pagamento com as caracteristica que eu citei… Se você imaginasse que você poderia ter um pagamento instantâneo que  tivesse as 5 caracteristica que eu mencionai voce provavalemnte não teria a demanda de criptomoeds. Porque a demanda veio det er um agente com capcidade de ligar os pagamentos com estas características” revelou.

Assim, segundo Campo Neto, a demanda por esta 5 carcterisitca é que o PIX pretende resolver.

Ainda durante o Fórum, o Banco Central detalhou outras iniciativas do PIX como o sistema de saque “descentralizado” no qual toda empresa integrada com o PIX poderá ofertar saque de dinheiro aos usuários.

Além disso foi detalhado um acordo entre o Banco Central e a ANEEL para integração das contas de luz ao PIX.

 

 

artigo originalmente escrito para Cointelegraph.

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]