China lançará sua própria moeda digital

Após cinco anos de desenvolvimento, a China está “pronta” para lançar sua moeda digital pelo banco central chinês (CBDC), segundo o vice-chefe da divisão de pagamento e liquidação do Banco Popular da China. 

Mu Changchun, vice-chefe da Divisão de Pagamento e Liquidação do Banco do Povo da China (PBOC) anunciou em 10 de agosto que o banco central lançará em breve sua moeda digital. Changchun fez seus comentários na reunião do Grupo de Finanças 40, dando uma atualização sobre o projeto que está em desenvolvimento desde 2014.

O banco central teria acesso a uma versão protótipo do CBDC que adotou e integrou totalmente o uso da tecnologia blockchain em sua infraestrutura. Devido a limitações em relação à sua escalabilidade, o CBDC não dependerá exclusivamente da tecnologia blockchain.

Em particular, ele afirmou que seria difícil atingir um alto nível de desempenho para uso no varejo em um país do tamanho da China, se a moeda digital dependesse exclusivamente de uma arquitetura blockchain. Em vez disso, o CBDC contará com uma tecnologia híbrida que oferecerá “neutralidade técnica” em nome do banco central, mas não necessariamente dependerá da “rota técnica” completa de um blockchain.

Changchun também deu um esboço sobre a distribuição da moeda digital no que ele chama de sistema operacional de “dois níveis”. O PBOC pretende primeiro converter a moeda digital para bancos e outras agências operacionais, antes da distribuição ao público.

%d blogueiros gostam disto:

Nossa Newsletter

Inscreva-se para a nossa newsletter!

[mc4wp_form id="1627"]